Os papéis dos stakeholders na formulação do Pronatec
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33310 http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180095 |
Resumo: | Em todos os estágios do ciclo de políticas públicas pode se verificar a importância de diversos stakeholders, seja aprovando, influenciando, implementando, monitorando ou ajudando a modificar ações e decisões. Considerando que a análise dos stakeholders tem como objetivo determinar sua relevância em um projeto ou política, o objetivo deste artigo é mapear os stakeholders envolvidos no processo de formulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e compreender a atuação e a influência deles no processo. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa, por meio da análise de conteúdo de documentos formais e entrevistas com gestores do programa. A partir do mapeamento dos stakeholders, eles foram classificados segundo o modelo de Savage e colaboradores (1991), cujo resultado revelou o potencial de cada stakeholder em ameaçar ou colaborar com o programa. |
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Os papéis dos stakeholders na formulação do PronatecLos papeles de los stakeholders en la formulación del PronatecThe role of stakeholders in the formulation of PronatecStakeholdersPolítica públicaPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e EmpregoEm todos os estágios do ciclo de políticas públicas pode se verificar a importância de diversos stakeholders, seja aprovando, influenciando, implementando, monitorando ou ajudando a modificar ações e decisões. Considerando que a análise dos stakeholders tem como objetivo determinar sua relevância em um projeto ou política, o objetivo deste artigo é mapear os stakeholders envolvidos no processo de formulação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e compreender a atuação e a influência deles no processo. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa, por meio da análise de conteúdo de documentos formais e entrevistas com gestores do programa. A partir do mapeamento dos stakeholders, eles foram classificados segundo o modelo de Savage e colaboradores (1991), cujo resultado revelou o potencial de cada stakeholder em ameaçar ou colaborar com o programa.At all stages of the public policy cycle, the importance of various stakeholders can be verified, either by approving, influencing, implementing, monitoring or helping to modify actions and decisions. Considering that the stakeholder analysis aims at determining the relevance of the stakeholders in a project or policy, the objective of this article is to map the stakeholders involved in the formulation process of the National Program for Access to Technical Teaching and Employment (Pronatec) and to understand the performance and their influence on the process. The qualitative research method was used, through content analysis of formal documents and interviews with program managers. From the mapping of the stakeholders, they were classified according to the model of Savage and collaborators (1991), whose result revealed the potential of each stakeholder to threaten or collaborate with the program.En todas las etapas del ciclo de políticas públicas puede verificarse la importancia de diversos stakeholders, sea aprobando, influenciando, implementando, monitoreando o ayudando a modificar acciones y decisiones. Considerando que el análisis de los stakeholders tiene como objetivo determinar la relevancia de los stakeholders en un proyecto o política, el objetivo de este artículo es mapear a los stakeholders involucrados en el proceso de formulación del Programa Nacional de Acceso a la Enseñanza Técnica y Empleo (Pronatec) y comprender la actuación y su influencia en el proceso. Se utilizó el método cualitativo de investigación, a través del análisis de contenido de documentos formales y entrevistas con gestores del programa. A partir del mapeo de los stakeholders, los mismos fueron clasificados según el modelo de Savage y colaboradores (1991), cuyo resultado reveló potencial de cada stakeholder en amenazar o colaborar con el programa.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoFundação Getulio Vargas2019-01-02T13:50:20Z2019-01-02T13:50:20Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBISPO, Fabiana Carvalho da Silva; GOMES, Ricardo Corrêa. Os papéis dos stakeholders na formulação do Pronatec. Revista Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 6, p. 1258-1269, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180095. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122018000601258&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019. ____________________________________________________________________________________________________________________________________BISPO, Fabiana Carvalho da Silva; GOMES, Ricardo Corrêa. The role of stakeholders in the formulation of Pronatec. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 6, p.1258-1269, nov./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180095. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122018000601258&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33310http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180095Revista de Administração Pública - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122018000601258&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Fabiana Carvalho da SilvaGomes, Ricardo Corrêaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-19T18:22:27Zoai:repositorio.unb.br:10482/33310Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-19T18:22:27Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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