Os desafios de compreender o trabalho informal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalbosco, Eduardo
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8553
Resumo: Os autores analisam as modificações do mundo do trabalho a partir da crise do modelo fordista no final dos "trinta gloriosos" anos do pósguerra. O uso intensivo de tecnologia, a abertura de mercados globalizados, a financeirização do capital e as modernas técnicas de gestão e planejamento do novo modo de acumulação flexível alteram a composição, a qualidade e a quantidade do emprego colocando em risco o assalariamento formal como paradigma social. A flexibilidade e a precarização dos contratos disseminam modalidades informais de trabalho, como recurso de sobrevivência para uma parcela não residual de trabalhadores. São debatidos os conceitos de "setor informal", as várias correntes que abordam o fenômeno da informalidade nos países de terceiro mundo e pesquisas de campo já realizadas sobre o segmento. Na conclusão afirmam a importância do trabalho informal para a geração de renda, empregos e para a manutenção da coesão social, principalmente em face de sua existência subordinada intersticialmente ao modo de acumulação dominante.
id UNB_07a634889dcfb2e819cd4f88a502e5c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8553
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Os desafios de compreender o trabalho informalTrabalho informalGlobalizaçãoTrabalhoMarginalidadeOs autores analisam as modificações do mundo do trabalho a partir da crise do modelo fordista no final dos "trinta gloriosos" anos do pósguerra. O uso intensivo de tecnologia, a abertura de mercados globalizados, a financeirização do capital e as modernas técnicas de gestão e planejamento do novo modo de acumulação flexível alteram a composição, a qualidade e a quantidade do emprego colocando em risco o assalariamento formal como paradigma social. A flexibilidade e a precarização dos contratos disseminam modalidades informais de trabalho, como recurso de sobrevivência para uma parcela não residual de trabalhadores. São debatidos os conceitos de "setor informal", as várias correntes que abordam o fenômeno da informalidade nos países de terceiro mundo e pesquisas de campo já realizadas sobre o segmento. Na conclusão afirmam a importância do trabalho informal para a geração de renda, empregos e para a manutenção da coesão social, principalmente em face de sua existência subordinada intersticialmente ao modo de acumulação dominante.2011-06-21T16:37:50Z2011-06-21T16:37:50Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDALBOSCO, Eduardo; KUYUMJIAN, Marcia de Melo Martins. Os desafios de compreender o trabalho informal. Ser Social, Brasília, v. 5, p. 189-220, 1999. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/226/2238>. Acesso em: 20 jun. 2011.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8553Dalbosco, EduardoKuyumjian, Marcia de Melo Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/8553Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios de compreender o trabalho informal
title Os desafios de compreender o trabalho informal
spellingShingle Os desafios de compreender o trabalho informal
Dalbosco, Eduardo
Trabalho informal
Globalização
Trabalho
Marginalidade
title_short Os desafios de compreender o trabalho informal
title_full Os desafios de compreender o trabalho informal
title_fullStr Os desafios de compreender o trabalho informal
title_full_unstemmed Os desafios de compreender o trabalho informal
title_sort Os desafios de compreender o trabalho informal
author Dalbosco, Eduardo
author_facet Dalbosco, Eduardo
Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
author_role author
author2 Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalbosco, Eduardo
Kuyumjian, Marcia de Melo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho informal
Globalização
Trabalho
Marginalidade
topic Trabalho informal
Globalização
Trabalho
Marginalidade
description Os autores analisam as modificações do mundo do trabalho a partir da crise do modelo fordista no final dos "trinta gloriosos" anos do pósguerra. O uso intensivo de tecnologia, a abertura de mercados globalizados, a financeirização do capital e as modernas técnicas de gestão e planejamento do novo modo de acumulação flexível alteram a composição, a qualidade e a quantidade do emprego colocando em risco o assalariamento formal como paradigma social. A flexibilidade e a precarização dos contratos disseminam modalidades informais de trabalho, como recurso de sobrevivência para uma parcela não residual de trabalhadores. São debatidos os conceitos de "setor informal", as várias correntes que abordam o fenômeno da informalidade nos países de terceiro mundo e pesquisas de campo já realizadas sobre o segmento. Na conclusão afirmam a importância do trabalho informal para a geração de renda, empregos e para a manutenção da coesão social, principalmente em face de sua existência subordinada intersticialmente ao modo de acumulação dominante.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2011-06-21T16:37:50Z
2011-06-21T16:37:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DALBOSCO, Eduardo; KUYUMJIAN, Marcia de Melo Martins. Os desafios de compreender o trabalho informal. Ser Social, Brasília, v. 5, p. 189-220, 1999. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/226/2238>. Acesso em: 20 jun. 2011.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8553
identifier_str_mv DALBOSCO, Eduardo; KUYUMJIAN, Marcia de Melo Martins. Os desafios de compreender o trabalho informal. Ser Social, Brasília, v. 5, p. 189-220, 1999. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/226/2238>. Acesso em: 20 jun. 2011.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580927034687488