Significado das práticas construtivas na aprendizagem universitária da arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jaime Gonçalves de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12089
Resumo: Analisa as implicações das práticas construtivas, ou do trabalho propositivo, na aprendizagem de arquitetura, procura ressaltar sua importância para a formação e, conseqüentemente, para a inserção do arquiteto na produção do ambiente, e considera experiências efetuadas, no âmbito universitário, com a construção de protótipos arquitetônicos, envolvendo arquitetos, graduandos do curso de arquitetura e profissionais da construção (marceneiros, carpinteiros e pedreiros, entre outros). Também questiona a formação do arquiteto e, ainda, a daqueles profissionais cuja preparação aprofunda as diferenças sociais entre eles. Procura, por um lado, compreender a função da prática (trabalho simples) na instrução universitária do arquiteto sob o crivo de alguns temas básicos, tais como conhecimento e inteligência, concretude e realidade, autonomia e individuação, enunciação e linguagem, e agenciamento social; por outro lado, discorre sobre a pedagogia do aprendizado prático ou da ação construtiva. Está organizado em três partes: 1) introdução, contextualiza o assunto enfatizando o relacionamento entre o saber e o fazer; 2) as práticas construtivas enquanto articuladoras da função trabalho com a projetação e a pesquisa na aprendizagem da arquitetura; e 3) conclusões, onde são apresentados os principais impedimentos e perspectivas da inserção das práticas construtivas no trabalho pedagógico da projetação. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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