Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allatta, Rosana Cristina Chenk
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11138
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012.
id UNB_0d593e8b8f663e251bfec7cf5d6d32f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/11138
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do pacienteDiabetesEducação em saúdeDiabéticosDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012.Esta pesquisa tentou identificar, por meio dos relatos enunciados, o saber constituído e construído por pacientes diabéticos tipo 1 na relação com a doença. As narrativas em torno da experiência com a própria condição de saúde foram registradas para demonstração da competência funcional no manejo com o diabetes. Nesse sentido, a adesão em saúde foi buscada. Foram doze sujeitos com idades entre 20 e 52 anos, em estudo de casos múltiplos. As entrevistas foram realizadas com pacientes atendidos em Salvador/BA e em Brasília/DF, gravadas e transcritas de forma a contemplar o que surgisse no discurso, em livre associação, a partir de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados gerou quatro categorias: a representação da doença; o cotidiano com a doença; a relação com o outro e os planos para o futuro. As três primeiras gestaram, cada uma, dois subgrupos de análise: a representação da doença hoje e no momento do diagnóstico; as dificuldades enfrentadas e as competências desenvolvidas no cotidiano com a doença; a importância da rede social e das figuras de destaque na relação com o outro. Os resultados apontaram a importância de, cada vez mais, incluir o saber do paciente em programas de educação em saúde, nos casos de diabetes mellitus e registram a necessidade de mais pesquisas para identificar as formas de adesão que tem sido seguidas por pacientes que têm, competentemente, administrado seu próprio diabetes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research tried to identify, through enunciated stories, the everyday knowledge built by type 1 diabetic patients in the relation with the disease. The narratives around the experience with their proper condition of health were registered for demonstration of the functional ability when handling with diabetes. In this direction, the level of compliance in health was searched. There were twelve interviewed patients, with ages between 20 and 52 years old, in a study of multiple cases. The interviews were carried through with patients taken care of in Salvador/BA and Brasília/DF, recorded and transcribed taking into consideration what appeared in the discourse of the patients, in free association, from the semi-structuralized interviews. The analysis of the data generated four categories: the representation of the disease; the daily routine with it; the relation with other people and their plans for the future. The three first categories created, each one, two sub-groups of analysis: the representation of diabetes today and at the moment of the diagnosis; the barriers and difficulties faced by them, besides the abilities developed in their daily lives; the importance of the social net and the figures of prominence in the relation with others were, also, observed. The results pointed out the importance of including the knowledge the patient has in programs of education in health, in the cases of diabetes mellitus. This study registers, as well, the need of more research to identify the different forms of compliance that have been followed by the patients who have, competently and adequately, managed with their own diabetes.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Programa de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeDullius, JaneAllatta, Rosana Cristina Chenk2012-09-12T11:04:46Z2012-09-12T11:04:46Z2012-09-122012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALLATTA, Rosana Cristina Chenk. Da palavra enunciada à adesão almejada: educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente. 2012. xii, 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://repositorio.unb.br/handle/10482/11138info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-06T21:12:39Zoai:repositorio.unb.br:10482/11138Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-06T21:12:39Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
title Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
spellingShingle Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
Allatta, Rosana Cristina Chenk
Diabetes
Educação em saúde
Diabéticos
title_short Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
title_full Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
title_fullStr Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
title_full_unstemmed Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
title_sort Da palavra enunciada à adesão almejada : educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente
author Allatta, Rosana Cristina Chenk
author_facet Allatta, Rosana Cristina Chenk
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dullius, Jane
dc.contributor.author.fl_str_mv Allatta, Rosana Cristina Chenk
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes
Educação em saúde
Diabéticos
topic Diabetes
Educação em saúde
Diabéticos
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-12T11:04:46Z
2012-09-12T11:04:46Z
2012-09-12
2012-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALLATTA, Rosana Cristina Chenk. Da palavra enunciada à adesão almejada: educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente. 2012. xii, 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/11138
identifier_str_mv ALLATTA, Rosana Cristina Chenk. Da palavra enunciada à adesão almejada: educação em saúde em diabetes que inclui o saber do paciente. 2012. xii, 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/11138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580906882105344