Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23216
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.23216
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2016.
id UNB_0cd26353e6e1de27a5ad12386d1c9def
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/23216
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no ParaguaiDireitos humanosPolítica educacionalCone SulTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2016.As análises sobre as transições experimentadas na região do Cone Sul apontam notáveis avanços políticos e sociais. No entanto, há a compreensão de que essa etapa, enquanto antecedente da democratização, continua ainda hoje pendente de ressignificação. Sem essa experiência, as frágeis democracias da região correm riscos reais de sucumbirem. Este trabalho se propõe a refletir sobre a construção da memória social no Brasil e no Paraguai a respeito de seus períodos ditatoriais iniciados em 1964 e 1954, respectivamente, a partir da análise das políticas educacionais voltadas para a formação de uma cultura de direitos humanos e paz. A apresentação de pesquisa de opinião pública sobre democracia e autoritarismo nesses países é parte da proposta de aferir, ainda que de forma exploratória e parcial, como essas políticas educacionais impactaram na formação da memória social, decantando em opiniões propensas à defesa da democracia. Assim, a tese se desenvolve por meio de três eixos de pesquisa: memória social, educação e opinião pública. Os capítulos visam apresentar os imbricamentos entre construção da memória por meio da educação e finalizam com um mapeamento da opinião pública sobre democracia e autoritarismo, divulgado pelo Latinobarômetro.Analyzes of the transitions experienced in the Southern Cone region show notable political and social advances. Nevertheless, there is the understanding that this stage, as antecedent of democratization, still remains pending of re-signification. Without this experience, the region's fragile democracies run the real risk of succumbing. This paper proposes to reflect on the construction of social memory in Brazil and Paraguay in relation to its dictatorial periods beginning in 1964 and 1954, respectively, based on the analysis of educational policies aimed at the formation of a culture of human rights and peace. The presentation of public opinion research on democracy and authoritarianism in these countries is part of the proposal to assess, even in an exploratory and partial way, how these educational policies impacted on the formation of social memory, opting for opinions that are prone to the defense of democracy. The thesis is developed through three research axes: social memory, education and public opinion. The chapters aim to present the interweaving between memory building through education and end with a mapping of public opinion on democracy and authoritarianism, published by the Latinobarómetro.Pinto, Simone RodriguesLameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale2017-04-06T23:04:26Z2017-04-06T23:04:26Z2017-04-062016-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLAMEIRA, Rosangela das Graças Ferreira do Vale. Memória, educação e autoritarismo: a opinião pública no Brasil e no Paraguai. 2016. vii, 250 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/23216http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.23216A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-08T00:31:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/23216Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-08T00:31:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
title Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
spellingShingle Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
Lameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale
Direitos humanos
Política educacional
Cone Sul
title_short Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
title_full Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
title_fullStr Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
title_full_unstemmed Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
title_sort Memória, educação e autoritarismo : a opinião pública no Brasil e no Paraguai
author Lameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale
author_facet Lameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Simone Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Lameira, Rosangela das Graças Ferreira do Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Direitos humanos
Política educacional
Cone Sul
topic Direitos humanos
Política educacional
Cone Sul
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-24
2017-04-06T23:04:26Z
2017-04-06T23:04:26Z
2017-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAMEIRA, Rosangela das Graças Ferreira do Vale. Memória, educação e autoritarismo: a opinião pública no Brasil e no Paraguai. 2016. vii, 250 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/23216
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.23216
identifier_str_mv LAMEIRA, Rosangela das Graças Ferreira do Vale. Memória, educação e autoritarismo: a opinião pública no Brasil e no Paraguai. 2016. vii, 250 f., il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/23216
http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.T.23216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580900361011200