A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais : em busca de uma possível francofonia
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Data de Publicação: | 2008 |
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Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/27141 https://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007 |
Resumo: | Este artigo revisita a Escola Inglesa - da obra seminal de Hedley Bull em 1977, passando pelos esforços de Adam Watsom nos anos 80, e culminando com o repaginamento de Barry Buzan e Richard Little na década de 90 - resgatando sua ontologia histórica e esboçando um programa de pesquisa que a concilie com o da historiografia francesa. Conclui-se que pode ser detectado um sistema de causalidades múltiplas em nível sistêmico, com forças profundas materiais e psicosociais operando sob os auspícios do conceito de ordem, tão crucial a esta escola. |
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A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais : em busca de uma possível francofoniaThe order and the deep forces in the English School of International Relations : in the search of some francophonieRelações InternacionaisHistoriografia - FrançaEste artigo revisita a Escola Inglesa - da obra seminal de Hedley Bull em 1977, passando pelos esforços de Adam Watsom nos anos 80, e culminando com o repaginamento de Barry Buzan e Richard Little na década de 90 - resgatando sua ontologia histórica e esboçando um programa de pesquisa que a concilie com o da historiografia francesa. Conclui-se que pode ser detectado um sistema de causalidades múltiplas em nível sistêmico, com forças profundas materiais e psicosociais operando sob os auspícios do conceito de ordem, tão crucial a esta escola.This paper revisits the English School from the seminal work of Hedley Bull in 1977, passing by the efforts of Adam Watsom in the 80's, and culminating with Barry Buzan and Richard Little repagination in the 90's. It aims to rescue the school's historical ontology and sketch a research program that conciliates it with the French historiography one. One concludes that a system of multiple causalities can be detected in a systemic level, with material and psycho-social deep forces operating under the auspices of the concept of order, so crucial to this school.Instituto de Relações Internacionais (IREL)Instituto Brasileiro de Relações Internacionais2017-12-07T04:49:17Z2017-12-07T04:49:17Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCANESIN, Carlos Henrique. A ordem e as forças profundas na Escola Inglesa de Relações Internacionais: em busca de uma possível francofonia. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 51, n. 1, p. 123-136, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.http://repositorio.unb.br/handle/10482/27141https://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292008000100007Revista Brasileira de Política Internacional - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/rbpi/a/tqRh53n8MkNQTPkq6fQygDn/?lang=pt#. Acesso em: 06 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessCanesin, Carlos Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-09-13T11:14:28Zoai:repositorio.unb.br:10482/27141Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-09-13T11:14:28Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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