O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Fernanda Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tokarski, Flávia Millena Biroli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29292
https://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
Resumo: Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.
id UNB_0af68e518bfb4f768114b9dcf973ee27
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/29292
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010Gender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in BrazilGender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in BrazilMídiaGêneroEleiçõesMulheresEstereótipos (Psicologia social)Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.The article discusses the intersections between media, gender and elections, presenting an analysis of the coverage in the Jornal Nacional, the evening news of the main Brazilian Television Network, Rede Globo, and propaganda produced by candidates during the 2010 Brazilian presidential elections. It is not a general analysis of TV news and propaganda, but a study focused on gender bias in an election that had two women running for President, both with real chances of winning. The analysis shows how gender is part of the image of the main candidates, both in journalism and in their own campaign strategies. We point out differences and complementarities in gender stereotypes in these two different discourses.Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu2017-12-07T05:07:30Z2017-12-07T05:07:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOTA, Fernanda Ferreira; BIROLI, Flávia. O gênero na política: a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29292https://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197Cadernos Pagu - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 31 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Fernanda FerreiraTokarski, Flávia Millena Biroliporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:15:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/29292Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:15:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
Gender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in Brazil
Gender within politics : the building of the "feminine" in the 2010 presidential elections in Brazil
title O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
spellingShingle O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
Mota, Fernanda Ferreira
Mídia
Gênero
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
title_short O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
title_full O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
title_fullStr O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
title_full_unstemmed O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
title_sort O gênero na política : a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010
author Mota, Fernanda Ferreira
author_facet Mota, Fernanda Ferreira
Tokarski, Flávia Millena Biroli
author_role author
author2 Tokarski, Flávia Millena Biroli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Fernanda Ferreira
Tokarski, Flávia Millena Biroli
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Gênero
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
topic Mídia
Gênero
Eleições
Mulheres
Estereótipos (Psicologia social)
description Este artigo discute as relações entre mídia, gênero e eleições por meio da análise da cobertura jornalística do Jornal Nacional da Rede Globo e do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral durante a campanha de 2010, com foco na cobertura e nas inserções das/os principais candidatas/os à Presidência da República, Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva. Não se propõe uma análise ampla da cobertura ou das estratégias eleitorais, mas um estudo sobre as marcas de gênero nesse material. Analisamos em que medida e de que forma o gênero marca a imagem de candidatas e candidato, no discurso jornalístico e no discurso da campanha. Procuramos, também, compreender diferenças e formas de reforço recíproco na mobilização de estereótipos de gênero nos dois registros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-12-07T05:07:30Z
2017-12-07T05:07:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTA, Fernanda Ferreira; BIROLI, Flávia. O gênero na política: a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2019.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/29292
https://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
identifier_str_mv MOTA, Fernanda Ferreira; BIROLI, Flávia. O gênero na política: a construção do "feminino" nas eleições presidenciais de 2010. Cadernos Pagu, Campinas, n. 43, p. 197-231, dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332014000200197&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 out. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29292
https://dx.doi.org/10.1590/0104-8333201400430197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900885431910400