O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
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Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405 |
Resumo: | O diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam. |
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O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2DiárioLetramentoO diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB2013-03-07T19:48:45Z2013-03-07T19:48:45Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, Maria Jandyra. O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 3, n. 2, 1997/1999. Disponível em: <http://www.red.unb.br/index.php/les/article/view/1304>. Acesso em: 6 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405Cadernos de Linguagem e Sociedade está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)). Fonte: http://www.red.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 6 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria Jandyraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-21T03:03:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/12405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-21T03:03:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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