Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Moema da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15996
Resumo: O texto visa relatar a experiência de aprendizado de competências e habilidades para o cuidado em saúde mental de alunos de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), por meio da participação em grupos de Terapia Comunitária (TC). Conclui-se que, ao longo da disciplina, houve redimensionamento de valores, conceitos e papéis sociais dos alunos, o que demonstra que a TC pode contribuir com a aprendizagem do profissional enfermeiro no processo de cuidar em saúde mental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_0adeb378747288ac8aa06dfa492b692d
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15996
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagemLiving, reflecting and learning to mental health care : community as therapy education strategy in nursing courseEl vivir, reflejo y el aprender tomar de cuidado en de la salud mental : la terapia communitarian como estrategia de la educación en el curso de enfermeriaCuidados de enfermagemTerapia comunitáriaAprendizagem significativaSaúde mentalO texto visa relatar a experiência de aprendizado de competências e habilidades para o cuidado em saúde mental de alunos de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), por meio da participação em grupos de Terapia Comunitária (TC). Conclui-se que, ao longo da disciplina, houve redimensionamento de valores, conceitos e papéis sociais dos alunos, o que demonstra que a TC pode contribuir com a aprendizagem do profissional enfermeiro no processo de cuidar em saúde mental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe text aims to tell the experience of abilities and competencies learning for the care in mental health of nursing students at the Universidade de Brasília (UnB), by means of the participation in groups of Community Therapy (CT). It’s possible to conclude that throughout the discipline, there was a new dimensioning of values, concepts and social papers of the students, which demonstrates that CT can contribute with the nursing professional learning in the process of taking care in mental health. _________________________________________________________________________________ RESUMENEl texto tiene por objetivo relatar la experiencia de aprendizaje de competencias y habvilidades para el cuidado en salud mental de alumnos de enfermería de la Universidad de Brasília (UnB), por medio de la participación en grupos de Terapia Comunitaria (TC). Se concluye que a lo largo de la disciplina, hubo redimensionamiento de valores, conceptos y papeles sociales de los alumnos, lo que demuestra que la TC puede contribuir con el aprendizaje del profesional enfermero en el proceso de cuidar en salud mental.Núcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasília2014-07-29T13:17:45Z2014-07-29T13:17:45Z2010-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Moema da Silva. Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental: a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 4, n. 1, p. 135-145, dez. 2010. ISSN 1982-8829. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893>. Acesso em: 11 Jul. 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15996Tempus Actas de Saúde Coletiva - Esta obra é licenciada sob uma Creative Commons (Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported (CC BY-NC-SA 3.0)). Fonte: http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893. Acesso em: 14 jul. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Moema da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T00:05:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/15996Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T00:05:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
Living, reflecting and learning to mental health care : community as therapy education strategy in nursing course
El vivir, reflejo y el aprender tomar de cuidado en de la salud mental : la terapia communitarian como estrategia de la educación en el curso de enfermeria
title Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
spellingShingle Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
Borges, Moema da Silva
Cuidados de enfermagem
Terapia comunitária
Aprendizagem significativa
Saúde mental
title_short Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
title_full Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
title_fullStr Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
title_full_unstemmed Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
title_sort Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental : a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem
author Borges, Moema da Silva
author_facet Borges, Moema da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Moema da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados de enfermagem
Terapia comunitária
Aprendizagem significativa
Saúde mental
topic Cuidados de enfermagem
Terapia comunitária
Aprendizagem significativa
Saúde mental
description O texto visa relatar a experiência de aprendizado de competências e habilidades para o cuidado em saúde mental de alunos de enfermagem da Universidade de Brasília (UnB), por meio da participação em grupos de Terapia Comunitária (TC). Conclui-se que, ao longo da disciplina, houve redimensionamento de valores, conceitos e papéis sociais dos alunos, o que demonstra que a TC pode contribuir com a aprendizagem do profissional enfermeiro no processo de cuidar em saúde mental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2014-07-29T13:17:45Z
2014-07-29T13:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Moema da Silva. Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental: a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 4, n. 1, p. 135-145, dez. 2010. ISSN 1982-8829. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893>. Acesso em: 11 Jul. 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15996
identifier_str_mv BORGES, Moema da Silva. Vivendo, refletindo e aprendendo a cuidar em saúde mental: a terapia comunitária como estratégia de ensino no curso de enfermagem. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 4, n. 1, p. 135-145, dez. 2010. ISSN 1982-8829. Disponível em: <http://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/948/893>. Acesso em: 11 Jul. 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Saúde Pública - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508328915566592