Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Edna Martins dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39823
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_08b1e9b6b4375e98fc85c0a9ecc24599
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39823
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativoTeatro escolarTeatro colaborativoProcesso criativoCriação compartilhadaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.O objetivo geral desta pesquisa é descrever e refletir sobre as possibilidades de contribuição do processo colaborativo para aquisição de atitudes colaborativas entre os alunos de Ensino Médio de uma escola pública, ressaltando e discutindo que dificuldades e soluções surgem ao longo de sua realização. O processo colaborativo consiste em uma metodologia de criação compartilhada, baseada em princípios dialógicos, em uma relação de horizontalidade com hierarquias flexibilizadas, praticada por grupos teatrais a partir da década de 1990. Para entendê-lo em seu contexto histórico, os seus fundamentos e potencialidade como modo de criação compartilhada, serão discutidos autores como Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer e Luiz Carlos Maciel. Tratando-se de uma pesquisa realizada em âmbito escolar, faço um relato de minha experiência como professora de artes cênicas em turmas de Ensino Médio nas quais eram aplicados alguns princípios do processo colaborativo, bem como uma reflexão sobre o significado da palavra “experiência” através do estudo de John Dewey e Jorge Larrosa. Para tal investigação foi realizada a análise de uma montagem teatral com alunos do 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública de Santa Maria, cidade próxima de Brasília, utilizando o processo colaborativo como estratégia metodológica.The general objective of this research is to describe and reflect on the possibilities of contribution of the collaborative process for the acquisition of collaborative attitudes among high school students of a public school, highlighting and discussing what difficulties and solutions arise during its realization. The collaborative process is a methodology of sharing creation, based on dialogic principle in a horizontal relation with relaxed hierarchy, that has been practiced by theatrical groups since the 1990 decade. In order to understand the collaborative process in its historical context, its grounds and its potential as a manner of sharing creation, this study will discuss some authors as Antônio Araújo, Luís Alberto de Abreu, Stela Fischer and Luiz Carlos Maciel. Thus, this research was held in a school, I have made report of my experience as a scenic Art teacher in High School classes, in those were applied some collaborative process principles, as well an analysis about the meaning of the word “experience” through out the studies of John Dewey and Jorge Larrosa. Therefore, to achieve the research it was made an analysis of a theater play with High School second year students at Santa Maria, town near Brasília, applying the collaborative process as a methodological strategy.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalFreitas Filho, José Fernando Marques deCarvalho, Edna Martins dos Santos2020-12-29T18:50:25Z2020-12-29T18:50:25Z2020-12-292020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Edna Martins dos Santos. Teatro na escola: uma experiência com o processo colaborativo. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39823info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:44Zoai:repositorio.unb.br:10482/39823Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
title Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
spellingShingle Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
Carvalho, Edna Martins dos Santos
Teatro escolar
Teatro colaborativo
Processo criativo
Criação compartilhada
title_short Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
title_full Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
title_fullStr Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
title_full_unstemmed Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
title_sort Teatro na escola : uma experiência com o processo colaborativo
author Carvalho, Edna Martins dos Santos
author_facet Carvalho, Edna Martins dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas Filho, José Fernando Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Edna Martins dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro escolar
Teatro colaborativo
Processo criativo
Criação compartilhada
topic Teatro escolar
Teatro colaborativo
Processo criativo
Criação compartilhada
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T18:50:25Z
2020-12-29T18:50:25Z
2020-12-29
2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Edna Martins dos Santos. Teatro na escola: uma experiência com o processo colaborativo. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39823
identifier_str_mv CARVALHO, Edna Martins dos Santos. Teatro na escola: uma experiência com o processo colaborativo. 2020. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580910833139712