Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Gabriela Dutra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32461
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
id UNB_09994fe7ff8f2052f53ee3d8a9f75003
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32461
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genéticaGenética - estudo e ensinoProfessor - formação - ciênciaEnsino superiorRecursos didáticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.Atualmente questões relacionadas à genética têm impulsionado várias investigações no âmbito científico. São inúmeras as contribuições que a genética têm promovido em vários setores da sociedade, resultando em impactos significativos na medicina, agricultura e biologia. Tendo em vista as implicações da genética no dia a dia faz-se necessária a abordagem dos seus conteúdos inerentes no contexto escolar. Contudo, o ensino de genética vem sendo ofertado de maneira pouco colaborativa para a aquisição dos seus conceitos intrínsecos, ocasionando uma aprendizagem fragilizada por parte dos educandos da educação básica. Isso porque as metodologias adotadas pelos profissionais de ensino são baseadas na memorização dos conteúdos. Além disso, a falta de contextualização e a não utilização de recursos didáticos, afeta diretamente a capacidade de autonomia intelectual dos discentes. Diante desse cenário é necessário refletir as práticas pedagógicas, bem como as possíveis possibilidades que podem contribuir na garantia de um ensino com mais qualidade. Deste modo, a presente pesquisa teve como desdobramento ofertar uma disciplina na Faculdade UnB Planaltina. A disciplina intitulada “Tópicos Especiais em Ensino de Biologia” teve como público alvo licenciandos do curso de licenciatura em ciências naturais. O curso comtemplou aspectos metodológicos e didáticos do ensino de genética, e por meio das várias atividades direcionadas, os licenciandos tiveram a oportunidade de desenvolver recursos didáticos sobre temas centrais da genética. Ao final da proposição, os licenciandos escreveram uma narrativa, evidenciando as suas percepções sobre a disciplina. Verificou-se que as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina ocasionaram uma maior reflexão dos licenciandos no que tange o uso de recursos didáticos nas práticas pedagógicas. Com base nos dados coletados, conclui-se que subsidiar aportes teóricos que valorizem o exercício da atividade docente são de grande relevância na formação inicial. Além disso, o ensino de genética fornecido nas escolas deve ser trabalhado de modo a estimular um posicionamento mais crítico nos estudantes, viabilizando novos olhares sobre os assuntos relacionados à essa temática.Currently issues related to genetics have driven several scientific investigations. There are numerous contributions that genetics have promoted in various sectors of society, resulting in significant impacts on medicine, agriculture and biology. Given the implications of genetics on a daily basis, it is necessary to approach their inherent contents in the school context. However, the teaching of genetics has been offered in a collaborative way for the acquisition of its intrinsic concepts, causing a weakened learning on the part of the students of basic education. This is because the methodologies adopted by teaching professionals are based on the memorization of contents. In addition, the lack of contextualization and the non-use of didactic resources, directly affects the capacity of intellectual autonomy of the students. In view of this scenario, it is necessary to reflect the pedagogical practices, as well as the possible possibilities that can contribute in guaranteeing a teaching with more quality. In this way, the present research had as unfolding to offer a discipline in Faculty UnB Planaltina. The discipline entitled "Special Topics in Biology" was aimed at graduates of the course in natural sciences. The course covered methodological and didactic aspects of genetics teaching, and through the various targeted activities, the graduating had the opportunity to develop didactic resources on central themes of genetics. At the end of the proposition, the graduating wrote a narrative, evidencing their perceptions about the discipline. It was verified that the activities developed throughout the course caused a greater reflection of the graduating regarding the use of didactic resources in the pedagogical practices. Based on the collected data, it is concluded that subsidizing theoretical contributions that value the exercise of the teaching activity are of great relevance in the initial formation. In addition, the teaching of genetics provided in schools should be worked on in order to stimulate a more critical position in students, making possible new perspectives on the subjects related to this subject.Instituto de Química (IQ)Instituto de Física (IF)Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado ProfissionalizanteRibeiro, Alice MeloSilva, Delano Moody Simões daBarros, Gabriela Dutra2018-08-21T19:37:16Z2018-08-21T19:37:16Z2018-08-212018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Gabriela Dutra. Formação inicial de professores de ciências: proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética. 2018. [118] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32461A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-03-01T16:21:29Zoai:repositorio.unb.br:10482/32461Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-03-01T16:21:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
title Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
spellingShingle Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
Barros, Gabriela Dutra
Genética - estudo e ensino
Professor - formação - ciência
Ensino superior
Recursos didáticos
title_short Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
title_full Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
title_fullStr Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
title_full_unstemmed Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
title_sort Formação inicial de professores de ciências : proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética
author Barros, Gabriela Dutra
author_facet Barros, Gabriela Dutra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Alice Melo
Silva, Delano Moody Simões da
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Gabriela Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Genética - estudo e ensino
Professor - formação - ciência
Ensino superior
Recursos didáticos
topic Genética - estudo e ensino
Professor - formação - ciência
Ensino superior
Recursos didáticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-21T19:37:16Z
2018-08-21T19:37:16Z
2018-08-21
2018-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Gabriela Dutra. Formação inicial de professores de ciências: proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética. 2018. [118] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32461
identifier_str_mv BARROS, Gabriela Dutra. Formação inicial de professores de ciências: proposta de disciplina sobre recursos didáticos para o ensino de genética. 2018. [118] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580706762424320