Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Alexandre G. Q.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15602
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
id UNB_0b80282274f5e825f5eb374c83a197ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15602
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remixArte e tecnologiaArte na educaçãoSoftware livreDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.Dissertacao de mestrado sobre praticas artisticas e educacionais entrelacadas por meio do processo de criacao audiovisual improvisada possibilitada pela tecnologia digital. As propostas pedagogicas de uso do remix - como cinema ao vivo ou como VJ (visual joquei) - sao concretizadas com o uso das ferramentas de software livre desenvolvidas pelo autor - o conjunto de programas Quase-Cinema. É tracado um paralelo entre as praticas de cinema ao vivo e software-art com o conceito de obra aberta, como observado pelos artistas Hélio Oiticica, Lygia Clark e Joseph Beuys – visões nas quais os papéis de artista, de propositor e de educador tangenciam. A pesquisa tem o foco no desenvolvimento e analise da interface do software Quase-Cinema, assim como a analise das oficinas de arte-educacao ja realizadas. Para tais esclarecimentos, sao utilizadas entrevistas realizadas presencialmente e online. O estudo tem o objetivo de identificar as potencialidades do software e suas oficinas relacionadas, com vistas em processos de expressao, capacitacao, fortalecimento e emancipacao de criadores nas cadeias criativas do audiovisual e novas midias. O processo tem como objetivo final a sensibilizacao artistica em termos de percepcao e expressao em meios digitais. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACTResearch about artistic and educational practices woven together by improvised digital audiovisual creation enhanced by digital technologies. The pedagogical proposals centered around the use of remix on live cinema and VJ (visual jockey) practices – are made possible by the use of open source software packages (Quase-Cinema) developed by the author. A parallel is drawn between the practices of live cinema and software-art and the concept of open work of art, as seen by artists Hélio Oiticica, Lygia Clark and Joseph Beuys – visions that state the roles of artist, proponent and educator come together. The work has its focus on the development and analysis of the interface of the Quase-Cinema software, as well as a look on the art-education workshops held about the theme. Looking for these insights, interviews with users were conducted. The study had the objective of identifying the potencial of the software and its related workshops, aiming towards capacitation of creators on audiovisual and new media. The final goal is the artistic sensibilization on the terms perception and expression with digital media.Mota, Marcus SantosRangel, Alexandre G. Q.2014-05-13T15:39:44Z2014-05-13T15:39:44Z2014-05-132013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRANGEL, Alexandre G. Q. Quase-cinema: educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix. 2013. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15602A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-14T18:38:01Zoai:repositorio.unb.br:10482/15602Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-14T18:38:01Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
title Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
spellingShingle Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
Rangel, Alexandre G. Q.
Arte e tecnologia
Arte na educação
Software livre
title_short Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
title_full Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
title_fullStr Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
title_full_unstemmed Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
title_sort Quase-cinema : educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix
author Rangel, Alexandre G. Q.
author_facet Rangel, Alexandre G. Q.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, Marcus Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Alexandre G. Q.
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e tecnologia
Arte na educação
Software livre
topic Arte e tecnologia
Arte na educação
Software livre
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-05-13T15:39:44Z
2014-05-13T15:39:44Z
2014-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RANGEL, Alexandre G. Q. Quase-cinema: educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix. 2013. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15602
identifier_str_mv RANGEL, Alexandre G. Q. Quase-cinema: educação em artes visuais com software livre de criação visual e remix. 2013. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508387517333504