O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro : uma proposição de educação antirracista
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41209 |
Resumo: | Os debates acerca do racismo estrutural presente no nosso país têm eclodido em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Após décadas de mobilizações e conquistas de pequenos avanços relacionados ao combate ao racismo, vemos tomar forma no Brasil uma agenda regressiva, elaborada a partir de uma retórica falaciosa da democracia racial. Na esteira dessas discussões encontra-se a escola que tem se tornado, gradativamente, uma arena onde as disputas ideológicas relacionadas às relações raciais ganham impulso. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como as vivências culturais e religiosas de um professor de origem iorubá em uma comunidade de terreiro influenciam na sua constituição de si e podem contribuir para a proposição de uma educação antirracista. Adotamos como perspectiva teórica a Psicologia Cultural e os pressupostos da Pedagogia de Terreiro. Com base na metodologia qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia. Os resultados demonstraram que o conhecimento e a vivência de valores e significados culturais afro-referenciados podem interferir na constituição de si dos sujeitos e contribuir para a proposição de uma educação mais democrática e antirracista. Ademais, a pesquisa indicou, ainda, que independentemente das vivências culturais e religiosas pelas quais tenham passado, é imprescindível que os professores busquem apropriar-se dos conhecimentos relacionados à história da África e à cultura afro-brasileira visando à superação de práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e garantindo a liberdade de ser de cada pessoa. |
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O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro : uma proposição de educação antirracistaEducação antirracistaPedagogia de TerreiroPsicologia culturalOs debates acerca do racismo estrutural presente no nosso país têm eclodido em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Após décadas de mobilizações e conquistas de pequenos avanços relacionados ao combate ao racismo, vemos tomar forma no Brasil uma agenda regressiva, elaborada a partir de uma retórica falaciosa da democracia racial. Na esteira dessas discussões encontra-se a escola que tem se tornado, gradativamente, uma arena onde as disputas ideológicas relacionadas às relações raciais ganham impulso. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como as vivências culturais e religiosas de um professor de origem iorubá em uma comunidade de terreiro influenciam na sua constituição de si e podem contribuir para a proposição de uma educação antirracista. Adotamos como perspectiva teórica a Psicologia Cultural e os pressupostos da Pedagogia de Terreiro. Com base na metodologia qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia. Os resultados demonstraram que o conhecimento e a vivência de valores e significados culturais afro-referenciados podem interferir na constituição de si dos sujeitos e contribuir para a proposição de uma educação mais democrática e antirracista. Ademais, a pesquisa indicou, ainda, que independentemente das vivências culturais e religiosas pelas quais tenham passado, é imprescindível que os professores busquem apropriar-se dos conhecimentos relacionados à história da África e à cultura afro-brasileira visando à superação de práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e garantindo a liberdade de ser de cada pessoa.Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal2021-06-21T13:31:54Z2021-06-21T13:31:54Z2021-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Cátia Candido; BORGES, Fabrícia Teixeira. O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 8, n. 1, p. 36-46, mar. 2021. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1065. Acesso em: 21 jun. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41209Revista Com Censo - 8. Direitos Autorais Autores que desejam publicar nesta revista devem concordar com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Com Censo o direito de primeira publicação. Os manuscritos publicados neste periódico são licenciados em conformidade com a Licença Creative Commons Atribuição Não-Comercial (CC BY-NC). Esta licença permite o compartilhamento do trabalho com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista; O conteúdo dos manuscritos é original e não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição complementar da versão do trabalho originalmente publicada neste periódico (ex: como capítulo de livro), desde que seja expressamente reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista; Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode aumentar o impacto e o número de citações do trabalho publicado; Autores não terão direito a nenhuma remuneração a título de direito autoral com a publicação na Revista Com Censo. Fonte: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/normas. Acesso em: 21 jun. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cátia Candido daFabrícia Teixeira, Borgesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:56Zoai:repositorio.unb.br:10482/41209Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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