Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Anderson Paulino Araujo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16162
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Mestrado profissional em Regulação e Gestão de Negócios, 2013.
id UNB_048e613eaaee85ccde9dd32a4e2fc367
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/16162
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Couto, Anderson Paulino AraujoMueller, Bernardo Pinheiro Machado2014-08-28T19:00:30Z2014-08-28T19:00:30Z2014-08-282013-12-20COUTO, Anderson Paulino Araujo. Transporte regular interestadual por ônibus: características e revisão da regulação. Brasília. 2013. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16162Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Mestrado profissional em Regulação e Gestão de Negócios, 2013.Esta dissertação analisa o mercado de transporte interurbano por ônibus, apresentando as suas consequências na regulação. A partir do exame das características do Transporte Regular Interestadual Rodoviário por ônibus (TRIP), das experiências internacionais de desregulamentação do transporte interurbano, e, como fonte adicional para reflexões, de comparações com o serviço fretado, analisaram-se as condições desse mercado de linhas de ônibus interestaduais. Concluiu-se que, no TRIP, a intervenção do Poder Público tem um importante papel, que estaria respaldado em motivos sociais, oferta adequada e universalidade dos serviços. Não existem evidências de significativas economias de escala e, na hipótese de desregulamentação econômica, não há indicativo de aumentos gerais do valor pago pelo serviço, instabilidade da prestação e de deterioração da qualidade. Sem regulamentação econômica, as questões referentes ao controle da concentração do mercado e da disponibilidade de infraestrutura (uso do terminal) ganhariam maior relevância. Por fim, diante do ordenamento constitucional, que define o TRIP como um serviço público, qualquer programa de revisão do marco de regulação deve observar como limite mínimo a garantia de manutenção da prestação adequada do serviço ao usuário. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation analyses the interurban bus transport market, with its consequences in regulation. We analyzed the conditions of this market through the examination of the characteristics of the regular interstate bus transport (TRIP), by analyzing the international experiences of interurban bus deregulation, and, as an additional source for observation, comparing with charter services. As a result, we found that in the TRIP the intervention of the government has an important role, which is supported by a social motive, adequate supply and universality of service. There is not significant evidence of the economies of scale this market and, a case of economic deregulation, no significant evidence the rise of the total value to pay for the service, instability and deterioration of quality. Without the economic regulation, the matters that refer to the market concentration control and the availability of infrastructure (bus station) get a larger relevance. Ultimately, in view of the constitutional order, that defines TRIP as a public service, any revision program of the regulation should be seen as a minimal guarantee of the maintenance of the adequate services provided to the user.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Economia (FACE ECO)Programa de Pós-Graduação em EconomiaA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessTransporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTransporte rodoviário interestadualDesregulamentaçãoIntervenção públicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_Anderson PaulinoAraujoCouto.pdf2013_Anderson PaulinoAraujoCouto.pdfapplication/pdf2271526http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16162/1/2013_Anderson%20PaulinoAraujoCouto.pdfe9e3a910918a17fe9e43cabe49dd7c83MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain764http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16162/2/license.txte50329ee096aa2d2b3cededc537dd149MD52open access10482/161622023-11-16 14:00:42.985open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-11-16T17:00:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
title Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
spellingShingle Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
Couto, Anderson Paulino Araujo
Transporte rodoviário interestadual
Desregulamentação
Intervenção pública
title_short Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
title_full Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
title_fullStr Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
title_full_unstemmed Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
title_sort Transporte regular interestadual por ônibus : características e revisão da regulação
author Couto, Anderson Paulino Araujo
author_facet Couto, Anderson Paulino Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Anderson Paulino Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
contributor_str_mv Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Transporte rodoviário interestadual
Desregulamentação
Intervenção pública
topic Transporte rodoviário interestadual
Desregulamentação
Intervenção pública
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Mestrado profissional em Regulação e Gestão de Negócios, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-28T19:00:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-28T19:00:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COUTO, Anderson Paulino Araujo. Transporte regular interestadual por ônibus: características e revisão da regulação. Brasília. 2013. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/16162
identifier_str_mv COUTO, Anderson Paulino Araujo. Transporte regular interestadual por ônibus: características e revisão da regulação. Brasília. 2013. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Regulação e Gestão de Negócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16162/1/2013_Anderson%20PaulinoAraujoCouto.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/16162/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e9e3a910918a17fe9e43cabe49dd7c83
e50329ee096aa2d2b3cededc537dd149
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863838926110720