Educação permanente em saúde como estratégia de gestão : práticas transformadoras na área das DST e AIDS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luísa Nepomuceno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22203
http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22203
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016.
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spelling Educação permanente em saúde como estratégia de gestão : práticas transformadoras na área das DST e AIDSEducação permanenteGestão da saúdeHumanizaçãoEducação em saúdeDoenças sexualmente transmissíveisDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2016.Considerando a potencialidade de ações que se contrapõe à rigidez, alienação e controle das estruturas das organizações, este estudo pretende analisar de que forma a educação permanente pode contribuir como possível estratégia para superação desses entraves à gestão no âmbito do Ministério da Saúde. Para isto, relaciona elementos-chave das Políticas Nacionais de Humanização, Educação Permanente em Saúde e Educação Popular em Saúde, compondo diretrizes e princípios essenciais às práticas educativas e de cogestão. Para a realização desse estudo, foi desenvolvida uma análise crítica descritiva, do tipo qualitativo, mediatizado pelo método do estudo de caso. Através da observação participante, foi possível mapear os problemas que justificassem a criação e institucionalização de uma Rede de Educação Permanente no âmbito do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Em seguida, foi realizada a coleta de dados, através de pesquisa documental feita a partir dos relatórios dos encontros e sua análise. Verificou-se que, além de qualificar as práticas dos trabalhadores e trabalhadoras deste Departamento que atuam como porta-vozes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em estados e municípios, a estratégia favoreceu a oportunidade da vivência da educação permanente no cotidiano do serviço, ampliando o debate sobre seu próprio trabalho e estimulando a autonomia e consequente emancipação desses trabalhadores.Considering the potential actions that counteract the rigidity, disposal and control of the organizational structures, this study aims to examine how continuing education can contribute as a possible strategy to overcome the barriers to management under the Ministry of Health. In this order, we relate the key elements of the National Policy of Humanization, Permanent Health Education and Popular Health Education, writing guidelines and principles to educational practice and co-management. To perform this study, we have developed a qualitative descriptive critical analysis, mediated by the case study method. Through participant observation, it was possible to map the problems that justify the creation and institutionalization of a Permanent Education Network under the STD, AIDS and Viral Hepatitis Department. Then the data collection was carried out through the reports of the meetings and the analysis. It was found that, in addition to qualifying the practice of workers of this department to act as the National Policy spokespersons for Continuing Health Education in states and municipalities, the strategy favored the experience ofthe continuing education in the daily service, broadening the debate about their own work, stimulating theautonomy and the consequent emancipation of theworkers.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeMendonça, Ana Valéria MachadoSilva, Ana Luísa Nepomuceno2017-01-16T16:49:51Z2017-01-16T16:49:51Z2017-01-162016-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ana Luísa Nepomuceno. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão: práticas transformadoras na área das DST e AIDS. 2016. 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/22203http://dx.doi.org/10.26512/2016.09.D.22203A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T20:31:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/22203Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T20:31:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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