O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Jandyra
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405
Resumo: O diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam.
id UNB_07fe1bdcda7a0909536645de3fe9be5d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12405
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2DiárioLetramentoO diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam.Faculdade de Comunicação (FAC)Departamento de Jornalismo (FAC JOR)Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica da UnB2013-03-07T19:48:45Z2013-03-07T19:48:45Z1997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, Maria Jandyra. O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 3, n. 2, 1997/1999. Disponível em: <http://www.red.unb.br/index.php/les/article/view/1304>. Acesso em: 6 mar. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405Cadernos de Linguagem e Sociedade está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0)). Fonte: http://www.red.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 6 mar. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria Jandyraporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-21T03:03:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/12405Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-21T03:03:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
title O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
spellingShingle O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
Cunha, Maria Jandyra
Diário
Letramento
title_short O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
title_full O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
title_fullStr O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
title_full_unstemmed O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
title_sort O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2
author Cunha, Maria Jandyra
author_facet Cunha, Maria Jandyra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Jandyra
dc.subject.por.fl_str_mv Diário
Letramento
topic Diário
Letramento
description O diário é uma situação comunicativa em que a palavra escrita tem um papel; isso é um evento de letramento. De acordo com Barton (1994) as práticas de letramento estão situadas em relações sociais mais amplas, o que torna necessária a descrição do contexto social de eventos de letramento, incluindo as formas pelas quais as instituições sociais os apoiam. Desde 1992, o diário é usado como instrumento metodológico na Educação de professores/pesquisadores em Português como L2, um dos projetos desenvolvidos do Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília (UnB). Foram examinados alguns destes diários escritos entre 1990 e 1997, a fim de mostrar as diferente práticas de letramento em que eles se apóiam.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
2013-03-07T19:48:45Z
2013-03-07T19:48:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Maria Jandyra. O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 3, n. 2, 1997/1999. Disponível em: <http://www.red.unb.br/index.php/les/article/view/1304>. Acesso em: 6 mar. 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405
identifier_str_mv CUNHA, Maria Jandyra. O uso do diário na pesquisa etnográfica da sala de aula de português como L2. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 3, n. 2, 1997/1999. Disponível em: <http://www.red.unb.br/index.php/les/article/view/1304>. Acesso em: 6 mar. 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica da UnB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica da UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580759502651392