Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Costa, Sely Maria de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
Resumo: O estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais deinformação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.
id UNB_0ce7e47b32045bd2feffc6ebb8014b60
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/636
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuadaComportamento informacionalBibliotecas escolaresInformaçãoO estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais deinformação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.The study aimed to describe those teachers’ main characteristics and to identify both information channels and sources they use as well as factors that influence their behavior patterns when seeking information to continuing education. The theoretical framework used has been taken from Thomas Wilson’s information seeking model. In this sense, the study focused on those teachers’ cognitive needs, according to Imbernon’s model. Data collection instruments used comprised the selfadministrated questionnaire and semi-structured interview. The results showed that the most used are the didactic book, the para-didactic book and newspapers. The study main conclusions are that new information technologies have not yet been used as a quotidian resource to support continuing education.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2008-09-12T14:57:58Z2010-09-09T14:37:09Z2008-09-12T14:57:58Z2010-09-09T14:37:09Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003.http://repositorio.unb.br/handle/10482/636http://repositorio.unb.br/handle/10482/636Gasque, Kelley Cristine Gonçalves DiasCosta, Sely Maria de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:03:46Zoai:repositorio.unb.br:10482/636Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:03:46Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
title Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
spellingShingle Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Comportamento informacional
Bibliotecas escolares
Informação
title_short Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
title_full Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
title_fullStr Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
title_full_unstemmed Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
title_sort Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada
author Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
author_facet Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Costa, Sely Maria de Souza
author_role author
author2 Costa, Sely Maria de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Costa, Sely Maria de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento informacional
Bibliotecas escolares
Informação
topic Comportamento informacional
Bibliotecas escolares
Informação
description O estudo objetiva descrever as características dos docentes e identificar os canais e fontes utilizados, assim como os fatores que influenciam o padrão de comportamento na busca da informação para formação continuada. Utilizou-se como referencial teórico o modelo de busca de informação de Wilson, com enfoque nas necessidades cognitivas dos professores, de acordo com o modelo proposto por Imbernón. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário auto-administrado e a entrevista semi-estruturada. Os resultados mostram que as fontes mais usadas são os livros didáticos e paradidáticos, além de jornais. Concluiu-se que as novas tecnologias ainda não são usadas por professores de educação básica como um recurso cotidiano de apoio à formação continuada, e os canais deinformação mais utilizados são os arquivos pessoais, arquivos dos colegas e a biblioteca escolar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2008-09-12T14:57:58Z
2008-09-12T14:57:58Z
2010-09-09T14:37:09Z
2010-09-09T14:37:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
identifier_str_mv GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; COSTA, Sely M. S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580699542978560