Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Elizabeth Mello
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15867
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014
id UNB_086ad5b732e20b40b38272031417e84b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15867
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguasProfessores de línguasÉtica profissionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014O presente trabalho é voltado para o aperfeiçoamento profissional de professores de línguas. Ele facultou inicialmente a análise de códigos de éticas existentes em outras profissões, bem como as tentativas de criação de um código de ética para professores de modo geral, avaliou a importância de um código de ética para o enriquecimento e valorização profissional, levantou insumos para a formulação de uma minuta de código de ética para os professores da Área de Ensino e Aprendizagem de Línguas filiada à Linguística Aplicada. A proposta que resultou está pautada num conceito contemporâneo de ética e de ética profissional, conceitos esses fundamentais para a valorização profissional. O trabalho discorre ainda sobre as relações entre pares conceituais como ética e formação profissional, ética e cultura, ética e legislação, ética e pesquisa. Ao final a discussão nos levou a considerar o preceito de um código de ética e de sua importância para os profissionais de línguas no Brasil. Um código de ética, conforme discutimos, reflete a conduta ética de uma organização, a qual corresponde ao reflexo da conduta de seus profissionais. Tal conduta não se limita ao mero cumprimento da legislação, sendo o resultado a soma dos princípios morais de cada um de seus integrantes pactuados num futuro Conselho Federal de Professores de Línguas. A metodologia adotada foi pautada pela pesquisa interpretativista qualitativa mediado por procedimentos como o estudo de caso documental, usando três de seus instrumentos típicos como o grupo focal, a entrevista e questionários. A análise de dados foi realizada sobre o prisma da triangulação. Os resultados são consubstanciados num esboço consistente de um código de ética para professores de línguas que pode, agora, seguir sua trajetória de validação por parte dos profissionais da área, autores, formadores de opinião e pesquisadores comprometidos com o amadurecimento da profissão. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present work is aimed at language teachers . It presents an analysis of existing codes of ethics, as well as attempts to establish a code of ethics for teachers, evaluates the importance of a code of ethics for the enrichment and professional development, raises inputs for creating a code of ethics for teachers of language teaching. Is guided in the concept of ethics and professional ethics, fundamental concepts for professional development. Discusses the relationship between ethics and training, ethics and culture, ethics and law, ethics and research. Introduces the concept of ethics and its importance for professional language code. A code of ethics reflects the ethical conduct of an organization, in effect, is a reflection of their professional conduct. Such conduct is not limited to mere compliance with the law, being the sum of the moral principles of each of its members. The methodology is guided interpretive qualitative research. The methodology adopted for the development of this work is to study documentary case of using three of its instruments: focus groups, interviews and questionnaires. Data analysis was performed on the prism of triangulation. Expected results: a consistent outline of a code of ethics for language teachers.Almeida Filho, José Carlos Paes deBarbosa, Elizabeth Mello2014-07-07T11:38:19Z2014-07-07T11:38:19Z2014-07-072014-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Elizabeth Mello. Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas. 2014. xviii, 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15867A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T17:31:49Zoai:repositorio.unb.br:10482/15867Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T17:31:49Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
title Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
spellingShingle Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
Barbosa, Elizabeth Mello
Professores de línguas
Ética profissional
title_short Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
title_full Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
title_fullStr Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
title_full_unstemmed Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
title_sort Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas
author Barbosa, Elizabeth Mello
author_facet Barbosa, Elizabeth Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida Filho, José Carlos Paes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Elizabeth Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de línguas
Ética profissional
topic Professores de línguas
Ética profissional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07T11:38:19Z
2014-07-07T11:38:19Z
2014-07-07
2014-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Elizabeth Mello. Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas. 2014. xviii, 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15867
identifier_str_mv BARBOSA, Elizabeth Mello. Subsídios para um código de ética na profissão de ensinar línguas. 2014. xviii, 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508160563544064