A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008 |
Resumo: | Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real. |
id |
UNB_08bda2e28e76805f9697a4bc46df33df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28499 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisasPolyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experimentsLa polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigacionesPolivalênciaProfissionalidadeEnsino fundamentalDiscutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real.We discuss polyvalence as the organization of teachers' schoolwork, characterizing it as a constituent element of the polyvalent professionality of those who work in the early years of schooling. Based on two research experiments - a Brazilian and a French one - and on the legal aspects of the Portuguese experience, we discuss conceptions and practices that are being built in the experience of polyvalence. We identify elements of the polyvalent professionality: i) in a teacher-student relationship supported by a global pedagogy which fulfills students' needs and interests and encourages teachers' to see knowledge as a whole; ii) in the tension between the search for specialization and the defense of the training and performance of a single teacher in the different areas of knowledge; iii) in the association of polyvalence with the interdisciplinarity principle and; iv) in the ambivalence between official polyvalence and real polyvalence.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-12-07T05:00:09Z2017-12-07T05:00:09Z2012-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008Revista Brasileira de Educação - (CC BY-NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Shirleide Pereira da SilvaBatista Neto, Joséporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-01T03:30:35Zoai:repositorio.unb.br:10482/28499Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-01T03:30:35Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas Polyvalence in the context of teaching in the early years of elementary school : reflecting on research experiments La polivalencia en el contexto de la docencia en los años iniciales de la escolarización básica : reflexionando sobre experiencias de investigaciones |
title |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
spellingShingle |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas Cruz, Shirleide Pereira da Silva Polivalência Profissionalidade Ensino fundamental |
title_short |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
title_full |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
title_fullStr |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
title_full_unstemmed |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
title_sort |
A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica : refletindo sobre experiências de pesquisas |
author |
Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
author_facet |
Cruz, Shirleide Pereira da Silva Batista Neto, José |
author_role |
author |
author2 |
Batista Neto, José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Shirleide Pereira da Silva Batista Neto, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polivalência Profissionalidade Ensino fundamental |
topic |
Polivalência Profissionalidade Ensino fundamental |
description |
Discutimos a polivalência como organização do trabalho escolar do docente, caracterizando-a como elemento constituinte da profissionalidade polivalente daquele que atua nos anos iniciais de escolarização. A partir de duas experiências de pesquisa, uma brasileira e outra francesa, e de aspectos legais da experiência portuguesa, são problematizadas concepções e práticas que estão sendo construídas na vivência da polivalência. Identificamos elementos que configuram a profissionalidade polivalente: a) numa relação professor-aluno apoiada numa pedagogia global, que atende às necessidades e interesses do aluno e incentiva o professor a perceber os conhecimentos de forma integral; b) na tensão entre a busca por uma especialização e a defesa da formação e atuação de um único professor no ensino das diferentes áreas de conhecimento; c) na associação da polivalência com o princípio da interdisciplinaridade; e d) na ambivalência entre uma polivalência oficial e uma polivalência real. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08 2017-12-07T05:00:09Z 2017-12-07T05:00:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020 http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; BATISTA NETO, José. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, maio/ago. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000200008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2020 |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28499 https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782012000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508261685067776 |