A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Franciele Filipini dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20261
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20261
Resumo: Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.
id UNB_01e703ed002f0519d26bf02816f75e4d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20261
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporâneaCiência e tecnologiaHistoriografia - arteArte contemporâneaCuradoria - artesCiberespaçoTese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma análise crítico-reflexiva sobre a contribuição de algumas exposições de “Arte, ciência e tecnologia” (ACT) ocorridas a partir de 1968 até o ano de 2012, para tornar viável a construção de uma historiografia da arte contemporânea (HAContemp). Desse modo, estrutura sua abordagem em cinco capítulos, em que o capítulo 1 discute dissensos conceituais a respeito das terminologias “arte contemporânea” e ACT, trazendo o conceito de ciberespaço, que funciona como um conceito operacional para o desenvolvimento da pesquisa. O capítulo 2 trata sobre a curadoria e suas particularidades nas mostras de ACT, e discute a inserção da produção de ACT no campo da arte, a partir de três exposições e seus projetos curatoriais. O capítulo 3 apresenta duas bienais brasileiras com mostras específicas de ACT e a busca pelo seu processo de legitimação, tomando como base os projetos curatoriais. No capítulo 4, defende-se o processo de consolidação da produção artística de ACT, a partir de duas situações expositivas e seus discursos curatoriais. Por fim, o capítulo 5 retoma os questionamentos da pesquisa, respondendo-os a partir da abordagem sobre as exposições de ACT, apresentando essa produção sob o entendimento do que fora denominado no contexto dessa tese, de conceitos revisitados e conceitos instaurados no campo da arte. Apresenta também, argumentos e situações sobre o modo como a produção de ACT se relaciona com o sistema da arte contemporânea, a partir das publicações “Historicizar Arte e Tecnologia: fabricar um método, estabelecer um cânone” (2009) e New Media, Art-Science, andContemporary Art: Toward a HybridDiscourse (2011),de Edward A. Shanken, com o objetivo de defender uma historiografia da arte contemporânea (HAContemp) que compreenda a produção de ACT em seu discurso poético e teórico.This dissertation aims to develop a critical and reflexive analysis of the contribution of a number of “Art, science and technology” (ACT, in the Portuguese acronym) exhibitions that took place from 1968 to 2012, with a view to enabling the creation of a historiography of contemporary art. In this context, the approach is structured into five chapters, the first of which discusses conceptual dissents over the “contemporary art” and ACT terminologies, introducing the cyberspace concept, which is used as an operational concept in the development of the research. Chapter 2 focuses on curatorship and its aspects in the ACT exhibitions, discussing how ACT production is inserted in the art field, based on three exhibitions and its curatorship projects. Chapter 3 presents two Brazilian biennial international exhibitions with specific ACTsegments and the pursuit of their legitimation process based on the curatorship projects. Chapter 4 upholds the process of consolidation of ACT art production, relying on two expository situations and their curating discourses. Lastly, chapter 5 reviews the research questions, providing answers based on the approach to ACT exhibitions, featuring such production in the light of the understanding of the conclusions of this dissertation, of revisited concepts and of established concepts in the art field. It also presents arguments and situations related to the way ACT production is linked to the contemporary art system, based on Edward A. Shanken’s publications “Historicizar Arte e Tecnologia: fabricar um método, estabelecer um cânone” (2009) and “New Media, Art-Science, and Contemporary Art: Toward a Hybrid Discourse” (2011), with the aim of supporting a historiography of contemporary art that encompasses ACT production in its poetic and theoretical discourses.Martinez, Elisa de SouzaSantos, Franciele Filipini dos2016-05-16T17:06:08Z2016-05-16T17:06:08Z2016-05-162015-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSANTOS, Franciele Filipini dos. A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea. 2015. xv, 240 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20261http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20261A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/20261Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
title A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
spellingShingle A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
Santos, Franciele Filipini dos
Ciência e tecnologia
Historiografia - arte
Arte contemporânea
Curadoria - artes
Ciberespaço
title_short A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
title_full A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
title_fullStr A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
title_full_unstemmed A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
title_sort A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea
author Santos, Franciele Filipini dos
author_facet Santos, Franciele Filipini dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Elisa de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Franciele Filipini dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e tecnologia
Historiografia - arte
Arte contemporânea
Curadoria - artes
Ciberespaço
topic Ciência e tecnologia
Historiografia - arte
Arte contemporânea
Curadoria - artes
Ciberespaço
description Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
2016-05-16T17:06:08Z
2016-05-16T17:06:08Z
2016-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Franciele Filipini dos. A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea. 2015. xv, 240 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20261
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20261
identifier_str_mv SANTOS, Franciele Filipini dos. A contribuição de exposições de arte, ciência e tecnologia a partir de 1968 para a historiografia da arte contemporânea. 2015. xv, 240 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20261
http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.T.20261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508361343827968