A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jacqueline Dantas Torres da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46407
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
id UNB_09940cda6264554c521c8d3867d495c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46407
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogosBiologia - estudo e ensinoRecursos didáticosEnsino e aprendizagemlustração científicaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.A Biologia é uma ciência natural que tem a Ilustração Científica como elo de união com as Artes e assim produz a representação visual do conhecimento científico. O ensino formal é carente de práticas ilustrativas, mesmo sabendo que a imagem tem função importante na retenção de conteúdos ministrados e favorece o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse cenário, objetivou-se mostrar a importância de se desenvolver atividades didáticas sequenciais dentro da fisiologia e anatomia humanas com aplicação da Ilustração Científica na confecção de um baralho ilustrado e na produção de mapas mentais, visando impactar positivamente o educando no desenvolvimento de habilidades, como a concentração, a observação de detalhes e melhora da percepção, tornando o estudo mais significativo, prazeroso e motivador no cotidiano escolar. A utilização da Ilustração Científica como recurso didático para ensinar conteúdos de anatomia e fisiologia humana agrega maior significado à aprendizagem e a construção do conhecimento.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Biology is a natural science that has Scientific Illustration as a connecting link with Arts that leads to a visual representation of scientific knowledge. Formal education needs illustrative practices mainly because images play an important role in the retention of the content taught and in supporting the teaching and learning process. In this scenery, it was aimed to show the importance of developing didactic sequency activities inside human physiology and anatomy with the use of Scientific Illustration in the production of an illustrative card game set and the production of mental maps, aiming to impact positively at the students’ skill development, such as concentration, detailed observation and improved perception, making the study more meaningful, pleasurable and motivator in everyday school. The use of Scientific Illustration as a didactic resource when teaching human anatomy and physiology contents adds much more purpose to the learning process and to the knowledge-making.Instituto de Ciências Biológicas (IB)Departamento de Biologia Celular (IB CEL)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalFerraz, Marcos Antônio dos Santos SilvaRocha, Jacqueline Dantas Torres da2023-08-28T17:08:16Z2023-08-28T17:08:16Z2023-08-282022-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROCHA, Jacqueline Dantas Torres da. A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T21:32:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/46407Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T21:32:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
title A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
spellingShingle A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
Rocha, Jacqueline Dantas Torres da
Biologia - estudo e ensino
Recursos didáticos
Ensino e aprendizagem
lustração científica
title_short A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
title_full A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
title_fullStr A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
title_full_unstemmed A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
title_sort A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos
author Rocha, Jacqueline Dantas Torres da
author_facet Rocha, Jacqueline Dantas Torres da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferraz, Marcos Antônio dos Santos Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jacqueline Dantas Torres da
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - estudo e ensino
Recursos didáticos
Ensino e aprendizagem
lustração científica
topic Biologia - estudo e ensino
Recursos didáticos
Ensino e aprendizagem
lustração científica
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-29
2023-08-28T17:08:16Z
2023-08-28T17:08:16Z
2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROCHA, Jacqueline Dantas Torres da. A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46407
identifier_str_mv ROCHA, Jacqueline Dantas Torres da. A ilustração científica como instrumento para aprendizagem da anatomia e fisiologia humana associada a mapas mentais e jogos. 2022. 195 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508197317181440