Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001 |
Resumo: | Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa. |
id |
UNB_0afa95857162b6e9b013f126d2f5572c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33137 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vidaPrimary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills programConscientização socialSatisfação do consumidorAdolescência - saúde mentalPsicologia - metodologiaPrevençãoEste artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa.This paper describes the process and results reached in a life skills program for 18 adolescents, from a non-clinical sample, with 12 to 14 years-old. Sixteen group sessions were done, based on a psycho-educational approach and group techniques. The process evaluation included diary measures of consumer satisfaction, practice of skills trained in the course of the intervention and support provided by the group. The process evaluation demonstrated that the participants felt satisfied with the program; practiced social skills, cognitive skills and stress management skills learned during the intervention; and demonstrated a sense of confidence in the group intervention. Follow-up interviews one year after the intervention conducted with the adolescents and their parents shown that the behavioral changes were maintained. The results suggest positive results from the intervention, but experimental studies will be necessary for robust conclusions on the effectiveness of this program.Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte2018-12-06T13:44:33Z2018-12-06T13:44:33Z2009-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001Estudos de Psicologia (Natal) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 out. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessMurta, Sheila GiardiniBorges, Francimara AzevedoRibeiro, Danilo CruvinelRocha, Eliana PortoMenezes, Jordana Calil Lopes dePrado, Marina de Moraes eporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:39:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/33137Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:39:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida Primary prevention in health in adolescence : evaluation of a life skills program |
title |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
spellingShingle |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida Murta, Sheila Giardini Conscientização social Satisfação do consumidor Adolescência - saúde mental Psicologia - metodologia Prevenção |
title_short |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
title_full |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
title_fullStr |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
title_full_unstemmed |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
title_sort |
Prevenção primária em saúde na adolescência : avaliação de um programa de habilidades de vida |
author |
Murta, Sheila Giardini |
author_facet |
Murta, Sheila Giardini Borges, Francimara Azevedo Ribeiro, Danilo Cruvinel Rocha, Eliana Porto Menezes, Jordana Calil Lopes de Prado, Marina de Moraes e |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Francimara Azevedo Ribeiro, Danilo Cruvinel Rocha, Eliana Porto Menezes, Jordana Calil Lopes de Prado, Marina de Moraes e |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Murta, Sheila Giardini Borges, Francimara Azevedo Ribeiro, Danilo Cruvinel Rocha, Eliana Porto Menezes, Jordana Calil Lopes de Prado, Marina de Moraes e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conscientização social Satisfação do consumidor Adolescência - saúde mental Psicologia - metodologia Prevenção |
topic |
Conscientização social Satisfação do consumidor Adolescência - saúde mental Psicologia - metodologia Prevenção |
description |
Este artigo descreve o processo e resultados alcançados em um programa de habilidades de vida para dezoito adolescentes, de uma amostra não clínica, entre 12 a 14 anos de idade. Dezesseis sessões de grupo foram feitas, baseadas em uma abordagem psico-educativa e em técnicas de grupo. A avaliação de processo incluiu medidas diárias de satisfação do consumidor, prática de habilidades treinadas no curso da intervenção e suporte fornecido pelo grupo. A avaliação de processo demonstrou que os participantes se sentiram satisfeitos com o programa; praticaram habilidades sociais, habilidades cognitivas e habilidades de manejo de estresse aprendidas durante a intervenção; e demonstram um senso de confiança na intervenção em grupo. Entrevistas de follow-up conduzidas um ano depois com os adolescentes e seus pais mostraram que as mudanças comportamentais se mantiveram. Os resultados mostraram-se positivos, mas estudos experimentais serão necessários para conclusões definitivas sobre a efetividade do programa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12 2018-12-06T13:44:33Z 2018-12-06T13:44:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001 |
identifier_str_mv |
MURTA, Sheila Giardini et al. Prevenção primária em saúde na adolescência: avaliação de um programa de habilidades de vida. Estudos de Psicologia (Natal), Natal, v. 14, n. 3, p. 181-189, dez. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2009000300001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 out. 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33137 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508206455521280 |