Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003 |
Resumo: | Este trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
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Educação e saúde : territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociaisSociais education and health : territorial responsibility, community, and social demandsSaúde da famíliaAgentes comunitários de saúdeFormação de recursos humanosSaúde coletivaSaúde da comunidadeEste trabalho integra a pesquisa “Ações Básicas de Saúde e a Construção do SUS: Cidadania, Direitos e Políticas Públicas”, que questiona, a partir de uma perspectiva sócio-histórica, a Estratégia de Saúde da Família. Discute-se a inclusão/exclusão na Atenção Básica de demandas comunitárias e daquelas referentes a problemáticas não tradicionalmente acolhidas pela saúde, como das pessoas com deficiência ou portadoras de transtorno mental, enfocando-se a ação dos agentes comunitários de saúde (ACS). Destaca-se o papel da formação dos estudantes e a possibilidade de potencializar a integração ensino-serviço para as demandas desses grupos populacionais. Trabalhou-se com três experiências, nas cidades de São Paulo e de São Carlos (SP), buscando definir estratégias para a sensibilização e formação dos ACS para lidar com demandas trazidas pela comunidade. O envolvimento real com a comunidade e a sensibilização/capacitação do ACS acerca das necessidades de grupos populacionais específicos e das demandas sociais para além da saúde básica são estratégias fundamentais para efetivar a noção de responsabilidade territorial em saúde e a real universalização da atenção. ____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study is part of a larger research project on "Primary Care and the Construction of the Unified National Health System: Citizenship, Rights, and Public Policies", which takes a socio-historical perspective to question the Family Health Strategy. The article discusses the inclusion/exclusion of Primary Care for community demands and those related to issues not traditionally covered by health, such as persons with disabilities or mental disorders, with a focus on action by community health workers (CHWs). The study highlights the role of student training and the possibility of strengthening the integration between teaching and services for the demands by these population groups. Three experiences were analyzed in the cities of São Paulo and São Carlos, seeking to define strategies for awareness-raising and training of CHWs to deal with community demands. Real involvement with the community and awareness-raising and training of CHWs concerning the needs of specific population groups and social demands beyond basic health needs are fundamental strategies for implementing the notion of territorial responsibility in health and genuinely universal care.Faculdade UnB Ceilândia (FCE)Curso de Saúde Coletiva (FCE-SC)Associação Brasileira de Educação Médica2012-10-03T21:09:36Z2012-10-03T21:09:36Z2012-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOPES, Roseli Esquerdo et al. Educação e saúde: territórios de responsabilidade, comunidade e demandas sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl.1, p. 18-26, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 3 out. 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11359http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000200003Associação Brasileira de Educação Médica - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 3 out. 2012.info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Roseli EsquerdoMalfitano, Ana Paula SerrataPalma, Ariane MachadoFurlan, Paula GiovanaBrito, Eni Marçal deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-28T12:25:26Zoai:repositorio.unb.br:10482/11359Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-28T12:25:26Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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