Mortalidade por acidentes de transporte terrestre e homicídios em homens jovens das capitais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, 1980-2005
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12911 http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000100002 |
Resumo: | O estudo descreve as tendências do risco de morte por acidentes de transporte terrestre (ATT) e homicídios (HO) em homens de 20 a 49 anos de idade nas capitais das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, entre 1980 e 2005. Foi conduzido um estudo ecológico descritivo de análise das séries temporais das médias móveis trianuais dos riscos de morte por ATT e HO, com uso de regressão linear. O risco de HO nas capitais estudadas passou de 49,8 para 91,6 por 100 mil homens (p≤0,001) no período de 1980-1982 a 2003-2005, merecendo destaque Cuiabá (β=7,8), capital do Estado de Mato Grosso, e Macapá (β=5,3), capital do Estado do Amapá. Em relação à mortalidade por ATT, após ajuste da tendência anual média, comparando os períodos pré e pós-implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB, 1998), observa-se redução média em -10,9 óbitos por 100 mil homens, merecendo destaque Brasília-DF (β=-33,9) e Goiânia (β=-24,8), capital do Estado de Goiás. Esses resultados podem direcionar estudos e intervenções futuras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Duarte, Elisabeth CarmenDuarte, EliseteSousa, Maria ConceiçãoTauil, Pedro LuizMonteiro, Rosane Aparecida2013-04-25T13:22:34Z2013-04-25T13:22:34Z2008DUARTE, Elisabeth Carmen et al. Mortalidade por acidentes de transporte terrestre e homicídios em homens jovens das capitais das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, 1980-2005. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 17, n. 1, p. 7-20, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v17n1/v17n1a02.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000100002.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12911http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742008000100002O estudo descreve as tendências do risco de morte por acidentes de transporte terrestre (ATT) e homicídios (HO) em homens de 20 a 49 anos de idade nas capitais das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, entre 1980 e 2005. Foi conduzido um estudo ecológico descritivo de análise das séries temporais das médias móveis trianuais dos riscos de morte por ATT e HO, com uso de regressão linear. O risco de HO nas capitais estudadas passou de 49,8 para 91,6 por 100 mil homens (p≤0,001) no período de 1980-1982 a 2003-2005, merecendo destaque Cuiabá (β=7,8), capital do Estado de Mato Grosso, e Macapá (β=5,3), capital do Estado do Amapá. Em relação à mortalidade por ATT, após ajuste da tendência anual média, comparando os períodos pré e pós-implantação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB, 1998), observa-se redução média em -10,9 óbitos por 100 mil homens, merecendo destaque Brasília-DF (β=-33,9) e Goiânia (β=-24,8), capital do Estado de Goiás. Esses resultados podem direcionar estudos e intervenções futuras. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis ecological analysis provides trends of mortality of men aged 20-49 years, by homicide (HO) and road traffic accident (RTA) in 11 capital cities in the Northern and West Central Regions of Brazil during the period 1980-2005. Linear regression was used to obtain time trend of the mean risk of dying by homicide or RTA. The overall risk of homicide increased from 49.8 to 91.6 deaths/100,000 men (p≤0.001) from the period 1980-1982 to 2003-2005. The largest increases were noticed in the cities of Cuiabá (β=7.8), capital of the State of Mato Grosso, and Macapá (β=5.3), capital of the State of Amapá. In 1998 was implemented nationwide the new Brazilian Traffic Code (CTB). When analysing the RTA mortality rates after adjusting for the annual average trend, a mean decrease of -10.9 deaths/100,000 men was observed comparing the pre-CTB and post-CTB periods. The largest decreases were documented for Brasilia-DF (β=-33.9) and Goiânia (β=-24.8), capital of the State of Goiás. The present findings may guide future studies and interventions targeting these Regions.Faculdade de Medicina (FMD)Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da SaúdeEpidemiologia e Serviços de Saúde - É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial. Fonte: http://scielo.iec.pa.gov.br/revistas/ess/paboutj.htm#copyright. Acesso em: 25 abr. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMortalidade por acidentes de transporte terrestre e homicídios em homens jovens das capitais das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, 1980-2005Homicide and road traffic accident deaths among young men in the Northern and West Central regions of Brazil, 1980-2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAcidentes de trânsitoHomicídioMortalidade - estatísticaMortalidade - homensporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_MortalidadePorAcidentes.pdfARTIGO_MortalidadePorAcidentes.pdfapplication/pdf195226http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12911/1/ARTIGO_MortalidadePorAcidentes.pdf2df19dc0cf0fc1aca4a5950189dad7f2MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain267http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/12911/2/license.txt81ec5321ed21c6c34eb744d8868ab4e6MD52open access10482/129112023-08-25 00:40:39.507open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/12911TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEphcXVlbGluZSBGZXJyZWlyYSBkZSBTb3V6YSAoamFxdWVmcy5icmF6QGdtYWlsLmNvbSkgb24gMjAxMy0wNC0yNVQxMzoyMTo0OVogKEdNVCk6CgpTdWJtaXNzw6NvIGVmZXRpdmFkYSBwb3IgaW50ZWdyYW50ZSBkYSBlcXVpcGUgZG8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5CIGRlIGFjb3JkbyBjb20gbGljZW7Dp2EgY29uY2VkaWRhIHBlbG8gYXV0b3IgZS9vdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMuBiblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-25T03:40:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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