O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro : uma proposição de educação antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cátia Candido da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fabrícia Teixeira, Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41209
Resumo: Os debates acerca do racismo estrutural presente no nosso país têm eclodido em diversos âmbitos da sociedade brasileira. Após décadas de mobilizações e conquistas de pequenos avanços relacionados ao combate ao racismo, vemos tomar forma no Brasil uma agenda regressiva, elaborada a partir de uma retórica falaciosa da democracia racial. Na esteira dessas discussões encontra-se a escola que tem se tornado, gradativamente, uma arena onde as disputas ideológicas relacionadas às relações raciais ganham impulso. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar como as vivências culturais e religiosas de um professor de origem iorubá em uma comunidade de terreiro influenciam na sua constituição de si e podem contribuir para a proposição de uma educação antirracista. Adotamos como perspectiva teórica a Psicologia Cultural e os pressupostos da Pedagogia de Terreiro. Com base na metodologia qualitativa, os dados da pesquisa foram produzidos por meio de entrevistas narrativas e analisados a partir do Método de Análise Temática Dialógica da Conversação adaptado à Psicologia. Os resultados demonstraram que o conhecimento e a vivência de valores e significados culturais afro-referenciados podem interferir na constituição de si dos sujeitos e contribuir para a proposição de uma educação mais democrática e antirracista. Ademais, a pesquisa indicou, ainda, que independentemente das vivências culturais e religiosas pelas quais tenham passado, é imprescindível que os professores busquem apropriar-se dos conhecimentos relacionados à história da África e à cultura afro-brasileira visando à superação de práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e garantindo a liberdade de ser de cada pessoa.
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