Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Maria de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/5639
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, 2007.
id UNB_0b0d3918d9e6b0c0c07db3495f7824b4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/5639
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-açãoEducação sexualSaúde escolarEnfermagem - saúde públicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, 2007.Estudo sobre as dificuldades enfrentadas por professores ao trabalhar a temática orientação sexual no ambiente escolar, visando desenvolver práticas pedagógicas educativas centradas na prevenção. O objetivo geral foi desenvolver e analisar junto aos professores, de um colégio público localizado na região leste do município de Goiânia/Goiás, o processo de conscientização crítica para a construção de estratégias educativas de prevenção e promoção da saúde sexual e reprodutiva dos alunos. Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa um grupo de educadores composto por professores, diretora e coordenadores do período matutino do colégio. Para a obtenção dos dados utilizamos encontros grupais, a observação participante e a entrevista individual, ocorrida no período de abril de 2006 a março de 2007. A análise dos dados foi feita a partir da descrição analítica dos encontros grupais e de discussão à luz do referencial teórico. O resultado desta investigação nos mostrou que o movimento do grupo favoreceu o processo de conscientização crítica dos professores acerca da complexidade do trabalho de orientação sexual no ambiente escolar, bem como a aquisição de novos conhecimentos, que subsidiaram a elaboração de uma proposta de inclusão dessa temática no Projeto Político Pedagógico do colégio. Consideramos que a metodologia da pesquisa-ação mostrou-se eficaz na abordagem do grupo estudado pela característica participativa e mobilizadora, viabilizando o alcance do objetivo proposto e instrumentalizando-o para o desenvolvimento de ações educativas inovadoras sobre a temática orientação sexual no ambiente escolar. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTStudy about the difficulties faced by professors when working the theme of sexual orientation in the school environment, aiming to develop pedagogical educational practices centered in prevention. The general goal was to develop and analyze, together with the teachers of a public school located in the east side of the city of Goiânia/Goiás, the process of critical consciousness about the construction of educational strategies of prevention and promotion of the student’s sexual and reproductive health. Descriptive research of qualitative approach, with focus on research-action. A group of educators formed by teachers, principal and coordinators of the morning period of the school participated in the research. To obtain the data we used group meetings, participant observation and individual interview which happened in the period of April 2006 through March 2007. The analysis of the data was made from analytical description of the group meetings and the discussions based on the theoretical referencing. The result of this investigation showed us that the movement of the group favored the process of critical consciousness of the teachers on the complexity of the sexual orientation work in the school environment, as well as the acquisition of new knowledge that subsidized the elaboration of a proposal of inclusion of this theme in the school’s Political Pedagogical Project. We consider that the methodology of the research-action showed itself to be effective in approaching the studied group because of the participative and mobilizing characteristic, allowing the reach of the proposed goal and making it an instrument for the development of educational and innovative actions about the theme of sexual orientation in the school environment.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeMunari, Denize BoutteletSouza, Márcia Maria de2010-10-11T22:18:58Z2010-10-11T22:18:58Z2010-10-112007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSOUZA, Márcia Maria de. Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação. 2007. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, Goiânia, 2007http://repositorio.unb.br/handle/10482/5639info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T19:46:48Zoai:repositorio.unb.br:10482/5639Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T19:46:48Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
title Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
spellingShingle Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
Souza, Márcia Maria de
Educação sexual
Saúde escolar
Enfermagem - saúde pública
title_short Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
title_full Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
title_fullStr Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
title_full_unstemmed Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
title_sort Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação
author Souza, Márcia Maria de
author_facet Souza, Márcia Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munari, Denize Bouttelet
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Saúde escolar
Enfermagem - saúde pública
topic Educação sexual
Saúde escolar
Enfermagem - saúde pública
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, 2007.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2010-10-11T22:18:58Z
2010-10-11T22:18:58Z
2010-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Márcia Maria de. Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação. 2007. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, Goiânia, 2007
http://repositorio.unb.br/handle/10482/5639
identifier_str_mv SOUZA, Márcia Maria de. Construindo a inclusão da temática educação sexual no projeto político pedagógico de um colégio público de Goiânia-Goiás na perspectiva da pesquisa-ação. 2007. 183 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)-Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Convênio Rede Centro-Oeste, UnB, UFG, UFMS, Goiânia, 2007
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/5639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508181897871360