A (re)territorialização midiatizada por migrantes uruguaios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Pedro David Russi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12176
Resumo: O trabalho focaliza a (re)territorialização de migrantes uruguaios estabelecidos ou em circulação no sul do Brasil – RS, cenário do Mercosul, através da dinamização (consumo) de produtos midiáticos brasileiros emitidos no Uruguai. A (re)territorialização como representações que ampliam o patrimônio cultural e simbólico, a partir das apropriações dos meios, como mediadoras e ressignificando sentidos coletivos, individuais e culturais – sociedade complexa. Instâncias midiáticas constituintes de relocalização pela necessidade do indivíduo de sondar, reconhecer, entender o cenário no qual se encontra (ou para o qual vai emigrar). Os produtos midiáticos brasileiros são dinamizados pelos migrantes uruguaios, i.e., re-configurados na materialidade pelo uso. Assim, acentua-se o conhecimento e elaboração imaginária atualizando o novo espaço social-público. Dessa forma, elabora-se a representação dos fatos e o indivíduo se (re)territorializa numa “outra” realidade e atualidade social, provocando os tensionamentos à desterritorialização. _______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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