O ouvido absoluto : bases neurocognitivas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fabrízio Veloso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Feitosa, Maria Angela Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28930
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000300002
Resumo: O Ouvido Absoluto, a capacidade de nomear tons sem uma referência externa, é comumente relacionada à cognição musical. Embora se note um crescente investimento em seu estudo, muitas questões ainda encontram-se pouco esclarecidas, tais quais: gênese, conceito, metodologias de estudo, aspectos estruturais e funcionais que o caracterizam. Esta revisão propõe-se a analisar os avanços recentes e limitações da área, considerando-se as bases metodológicas e teóricas, bem como pontos controversos que permeiam o tema, como a definição e origem da habilidade. Como conclusão, aponta-se a necessidade de delineamentos específicos para o estudo da cognição musical como um aliado importante para a melhor compreensão e elucidação dos problemas inerentes ao Ouvido Absoluto.
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