Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zardo, Sinara Pollom
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/12582
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
id UNB_0afc168162bf95eb8bdb6598392ff5ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/12582
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensinoInclusão escolarDeficientes - educaçãoEnsino médioSistemas de ensinoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.A presente tese situa-se na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação e tem como temas centrais a organização dos sistemas de ensino e as políticas públicas de educação para as pessoas com deficiência no ensino médio. Trata-se de um estudo que apresenta como eixo de análise os direitos humanos, especialmente, o direito humano à educação para as pessoas com deficiência. Apoiada no movimento de educação inclusiva, a educação especial, a partir da década de 90 do século passado, desponta no cenário de implementação das políticas públicas de educação, reivindicando o direito à educação para as pessoas com deficiência em escolas comuns do ensino regular e definindo sua função no sistema de ensino como modalidade complementar ou suplementar à escolarização. Considerando os princípios constitucionais que evidenciam o direito de todos à educação e as atuais políticas públicas que orientam a organização de sistemas educacionais inclusivos, esta investigação tem como objetivo geral analisar os processos de gestão dos sistemas de ensino das Unidades Federativas brasileiras com vistas à inclusão escolar de jovens com deficiência no ensino médio, considerando a expansão da idade escolar obrigatória até os 17 anos, conforme a Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, e a expansão da oferta do ensino médio, com a previsão de torná-lo etapa obrigatória da formação. Este estudo, de cunho qualitativo, é subsidiado pelos referenciais da Sociologia Interpretativa, do Interacionismo Simbólico e da Fenomenologia Social. As entrevistas narrativas constituíram o instrumento de coleta de dados e o método documentário permitiu a aproximação e a teorização da singularidade e da especificidade das experiências concretas vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa, contextualizados em seus tempos e espaços, bem como possibilitou a compreensão dos processos de organização da inclusão escolar de estudantes com deficiência no ensino médio, nos sistemas de ensino dos estados de São Paulo, Goiás, Paraná, Tocantins e Maranhão. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância do conhecimento da trajetória biográfico-profissional dos gestores para compreender as ações e as estratégias organizacionais implementadas no âmbito dos sistemas de ensino. Pode-se constatar que diferentes concepções orientam a organização da educação inclusiva no país, dividindo a atuação das unidades federativas nos princípios do direito e do dever à educação e, em consequência, tais concepções apóiam a inclusão de determinadas deficiências, em detrimento de outras, na última etapa da educação básica.This thesis is in the research line Public Policy and Management of Basic Education and has as its central themes the educational systems organization and public policies of education for people with disabilities in high school. This is a study that presents as analysis area the human rights, particularly the human right to education for people with disabilities. Supported by the movement of inclusive education, from the 90s of last century, special education emerges on the implementation stage of public policies on education, claiming the right to education for people with disabilities in common schools in regular education setting their role in the education and the current public policies that guide the organization of inclusive educational systems, this research aims at analyzing the processes of management of education systems of the Brazilian Federal Units aiming at the school inclusion young people with disabilities in high school, considering the expansion of compulsory school age up to 17 years, according to Constitutional Amendment No. 59, November 11, 2009, and the expansion of high school with the forecast to make it step obligatory education. This study, a qualitative, is subsidized by the references of Interpretative Sociology, Symbolic Interacinism and Social Phenomenology. The narrative interviews formed the data collection instrument and the documentary method allowed approach and theory of singularity and specificity of concrete experiences lived by research subjects, contextualized in their times and spaces, and made possible the understanding of organizational processes of inclusion school students with disabilities in high school, in education systems of the states of São Paulo, Goiás, Paraná, Tocantins and Manhanhão. The survey results demonstrate the importance of knowing the biographical and professional history of managers to understand the actions and organizational strategies implemented in the context of educational systems. It is evident that different conceptions guiding the organization of inclusive education in the country, dividing the work of federal unit in the principles of right and duty to education and, consequently, these concepts support the inclusion of certain deficiencies at the expense of others, in the last stage of basic education.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoWeller, WivianZardo, Sinara Pollom2013-03-25T13:50:26Z2013-03-25T13:50:26Z2013-03-252012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. 2012. 378 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/12582info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T20:36:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/12582Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T20:36:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
title Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
spellingShingle Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
Zardo, Sinara Pollom
Inclusão escolar
Deficientes - educação
Ensino médio
Sistemas de ensino
title_short Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
title_full Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
title_fullStr Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
title_full_unstemmed Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
title_sort Direito à educação : a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino
author Zardo, Sinara Pollom
author_facet Zardo, Sinara Pollom
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Weller, Wivian
dc.contributor.author.fl_str_mv Zardo, Sinara Pollom
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Deficientes - educação
Ensino médio
Sistemas de ensino
topic Inclusão escolar
Deficientes - educação
Ensino médio
Sistemas de ensino
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-03-25T13:50:26Z
2013-03-25T13:50:26Z
2013-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. 2012. 378 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/12582
identifier_str_mv ZARDO, Sinara Pollom. Direito à educação: a inclusão de alunos com deficiência no ensino médio e a organização dos sistemas de ensino. 2012. 378 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/12582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508357536448512