Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20689 |
Resumo: | Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na América Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. |
id |
UNB_0ba0362a0ee6476043d6bedc71495555 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/20689 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930)DocênciaMulheres - empregoIdentidade de gêneroObjetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na América Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência.This paper analyses the process of teaching force's feminization, in Latin-America (1870—1930). We discuss the relationship between the feminization of this profession, the building and expansion of national education systems, and the elaboration and diffusion of different kinds of identity (especially gender and national identities). This article is organized around "Key-words ", so as: sexual difference, sexual division of labor, public and private, educator State, feminine education, teaching profession, teacher's education and feminization of the teaching profession.Este artículo tiene por objetivo aportar elementos teóricos al debate sobre el proceso de feminización de la docência en la escuela primaria, en el contexto latinoamericano, entre los anos 1870 y 1930. Discute la relación entre la feminización de la docência, la constitución y expansión de los sistemas educativos nacionales, y la elaboración de distinto tipo de identidades (particularmente identidades de gênero y nacionales). Se organiza alrededor de "palabras-clave " (key-words), vinculadas a la problemática de la feminización: diferencia sexual, división sexual dei trabajo, público y privado, Estado educador, educación femenina, profesión doceníe, formación doceníe y feminización de la docência.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)2016-06-09T14:32:47Z2016-06-09T14:32:47Z1992-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfYANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de cómo las mujeres llegaron a ser maestras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20689Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1236/1210. Acesso em: 09 jun. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessYannoulas, Silvia Cristinaspareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:40:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/20689Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:40:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
title |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
spellingShingle |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) Yannoulas, Silvia Cristina Docência Mulheres - emprego Identidade de gênero |
title_short |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
title_full |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
title_fullStr |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
title_full_unstemmed |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
title_sort |
Acerca de como las mujeres llegaron a ser maestros (América Latina, 1870-1930) |
author |
Yannoulas, Silvia Cristina |
author_facet |
Yannoulas, Silvia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yannoulas, Silvia Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Mulheres - emprego Identidade de gênero |
topic |
Docência Mulheres - emprego Identidade de gênero |
description |
Objetiva subsidiar teoricamente o debate sobre o processo de feminização da docência na escola de primeiro grau, na América Latina, entre os anos de 1870 a 1930. Discute a relação entre afeminização da docência, a constituição e expansão dos sistemas educativos nacionais, e a elaboração e difusão de diversos tipos de identidade (especialmente identidades de género e identidade nacional). Sua organização está baseada em "palavras-chave " (key-words), vinculadas à problemática da feminização: diferença sexual, divisão sexual do trabalho, público e privado, Estado educador, educação feminina, profissão docente, formação docente e feminização da docência. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992-09 2016-06-09T14:32:47Z 2016-06-09T14:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
YANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de cómo las mujeres llegaron a ser maestras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992. http://repositorio.unb.br/handle/10482/20689 |
identifier_str_mv |
YANNOULAS, Silvia Cristina. Acerca de cómo las mujeres llegaron a ser maestras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 73, n. 175, p. 497-521, set./dez. 1992. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/20689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1824043782366035968 |