Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emmert, Fabiano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Reginaldo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30413
http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760
Resumo: O estudo teve como objetivo realizar a caracterização geotécnica e a classificação rodoviária para utilização apropriada de diferentes solos locais como materiais de construção de estradas florestais. O estudo foi realizado em áreas florestais no município de Niquelândia, Goiás, Brasil. Coletaram-se solos finos e granulares predominantes, denominados SL e HA, respectivamente. Os solos foram submetidos a ensaios geotécnicos apropriados para obras rodoviárias, identificando os grupos pertencentes de acordo com as metodologias de classificação TRB e MCT. Os resultados demonstram que o solo SL, com fração predominante de areia fina, possui baixa plasticidade e pertence aos grupos A-4(1) e LA', segundo TRB e MCT, respectivamente. A tensão suportada alcançou 385,10 kPa na maior energia de compactação. A capacidade de suporte foi maior na energia de compactação intermediária. Para o solo granular HA, a fração predominante foi de pedregulho fino e seu enquadramento no grupo TRB foi A-1-b. Segundo a metodologia MCT, o solo SL é material prioritário para base e subleito de estradas. O comportamento esperado para o solo SL é satisfatório como material empregado no subleito, e o HA, excelente, segundo a classificação TRB. A capacidade de suporte dos solos SL e HA indicam que devem ser empregados como reforço de subleito e base, respectivamente. Em estradas florestais, o solo SL pode ser empregado como subleito e HA como base ou revestimento primário.
id UNB_09be0f6903670e62d9e68d489ac9e570
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/30413
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Emmert, FabianoPereira, Reginaldo Sérgio2017-12-07T05:18:59Z2017-12-07T05:18:59Z2016-04EMMERT, Fabiano; PEREIRA, Reginaldo Sérgio. Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais: estudo de caso. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 26, n. 2, p. 601-613, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982016000200601&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30413http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760O estudo teve como objetivo realizar a caracterização geotécnica e a classificação rodoviária para utilização apropriada de diferentes solos locais como materiais de construção de estradas florestais. O estudo foi realizado em áreas florestais no município de Niquelândia, Goiás, Brasil. Coletaram-se solos finos e granulares predominantes, denominados SL e HA, respectivamente. Os solos foram submetidos a ensaios geotécnicos apropriados para obras rodoviárias, identificando os grupos pertencentes de acordo com as metodologias de classificação TRB e MCT. Os resultados demonstram que o solo SL, com fração predominante de areia fina, possui baixa plasticidade e pertence aos grupos A-4(1) e LA', segundo TRB e MCT, respectivamente. A tensão suportada alcançou 385,10 kPa na maior energia de compactação. A capacidade de suporte foi maior na energia de compactação intermediária. Para o solo granular HA, a fração predominante foi de pedregulho fino e seu enquadramento no grupo TRB foi A-1-b. Segundo a metodologia MCT, o solo SL é material prioritário para base e subleito de estradas. O comportamento esperado para o solo SL é satisfatório como material empregado no subleito, e o HA, excelente, segundo a classificação TRB. A capacidade de suporte dos solos SL e HA indicam que devem ser empregados como reforço de subleito e base, respectivamente. Em estradas florestais, o solo SL pode ser empregado como subleito e HA como base ou revestimento primário.The study aimed to carry out geotechnical characterization and road classification for proper use of different local soils, as construction materials for forest roads. The study was performed in plantation forest areas in the municipality of Niquelândia, Goiás, Brazil. Predominant fine and course soils have been collected, which were called as SL and HA, respectively. Soil samples were submitted to appropriate geotechnical tests for road infrastructures, identifying the pertaining groups in accordance with the methodologies of TRB and MCT classifications. The results demonstrate that SL soil has predominant fraction of fine sand and low plasticity, classified as A-4(1) and LA' groups, in according to TRB and MCT classifications, respectively. The supported tension for this soil reached 385.10 kPa on highest energy of compacting. The highest support capacity was reached on intermediate energy of compacting. For HA soil, the predominant fraction was fine gravel and it has fitted into TRB group as A-1-b soil. According to MCT methodology, SL soil is a priority material for base and subgrade of roads. The expected behavior for SL soil was satisfactory as a useful material for subgrade, whereas HA soil was considered as excellent, both in according to TRB classification. The support capacity of SL and HA soils indicates they must be used as reinforcement of subgrade and base, respectively. For forest roads, SL soil is recommended for subgrade and HA for base or primary layer.Universidade Federal de Santa MariaCiência Florestal - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982016000200601&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 dez. 2017;info:eu-repo/semantics/openAccessCaracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de casoGeotechnical characterization and soils classification for forest roads : case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMecânica do soloSolos - classificaçãoEstradas florestaisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CaracterizacaoGeotecnicaClassificacao.pdfARTIGO_CaracterizacaoGeotecnicaClassificacao.pdfapplication/pdf1830739http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30413/1/ARTIGO_CaracterizacaoGeotecnicaClassificacao.pdfdb164d04ef49c29634da2639c02e2279MD51open access10482/304132023-05-24 20:14:42.227open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/30413Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-05-24T23:14:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Geotechnical characterization and soils classification for forest roads : case study
title Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
spellingShingle Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
Emmert, Fabiano
Mecânica do solo
Solos - classificação
Estradas florestais
title_short Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
title_full Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
title_fullStr Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
title_full_unstemmed Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
title_sort Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais : estudo de caso
author Emmert, Fabiano
author_facet Emmert, Fabiano
Pereira, Reginaldo Sérgio
author_role author
author2 Pereira, Reginaldo Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Emmert, Fabiano
Pereira, Reginaldo Sérgio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Mecânica do solo
Solos - classificação
Estradas florestais
topic Mecânica do solo
Solos - classificação
Estradas florestais
description O estudo teve como objetivo realizar a caracterização geotécnica e a classificação rodoviária para utilização apropriada de diferentes solos locais como materiais de construção de estradas florestais. O estudo foi realizado em áreas florestais no município de Niquelândia, Goiás, Brasil. Coletaram-se solos finos e granulares predominantes, denominados SL e HA, respectivamente. Os solos foram submetidos a ensaios geotécnicos apropriados para obras rodoviárias, identificando os grupos pertencentes de acordo com as metodologias de classificação TRB e MCT. Os resultados demonstram que o solo SL, com fração predominante de areia fina, possui baixa plasticidade e pertence aos grupos A-4(1) e LA', segundo TRB e MCT, respectivamente. A tensão suportada alcançou 385,10 kPa na maior energia de compactação. A capacidade de suporte foi maior na energia de compactação intermediária. Para o solo granular HA, a fração predominante foi de pedregulho fino e seu enquadramento no grupo TRB foi A-1-b. Segundo a metodologia MCT, o solo SL é material prioritário para base e subleito de estradas. O comportamento esperado para o solo SL é satisfatório como material empregado no subleito, e o HA, excelente, segundo a classificação TRB. A capacidade de suporte dos solos SL e HA indicam que devem ser empregados como reforço de subleito e base, respectivamente. Em estradas florestais, o solo SL pode ser empregado como subleito e HA como base ou revestimento primário.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:18:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv EMMERT, Fabiano; PEREIRA, Reginaldo Sérgio. Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais: estudo de caso. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 26, n. 2, p. 601-613, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982016000200601&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/30413
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760
identifier_str_mv EMMERT, Fabiano; PEREIRA, Reginaldo Sérgio. Caracterização geotécnica e classificação de solos para estradas florestais: estudo de caso. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 26, n. 2, p. 601-613, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-50982016000200601&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 dez. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30413
http://dx.doi.org/10.5902/1980509822760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/30413/1/ARTIGO_CaracterizacaoGeotecnicaClassificacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db164d04ef49c29634da2639c02e2279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801863740002402304