Educação e preservação de sítios arqueológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21530 |
Resumo: | Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré História", do Curso ele Graduação em História na Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência sendo despertado para a importância da história na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_04c06a6708e858cc0abde1ab8196bf42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/21530 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e preservação de sítios arqueológicosEducation and preservation of archeologicaI sitesPatrimônioArqueologiaMetodologiaEste trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré História", do Curso ele Graduação em História na Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência sendo despertado para a importância da história na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis paper is part of a monitory project developed through the class of Prehistoric, from History Graduation Course of Universidade Federal da Paraíba in the year of 2004, under the supervision of Prof. Ricardo Pinto de Medeiros, PhD. Its purpose is to develop a methodological opportunity of patrimonial education, focused on the preservation of archeological patrimony .It aims students' recognition of these values, spreading their knowledge into more wide preservation consciousness, making them aware of History's importance in the construction of a reliable society, which will allow the future generations the access of knowledge in different ways, building up, therefore, a social identity.Ensino de História - UEL2016-10-07T16:11:19Z2016-10-07T16:11:19Z2007-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHONOR, André Cabral. Educação e preservação de sítios arqueológicos. História & Ensino (UEL), v. 13, p. 63-69, set. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11644/10325>. Acesso em: 12 set. 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21530Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora da revista, em 8 set. 2016, para disponibilizar este artigo, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessHonor, André Cabralporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/21530Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e preservação de sítios arqueológicos Education and preservation of archeologicaI sites |
title |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
spellingShingle |
Educação e preservação de sítios arqueológicos Honor, André Cabral Patrimônio Arqueologia Metodologia |
title_short |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
title_full |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
title_fullStr |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
title_full_unstemmed |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
title_sort |
Educação e preservação de sítios arqueológicos |
author |
Honor, André Cabral |
author_facet |
Honor, André Cabral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honor, André Cabral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Patrimônio Arqueologia Metodologia |
topic |
Patrimônio Arqueologia Metodologia |
description |
Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré História", do Curso ele Graduação em História na Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência sendo despertado para a importância da história na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09 2016-10-07T16:11:19Z 2016-10-07T16:11:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HONOR, André Cabral. Educação e preservação de sítios arqueológicos. História & Ensino (UEL), v. 13, p. 63-69, set. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11644/10325>. Acesso em: 12 set. 2016. http://repositorio.unb.br/handle/10482/21530 |
identifier_str_mv |
HONOR, André Cabral. Educação e preservação de sítios arqueológicos. História & Ensino (UEL), v. 13, p. 63-69, set. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11644/10325>. Acesso em: 12 set. 2016. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ensino de História - UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Ensino de História - UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508372101169152 |