Os inconscientes no ensino e na filosofia de Bergson (1885-1896)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fróes, Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49496
Resumo: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2024.
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spelling Os inconscientes no ensino e na filosofia de Bergson (1885-1896)Bergson, Henri, 1859-1941Filosofia francesaFilosofia - históriaFilosofia modernaTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2024.Esta tese busca compreender o movimento do pensamento do filósofo francês Henri Bergson em torno da noção de inconsciente por meio de uma leitura de suas primeiras obras filosóficas e dos registros de seu ensino entre os anos de 1885 a 1896. Procuramos contextualizar tal leitura interna ao corpus bergsoniano ao remetê-la ao quadro mais amplo das diferentes tradições discursivas sobre o inconsciente estabelecidas no século XIX e ao contexto particular do espiritualismo francês. Tomamos como ponto de partida os primeiros registros do ensino de filosofia ministrado por Bergson nos quais manifesta se uma recusa à aceitação da própria noção de fatos psicológicos inconscientes. Procuramos então mostrar que tal posição coadunava-se com a expressa nos principais manuais escolares da época. Buscamos destacar também o interesse de Bergson pelo hipnotismo e a influência que a psiquiatria dinâmica exerceu sobre seu ensino e sua filosofia. Em nossa leitura do Ensaio sobre os dados imediatos da consciência, defendemos que a obra propõe uma espécie de solução de compromisso sobre a questão da unidade do Eu, tema diretamente relacionado aos debates sobre o inconsciente da época: ao mesmo tempo em que preserva de direito essa unidade, reconhece-se de fato a sua pluralidade. Também procuramos mostrar que as teses defendidas nessa obra possibilitaram a Bergson reformular o problema do inconsciente no âmbito do seu ensino. Já em nossa leitura de Matéria e Memória, destacamos a defesa que Bergson faz da ocorrência de percepções inconscientes, comparando suas formulações com a teoria das petites perceptions de Leibniz, bem como da existência de fatos psicológicos inconscientes. Por fim, nos dedicamos a mapear os diferentes inconscientes delineados nessa obra e a indicar suas respectivas naturezas, procurando mostrar como as teses desenvolvidas por Bergson restauram a unidade do Eu.This thesis seeks to understand the movement of thought of the French philosopher Henri Bergson around the notion of the unconscious through a reading of his early philosophical works and the records of his teaching between 1885 and 1896. We seek to contextualize this reading within the bergsonian corpus by referring it to the broader framework of the different discursive traditions on the unconscious established in the 19th century and to the particular context of French spiritualism. We take as our starting point the first records of Bergson's teaching of philosophy, in which he manifests a refusal to accept the very notion of unconscious psychological facts. We then tried to show that this position was in line with that expressed in the main textbooks of the time. We also sought to highlight Bergson's interest in hypnotism and the influence that dynamic psychiatry had on his teaching and philosophy. In our reading of the Essay on the Immediate Data of Consciousness, we argue that the work proposes a kind of compromise solution on the question of the unity of the Self, a theme directly related to the debates on the unconscious of the time: while preserving this unity by right, its plurality is in fact recognized. We also tried to show that the theses defended in this work enabled Bergson to reformulate the problem of the unconscious within the scope of his teaching. In our reading of Matter and Memory, we highlight Bergson's defense of the occurrence of unconscious perceptions, comparing his formulations with Leibniz's theory of petites perceptions, as well as the existence of unconscious psychological facts. Finally, we map out the different unconscious outlined in this work and indicate their respective natures, trying to show how the theses developed by Bergson restore the unity of the Self.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Programa de Pós-Graduação em MetafísicaSampaio, Evaldo Silva PereiraFróes, Henrique2024-08-04T23:52:54Z2024-08-04T23:52:54Z2024-08-042024-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFRÓES, Henrique. Os inconscientes no ensino e na filosofia de Bergson (1885-1896). 2024. 182 f., il. Tese (Doutorado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49496porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-08-04T23:52:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/49496Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-08-04T23:52:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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