Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Rodrigo de Souza
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Medeiros, Otávio Ribeiro de, Niyama, Jorge Katsumi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14676
http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o nível de social disclosure e o custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Assume-se a hipótese de que os programas sociais externos promovidos ou apoiados pelas empresas contribuem para a construção da imagem reputacional das organizações, compensando as externalidades, trazendo benefícios sob o ponto de vista econômico, pela relação negativa com o custo do capital. Para testar essa hipótese, foram coletados e analisados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 2005 a 2009. Para avaliação do nível de social disclosure das empresas analisadas, foi utilizado um índice composto de 13 indicadores. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e testado por meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultados evidenciam que há relação negativa entre custo de capital próprio e nível de social disclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semiforte de eficiência de mercado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_053d70273c72fa876ee931b47bea62f4
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/14676
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gonçalves, Rodrigo de SouzaMedeiros, Otávio Ribeiro deNiyama, Jorge Katsumi2013-11-21T17:30:23Z2013-11-21T17:30:23Z2013-05GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 nov. 2013. __________________________________________________________________________________________GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure and cost of equity in public companies in Brazil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 21 nov. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14676http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o nível de social disclosure e o custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Assume-se a hipótese de que os programas sociais externos promovidos ou apoiados pelas empresas contribuem para a construção da imagem reputacional das organizações, compensando as externalidades, trazendo benefícios sob o ponto de vista econômico, pela relação negativa com o custo do capital. Para testar essa hipótese, foram coletados e analisados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 2005 a 2009. Para avaliação do nível de social disclosure das empresas analisadas, foi utilizado um índice composto de 13 indicadores. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e testado por meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultados evidenciam que há relação negativa entre custo de capital próprio e nível de social disclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semiforte de eficiência de mercado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study aims to analyze the relationship between the level of social disclosure and the cost of equity in public companies in Brazil. The hypothesis is that external social programs promoted or supported by a company increase the organization's reputation, compensate for externalities and bring economic benefits through the negative relationship with the cost of equity. To test this hypothesis, social responsibility reports of 83 companies listed on the São Paulo Stock, Mercantile and Futures Exchanges (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo - BM&FBovespa) from the period 2005-2009 were collected and analyzed. A composite index of 13 indicators was used to evaluate the social disclosure level of the companies analyzed. The cost of equity was risk-adjusted using the capital asset-pricing model (CAPM) and regression tested using panel data with cross-sectional fixed effects. The results show a negative relationship between the cost of equity and level of social disclosure, indicating that the Brazilian stock market has a semi-strong form of market efficiency.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuáriahttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9347Revista Contabilidade & Finanças - Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessSocial disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no BrasilSocial disclosure and cost of equity in public companies in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMercado de capitais - BrasilEconomia - aspectos sociológicos - BrasilEmpresas - Brasilporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_SocialDisclosureCusto.pdfARTIGO_SocialDisclosureCusto.pdfapplication/pdf511553http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/1/ARTIGO_SocialDisclosureCusto.pdf811b7b6c37d8046c5cf5bd7c347620f5MD51open accessARTIGO_SocialDisclosureCost.pdfARTIGO_SocialDisclosureCost.pdfapplication/pdf504011http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/3/ARTIGO_SocialDisclosureCost.pdfc91beb00b77acf670ba486a76e7529e6MD53open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain277http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/2/license.txt98a292342aee96e4ffb52550b688625dMD52open access10482/146762023-10-19 15:34:21.843open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/14676TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IExhcmlzc2EgU3RlZmFuZSBWaWVpcmEgUm9kcmlndWVzIChsYXJpc3Nhcm9kcmlndWVzQGJjZS51bmIuYnIpIG9uIDIwMTMtMTEtMjBUMTc6MjY6MjhaIChHTVQpOgoKU3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-19T18:34:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Social disclosure and cost of equity in public companies in Brazil
title Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
spellingShingle Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
Gonçalves, Rodrigo de Souza
Mercado de capitais - Brasil
Economia - aspectos sociológicos - Brasil
Empresas - Brasil
title_short Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
title_full Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
title_fullStr Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
title_full_unstemmed Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
title_sort Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil
author Gonçalves, Rodrigo de Souza
author_facet Gonçalves, Rodrigo de Souza
Medeiros, Otávio Ribeiro de
Niyama, Jorge Katsumi
author_role author
author2 Medeiros, Otávio Ribeiro de
Niyama, Jorge Katsumi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Rodrigo de Souza
Medeiros, Otávio Ribeiro de
Niyama, Jorge Katsumi
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Mercado de capitais - Brasil
Economia - aspectos sociológicos - Brasil
Empresas - Brasil
topic Mercado de capitais - Brasil
Economia - aspectos sociológicos - Brasil
Empresas - Brasil
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a relação entre o nível de social disclosure e o custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Assume-se a hipótese de que os programas sociais externos promovidos ou apoiados pelas empresas contribuem para a construção da imagem reputacional das organizações, compensando as externalidades, trazendo benefícios sob o ponto de vista econômico, pela relação negativa com o custo do capital. Para testar essa hipótese, foram coletados e analisados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), no período de 2005 a 2009. Para avaliação do nível de social disclosure das empresas analisadas, foi utilizado um índice composto de 13 indicadores. O custo de capital próprio foi ajustado ao risco mediante o Capital Asset Pricing Model (CAPM) e testado por meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultados evidenciam que há relação negativa entre custo de capital próprio e nível de social disclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semiforte de eficiência de mercado. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-21T17:30:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-21T17:30:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 nov. 2013. __________________________________________________________________________________________
GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure and cost of equity in public companies in Brazil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 21 nov. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/14676
dc.identifier.doi.en.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003
identifier_str_mv GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure e custo de capital próprio em companhias abertas no Brasil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 nov. 2013. __________________________________________________________________________________________
GONÇALVES, Rodrigo de Souza; MEDEIROS, Otávio Ribeiro de; NIYAMA, Jorge Katsumi. Social disclosure and cost of equity in public companies in Brazil. Revista contabilidade & finanças, São Paulo, v.24, n.62, p.113-124, maio/ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772013000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=en>. Acesso em: 21 nov. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/14676
http://dx.doi.org/10.1590/S1519-70772013000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.isbasedon.en.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/9347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/1/ARTIGO_SocialDisclosureCusto.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/3/ARTIGO_SocialDisclosureCost.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/14676/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 811b7b6c37d8046c5cf5bd7c347620f5
c91beb00b77acf670ba486a76e7529e6
98a292342aee96e4ffb52550b688625d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864239070052352