Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Murta, Sheila Giardini
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Borges, Francimara Azevedo, Ribeiro, Danilo Cruvinel, Rocha, Eliana Porto, Menezes, Jordana Calil Lopes de, Prado, Marina de Moraes e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001
Resumo: Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.
id UNB_0afa95857162b6e9b013f126d2f5572c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33137
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vidaPrimary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills programConscientização socialSatisfação do consumidorAdolescência - saúde mentalPsicologia - metodologiaPrevençãoEste artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.This paper describes the process and results reached in a life skills program for 18 adolescents, from a non-clinical sample, with 12 to 14 years-old. Sixteen group sessions were done, based on a psycho-educational approach and group techniques. The process evaluation included diary measures of consumer satisfaction, practice of skills trained in the course of the intervention and support provided by the group. The process evaluation demonstrated that the participants felt satisfied with the program; practiced social skills, cognitive skills and stress management skills learned during the intervention; and demonstrated a sense of confidence in the group intervention. Follow-up interviews one year after the intervention conducted with the adolescents and their parents shown that the behavioral changes were maintained. The results suggest positive results from the intervention, but experimental studies will be necessary for robust conclusions on the effectiveness of this program.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-12-06T13:44:33Z2018-12-06T13:44:33Z2009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001Estudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMurta, Sheila GiardiniBorges, Francimara AzevedoRibeiro, Danilo CruvinelRocha, Eliana PortoMenezes, Jordana Calil Lopes dePrado, Marina de Moraes eporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/33137Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
Primary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills program
title Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
spellingShingle Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
Murta, Sheila Giardini
Conscientização social
Satisfação do consumidor
Adolescência - saúde mental
Psicologia - metodologia
Prevenção
title_short Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
title_full Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
title_fullStr Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
title_full_unstemmed Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
title_sort Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
author Murta, Sheila Giardini
author_facet Murta, Sheila Giardini
Borges, Francimara Azevedo
Ribeiro, Danilo Cruvinel
Rocha, Eliana Porto
Menezes, Jordana Calil Lopes de
Prado, Marina de Moraes e
author_role author
author2 Borges, Francimara Azevedo
Ribeiro, Danilo Cruvinel
Rocha, Eliana Porto
Menezes, Jordana Calil Lopes de
Prado, Marina de Moraes e
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Murta, Sheila Giardini
Borges, Francimara Azevedo
Ribeiro, Danilo Cruvinel
Rocha, Eliana Porto
Menezes, Jordana Calil Lopes de
Prado, Marina de Moraes e
dc.subject.por.fl_str_mv Conscientização social
Satisfação do consumidor
Adolescência - saúde mental
Psicologia - metodologia
Prevenção
topic Conscientização social
Satisfação do consumidor
Adolescência - saúde mental
Psicologia - metodologia
Prevenção
description Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12
2018-12-06T13:44:33Z
2018-12-06T13:44:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001
identifier_str_mv MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508206455521280