Assistência estudantil na Universidade de Brasília : uma avaliação de sua efetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luiz Cláudio Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43199
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
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spelling Assistência estudantil na Universidade de Brasília : uma avaliação de sua efetividadeAssistência estudantilPrograma Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)Políticas públicas - avaliaçãoPolíticas públicas educacionaisEnsino superior - avaliaçãoUniversidade de BrasíliaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.A avaliação de políticas públicas é essencial para os gestores tomarem decisões. Com esta, é possível verificar se a política está atingindo seu objetivo e se o recurso disponibilizado está sendo empregado da melhor forma possível. O Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES - completa 11 anos de sua implementação, no entanto, há poucos estudos relacionados a sua eficiência e eficácia, sendo necessária uma avaliação de sua efetividade. Este estudo tem como objetivo avaliar os programas de assistência estudantil da UnB no período de 2010-2014, por meio da comparação das taxas de evasão e retenção dos estudantes participantes e não participantes dos programas. A escolha dos dois indicadores tem como base os objetivos definidos pelo Decreto do PNAES 7.234/2010. A partir dos dados coletados, foi feita a análise desses indicadores tendo por base os cursos dos estudantes e em acordo com as notas de corte pra ingresso na Universidade de Brasília (UnB). Na análise dos resultados foi identificado que não houve diferença na taxa de evasão entre os dois grupos analisados, e, quando avaliado pelos cursos, a taxa de evasão variou inversamente proporcional ao prestígio social do curso. A retenção dos estudantes da assistência estudantil apresentou ser maior do que a dos estudantes não participantes em cursos de médio e baixo prestígio. Conclui-se que os programas de assistência têm atingido o objetivo do PNAES, reduzindo a taxa de evasão e mantendo a média de retenção dos estudantes atendidos dentro dos parâmetros definidos pelo MEC. Destaca-se que, no caso da retenção, são necessários ajustes para que essa seja igual entre todos os estudantes da UnB, principalmente nos cursos de médio e baixo prestígio.The evaluation of public policies is essential for managers to make decisions. With this, it is possible to verify if the policy is reaching its objective and if the available resource is being used in the best possible way. The National Student Assistance Program – PNAES completes 11 years of its implementation, but there are few studies related to the efficiency and effectiveness of them, requiring an evaluation of their effectiveness. This study aims to evaluate UnB's student assistance programs in the period 2010-2014, by comparing the dropout and retention rates of participating and non-participating students in the programs. The choice of the two indicators is based on the objectives defined by the PNAES Decree 7,234/2010. From the data collected, the analysis of these indicators was carried out, by student courses according to level of prestige. In the analysis of the results, it was identified that there was no difference in the dropout rate between the two groups analyzed and when evaluated by the courses, the dropout rate varied inversely proportional to the social prestige of the course. The retention of students from student assistance was higher than that of non-participating students for medium and low prestige courses. It is concluded that the assistance programs have achieved the PNAES objective, reducing the dropout rate and maintaining the average retention rate of the assisted students within the parameters defined by the MEC. It is noteworthy that in the case of retention, adjustments are needed so that retention is equal among all students at UnB, especially in medium and low prestige courses.Almeida, Alexandre Nascimento deFerreira, Luiz Cláudio Costa2022-03-30T19:36:29Z2022-03-30T19:36:29Z2022-03-302021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Luiz Cláudio Costa. Assistência estudantil na Universidade de Brasília: uma avaliação de sua efetividade. 2021. 43 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43199A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T20:43:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/43199Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T20:43:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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