O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Watanabe, Graciella
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Watanabe, Giselle, Costa, Lucio, Gregores, Eduardo, Gurgel, Ivã, Mercadante, Pedro, Munhoz, Marcelo Gameiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30389
http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031
Resumo: Neste trabalho são investigados dois aspectos relacionados à experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) durante a realização do evento CERN Masterclasses Hands on Particle Physics, que envolveu estudantes tanto de Ensino Médio quanto de cursos de Licenciatura em Física. O primeiro aspecto considerado para este estudo refere-se ao perfil motivacional dos participantes, quais suas expectativas e interesses no evento. O segundo busca identificar, relativamente aos conteúdos conceituais e técnicos tratados no evento, quais os principais ganhos e dificuldades percebidas pelos participantes. A partir destas informações, analisamos o papel do evento como instrumento de comunicação científica. Para isso, tomamos como referencial teórico o modelo contemporâneo de comunicação científica de Burns, O’Connor e Stocklmayer, o qual entende a comunicação científica como um conjunto de etapas visando levar a Literacia Científica. À luz dos resultados encontrados, foi possível constatar que as ações do evento estão produzindo em seus participantes processos conducentes tanto a uma Consciência quanto Compreensão Públicas da Ciência. Estes processos operam de forma estrutural no desenvolvimento de uma cultura científica, a qual constitui-se, ao mesmo tempo, em causa e conseqüência do processo que leva ao ideal de Literacia Científica. Desta perspectiva, eventuais ajustes no desenho e composição das atividades do evento podem ser melhor subsidiadas, assim como questões relativas às contribuições sócio-educativas e culturais proporcionadas por iniciativas dessa natureza.
id UNB_0757f94bbb415f0c41f8db2db814d9eb
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30389
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Watanabe, GraciellaWatanabe, GiselleCosta, LucioGregores, EduardoGurgel, IvãMercadante, PedroMunhoz, Marcelo Gameiro2017-12-07T05:18:53Z2017-12-07T05:18:53Z2016WATANABE, Graciella et al. O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 38, n. 3, e3401, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300501&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2017. Epub June 20, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30389http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031Neste trabalho são investigados dois aspectos relacionados à experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) durante a realização do evento CERN Masterclasses Hands on Particle Physics, que envolveu estudantes tanto de Ensino Médio quanto de cursos de Licenciatura em Física. O primeiro aspecto considerado para este estudo refere-se ao perfil motivacional dos participantes, quais suas expectativas e interesses no evento. O segundo busca identificar, relativamente aos conteúdos conceituais e técnicos tratados no evento, quais os principais ganhos e dificuldades percebidas pelos participantes. A partir destas informações, analisamos o papel do evento como instrumento de comunicação científica. Para isso, tomamos como referencial teórico o modelo contemporâneo de comunicação científica de Burns, O’Connor e Stocklmayer, o qual entende a comunicação científica como um conjunto de etapas visando levar a Literacia Científica. À luz dos resultados encontrados, foi possível constatar que as ações do evento estão produzindo em seus participantes processos conducentes tanto a uma Consciência quanto Compreensão Públicas da Ciência. Estes processos operam de forma estrutural no desenvolvimento de uma cultura científica, a qual constitui-se, ao mesmo tempo, em causa e conseqüência do processo que leva ao ideal de Literacia Científica. Desta perspectiva, eventuais ajustes no desenho e composição das atividades do evento podem ser melhor subsidiadas, assim como questões relativas às contribuições sócio-educativas e culturais proporcionadas por iniciativas dessa natureza.In this work we investigate two aspects of the UFABC and USP experience with the CERN Masterclasses – Hands on Particle Physics event designed to students from high schools and undergraduate teaching courses. At first the motivational aspect to participate in the event was considered. Then, taking into account the content of the activities we search for the main goals and difficulties perceived by the students. From those informations we analysed the role of the event as a scientific communication instrument. For this, we take the contemporary definition of Science Communication proposed by Burns, O’Connor and Stocklmayer. In their view, science communication must be understood as a processes aiming to approach the scientific literacy ideals. Based on our results it is possible to suggest that the event is leading the participants to advance in direction of a Public Awareness and Understanding of Science. These processes allow the development of a scientific culture which, at the same time, works as cause and consequence for the processes engendering the Scientific Literacy ideals. From this perspective, we point out that changes in the event design as well as their contribuitions to socio-educational and cultural issues can be better supported.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSociedade Brasileira de FísicaLicença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Não a Obras Derivadas (by-nc-nd). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v38n3/1806-1117-rbef-38-03-e3401.pdf. Acesso em: 9 mar. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessO evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantesThe CERN Masterclasses Hands on Particle Physics event : considerations about its role in science communication through its participants perceptionsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleComunicação científicaFísica de partículasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_EventoCERNMasterclasses.pdfapplication/pdf1692891http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30389/1/ARTIGO_EventoCERNMasterclasses.pdf6ed5be9a40525ffbf51d80774d23a8adMD51open access10482/303892023-08-01 00:21:11.335open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30389Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:21:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The CERN Masterclasses Hands on Particle Physics event : considerations about its role in science communication through its participants perceptions
title O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
spellingShingle O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
Watanabe, Graciella
Comunicação científica
Física de partículas
title_short O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
title_full O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
title_fullStr O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
title_full_unstemmed O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
title_sort O evento CERN Masterclasses : Hands on Particle Physics : contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes
author Watanabe, Graciella
author_facet Watanabe, Graciella
Watanabe, Giselle
Costa, Lucio
Gregores, Eduardo
Gurgel, Ivã
Mercadante, Pedro
Munhoz, Marcelo Gameiro
author_role author
author2 Watanabe, Giselle
Costa, Lucio
Gregores, Eduardo
Gurgel, Ivã
Mercadante, Pedro
Munhoz, Marcelo Gameiro
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Watanabe, Graciella
Watanabe, Giselle
Costa, Lucio
Gregores, Eduardo
Gurgel, Ivã
Mercadante, Pedro
Munhoz, Marcelo Gameiro
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comunicação científica
Física de partículas
topic Comunicação científica
Física de partículas
description Neste trabalho são investigados dois aspectos relacionados à experiência da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade de São Paulo (USP) durante a realização do evento CERN Masterclasses Hands on Particle Physics, que envolveu estudantes tanto de Ensino Médio quanto de cursos de Licenciatura em Física. O primeiro aspecto considerado para este estudo refere-se ao perfil motivacional dos participantes, quais suas expectativas e interesses no evento. O segundo busca identificar, relativamente aos conteúdos conceituais e técnicos tratados no evento, quais os principais ganhos e dificuldades percebidas pelos participantes. A partir destas informações, analisamos o papel do evento como instrumento de comunicação científica. Para isso, tomamos como referencial teórico o modelo contemporâneo de comunicação científica de Burns, O’Connor e Stocklmayer, o qual entende a comunicação científica como um conjunto de etapas visando levar a Literacia Científica. À luz dos resultados encontrados, foi possível constatar que as ações do evento estão produzindo em seus participantes processos conducentes tanto a uma Consciência quanto Compreensão Públicas da Ciência. Estes processos operam de forma estrutural no desenvolvimento de uma cultura científica, a qual constitui-se, ao mesmo tempo, em causa e conseqüência do processo que leva ao ideal de Literacia Científica. Desta perspectiva, eventuais ajustes no desenho e composição das atividades do evento podem ser melhor subsidiadas, assim como questões relativas às contribuições sócio-educativas e culturais proporcionadas por iniciativas dessa natureza.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WATANABE, Graciella et al. O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 38, n. 3, e3401, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300501&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2017. Epub June 20, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30389
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031
identifier_str_mv WATANABE, Graciella et al. O evento CERN Masterclasses: Hands on Particle Physics: contribuições sobre seu papel na comunicação científica a partir de percepções de seus participantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 38, n. 3, e3401, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172016000300501&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2017. Epub June 20, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30389
http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Física
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30389/1/ARTIGO_EventoCERNMasterclasses.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ed5be9a40525ffbf51d80774d23a8ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801864097899216896