A dimensão emocional no design do móvel brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maynardes, Ana Claudia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20320
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.20320
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
id UNB_0578162d3d41f9275002ff2f829333f7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/20320
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A dimensão emocional no design do móvel brasileiroDesignDesign de produtoEmoçõesMobiliário - designTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.Esta pesquisa avaliou que o atual processo projetual do designer direciona os objetos a caminhos em que aspectos emocionais são considerados ou privilegiados como construtos, por meio de uma investigação das “qualidades” ou características evidenciadas nos objetos que desencadeariam respostas emocionais.Verificou como se desenvolve e se orienta a criação ou o projeto de objetos com características emocionais. A percepção das emoções por meio das funções dos objetos está diretamente associada aos aspectos sociais, culturais e de percepção do indivíduo, pois são eles que determinarão a intensidade do interesse pelo objeto e diversificarão as formas de compreensão, de interação e de utilização. Assim, este trabalho analisou e entendeu quais são e como são embutidos os pressupostos simbólicos, estéticos, culturais e sociais nos produtos a ponto de serem considerados “objetos emocionais”. O setor moveleiro no Brasil foi escolhido representativo para esta pesquisa, que objetivou compreender e descrever os aspectos, as qualidades e as características emocionais do móvel doméstico brasileiro, considerando o projeto do móvel “de autor”; e identificou nessas características as relações estabelecidas com o “design emocional”. Ao analisar os móveis Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues; Cadeira Vermelha, dos Irmãos Campana; e Banco Siri, de Claudia Moreira Salles, buscou-se perceber como suas características proeminentes aguçam o processo subjetivo do indivíduo e abrem para um processo de significação. Quanto ao objeto emocional, foi definido como aquele que está apto a oferecer ressignificações e ressimbolizações ao longo do cotidiano imediato e da vida do sujeito: propõe estórias, permite trocas, e possibilita que a história do sujeito seja contada por meio de suas relações.Through an investigation of the “qualities” or characteristics of objects capable of triggering emotional responses, this paper evaluated that the current design process followed by designers leads objects to paths where emotional aspects are considered and privileged as constructs. It analyzed how the process of creating or designing objects with emotional characteristics is developed and directed. The perception of emotions through an object’s functions is directly associated with an individual’s social, cultural and perception aspects, as these will determine the intensity of interest in the object and promote new forms of understanding, interaction and use. In this regard, this paper analyzes and shows what are the symbolic, aesthetic, cultural and social assumptions and how they are embedded in the products to the point of being considered “emotional objects.” The Brazilian furniture sector was chosen as representative for this paper, which aimed at understanding and describing the aspects, qualities and emotional characteristics of domestic furniture in Brazil, considering designer furniture pieces, and identified the relationships established with “emotional design” in these characteristics. In analyzing the furniture pieces Poltrona Mole, by Sergio Rodrigues, Cadeira Vermelha, by the Campana Brothers, and Banco Siri, by Claudia Moreira Salles, this paper sought to understand how their prominent characteristics sharpen an individual’s subjective process and lead to a process of signification. Emotional objects were defined as those capable of giving new meanings and symbolizations during the individual’s immediate and daily life: they propose stories, enable exchanges and allow for the individual’s story to be told through his or her relationships.Martinez, Elisa de SouzaMaynardes, Ana Claudia2016-05-19T22:04:13Z2016-05-19T22:04:13Z2016-05-192015-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMAYNARDES, Ana Claudia. A dimensão emocional no design do móvel brasileiro. 2015. 243 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20320http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.20320A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/20320Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
title A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
spellingShingle A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
Maynardes, Ana Claudia
Design
Design de produto
Emoções
Mobiliário - design
title_short A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
title_full A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
title_fullStr A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
title_full_unstemmed A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
title_sort A dimensão emocional no design do móvel brasileiro
author Maynardes, Ana Claudia
author_facet Maynardes, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinez, Elisa de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Maynardes, Ana Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design de produto
Emoções
Mobiliário - design
topic Design
Design de produto
Emoções
Mobiliário - design
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-31
2016-05-19T22:04:13Z
2016-05-19T22:04:13Z
2016-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAYNARDES, Ana Claudia. A dimensão emocional no design do móvel brasileiro. 2015. 243 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20320
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.20320
identifier_str_mv MAYNARDES, Ana Claudia. A dimensão emocional no design do móvel brasileiro. 2015. 243 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/20320
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.T.20320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508351028985856