Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zim, Aline Stefânia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
id UNB_0ca727bb27cfb974547125769001786b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8680
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentosEducação de jovens e adultosEducação em arteEnsino - meios auxiliaresDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.O pesquisador conta com palavras e imagens a sua experiência significativa no contexto do PROEJA-Transiarte, uma pesquisa-ação com estudantes de EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Centro de Ensino Médio 03, na cidade de Ceilândia, Distrito Federal. Usando da apreensão e elaboração dos fragmentos da realidade vivida em forma de narrativa, essa pesquisa se concentra na percepção do educador sobre a transiarte - entendida como a arte de transição entre a arte presencial e a virtual - vista como possibilidade de construir relações entre as diferentes linguagens artísticas, os sujeitos participantes, as interfaces digitais e o ciberespaço. A narrativa dessa experiência transportará o leitor no espaço-tempo da pesquisa para os momentos mais significativos sob a forma de fragmentos, na dimensão estética e existencial do olhar do pesquisador. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe researcher uses text and images to describe her meaningful experience in the Project PROEJA-Transiarte, an action-research focussing on Adult Education student (EJA- Educação de Jovens e Adultos) in the CEM 03 School in the city of Ceilandia, Brasilia, Federal District. Using writing techniques of the narrative to capture fragments of living experience, this research focuses on the perception educators have about transiart the art of transition between non-virtual and virtual aesthetics. This art form also opens up the possibility to build relationships between the different artistic expressions, subjects, digital interfaces and cyberspace. The narrative uses a aesthic and existential dimension to describe the most meaningful moments in research.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaZim, Aline Stefânia2011-06-27T18:47:39Z2011-06-27T18:47:39Z2011-06-272010-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:14:24Zoai:repositorio.unb.br:10482/8680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:14:24Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
title Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
spellingShingle Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
Zim, Aline Stefânia
Educação de jovens e adultos
Educação em arte
Ensino - meios auxiliares
title_short Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
title_full Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
title_fullStr Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
title_full_unstemmed Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
title_sort Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE : ensaios e fragmentos
author Zim, Aline Stefânia
author_facet Zim, Aline Stefânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Zim, Aline Stefânia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Educação em arte
Ensino - meios auxiliares
topic Educação de jovens e adultos
Educação em arte
Ensino - meios auxiliares
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-30
2011-06-27T18:47:39Z
2011-06-27T18:47:39Z
2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680
identifier_str_mv ZIM, Aline Stefânia. Arte, educação e narrativa no PROEJA-TRANSIARTE: ensaios e fragmentos. 2010. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508299751522304