Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
id |
UNB_0ca727bb27cfb974547125769001786b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/8680 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentosEducação de jovens e adultosEducação em arteEnsino - meios auxiliaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.O pesquisador conta com palavras e imagens a sua experiência significativa no contexto do PROEJA-Transiarte, uma pesquisa-ação com estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Centro de Ensino Médio 03, na cidade de Ceilândia, Distrito Federal. Usando da apreensão e elaboração dos fragmentos da realidade vivida em forma de narrativa, essa pesquisa se concentra na percepção do educador sobre a transiarte - entendida como a arte de transição entre a arte presencial e a virtual - vista como possibilidade de construir relações entre as diferentes linguagens artísticas, os sujeitos participantes, as interfaces digitais e o ciberespaço. A narrativa dessa experiência transportará o leitor no espaço-tempo da pesquisa para os momentos mais significativos sob a forma de fragmentos, na dimensão estética e existencial do olhar do pesquisador. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe researcher uses text and images to describe her meaningful experience in the Project PROEJA-Transiarte, an action-research focussing on Adult Education student (EJA- Educação de Jovens e Adultos) in the CEM 03 School in the city of Ceilandia, Brasilia, Federal District. Using writing techniques of the narrative to capture fragments of living experience, this research focuses on the perception educators have about transiart the art of transition between non-virtual and virtual aesthetics. This art form also opens up the possibility to build relationships between the different artistic expressions, subjects, digital interfaces and cyberspace. The narrative uses a aesthic and existential dimension to describe the most meaningful moments in research.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaZim, Aline Stefânia2011-06-27T18:47:39Z2011-06-27T18:47:39Z2011-06-272010-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/8680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
title |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
spellingShingle |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos Zim, Aline Stefânia Educação de jovens e adultos Educação em arte Ensino - meios auxiliares |
title_short |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
title_full |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
title_fullStr |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
title_full_unstemmed |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
title_sort |
Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos |
author |
Zim, Aline Stefânia |
author_facet |
Zim, Aline Stefânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teles, Lúcio França |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zim, Aline Stefânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Educação em arte Ensino - meios auxiliares |
topic |
Educação de jovens e adultos Educação em arte Ensino - meios auxiliares |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-30 2011-06-27T18:47:39Z 2011-06-27T18:47:39Z 2011-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680 |
identifier_str_mv |
ZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508299751522304 |