Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Roseli Esquerdo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Malfitano, Ana Paula Serrata, Palma, Ariane Machado, Furlan, Paula Giovana, Brito, Eni Marçal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003
Resumo: Este trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_0b22953c1919a695b4fd5b8f06c2cfcb
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11359
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociaisSociais education and health : territorial responsibility, community, and social demandsSaúde da famíliaAgentes comunitários de saúdeFormação de recursos humanosSaúde coletivaSaúde da comunidadeEste trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study is part of a larger research project on "Primary Care and the Construction of the Unified National Health System: Citizenship, Rights, and Public Policies", which takes a socio-historical perspective to question the Family Health Strategy. The article discusses the inclusion/exclusion of Primary Care for community demands and those related to issues not traditionally covered by health, such as persons with disabilities or mental disorders, with a focus on action by community health workers (CHWs). The study highlights the role of student training and the possibility of strengthening the integration between teaching and services for the demands by these population groups. Three experiences were analyzed in the cities of São Paulo and São Carlos, seeking to define strategies for awareness-raising and training of CHWs to deal with community demands. Real involvement with the community and awareness-raising and training of CHWs concerning the needs of specific population groups and social demands beyond basic health needs are fundamental strategies for implementing the notion of territorial responsibility in health and genuinely universal care.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)Associação Brasileira de Educação Médica2012-10-03T21:09:36Z2012-10-03T21:09:36Z2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Roseli Esquerdo et al. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 18-26, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 3 out. 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003Associação Brasileira de Educação Médica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 out. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Roseli EsquerdoMalfitano, Ana Paula SerrataPalma, Ariane MachadoFurlan, Paula GiovanaBrito, Eni Marçal deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-28T12:25:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/11359Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-28T12:25:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
Sociais education and health : territorial responsibility, community, and social demands
title Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
spellingShingle Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
Lopes, Roseli Esquerdo
Saúde da família
Agentes comunitários de saúde
Formação de recursos humanos
Saúde coletiva
Saúde da comunidade
title_short Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
title_full Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
title_fullStr Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
title_full_unstemmed Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
title_sort Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
author Lopes, Roseli Esquerdo
author_facet Lopes, Roseli Esquerdo
Malfitano, Ana Paula Serrata
Palma, Ariane Machado
Furlan, Paula Giovana
Brito, Eni Marçal de
author_role author
author2 Malfitano, Ana Paula Serrata
Palma, Ariane Machado
Furlan, Paula Giovana
Brito, Eni Marçal de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Roseli Esquerdo
Malfitano, Ana Paula Serrata
Palma, Ariane Machado
Furlan, Paula Giovana
Brito, Eni Marçal de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da família
Agentes comunitários de saúde
Formação de recursos humanos
Saúde coletiva
Saúde da comunidade
topic Saúde da família
Agentes comunitários de saúde
Formação de recursos humanos
Saúde coletiva
Saúde da comunidade
description Este trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-03T21:09:36Z
2012-10-03T21:09:36Z
2012-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOPES, Roseli Esquerdo et al. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 18-26, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 3 out. 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003
identifier_str_mv LOPES, Roseli Esquerdo et al. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 18-26, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 3 out. 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508354487189504