Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Josaphat Morisson de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1267
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
id UNB_0e7a9ffcce6f32e4b925ec5172b64607
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/1267
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalEducação - matemáticaAprendizagem de geometriaProfessores - formaçãoEnsino da matemáticaEnsino fundamentalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.Diversos trabalhos científicos denunciam o abandono do ensino de Geometria no ensino fundamental e uma das razões apontadas está no despreparo do professor. Este trabalho analisa, no contexto da formação inicial, a aquisição de competências em Geometria, por intermédio da análise da participação e da produção escrita de graduandos do curso de Pedagogia da UnB, na disciplina Educação Matemática II. O objetivo da análise foi identificar os obstáculos que se fizeram presentes na construção e apreensão de conceitos geométricos, e as condições necessárias para a superação desses obstáculos. Na pesquisa participante, o pesquisador introduziuse no ambiente de formação e assumiu a condução da disciplina. As seqüências didáticas foram organizadas em onze atividades e contemplou os conteúdos sobre Espaço e Forma e Grandeza e Medidas, preconizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para os 1o e 2o ciclos do ensino fundamental. A metodologia empregada para a apreensão dos conceitos foi a proposição de situações-problema, em cuja resolução emergiram os invariantes operatórios (teoremas-em-ação e conceitos-em-ação) do sujeito, na concepção da Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud (1990). Cada atividade proposta conteve elementos que possibilitaram a elevação do nível de pensamento geométrico dos sujeitos, tomando-se por base a teoria dos van Hiele (1957). Após a análise dos dados coletados, verificou-se a contribuição da disciplina para a formação do conhecimento da matéria, do conhecimento pedagógico da matéria e do conhecimento curricular, segundo a classificação de Shulman (1986). Outro objeto de análise foi a mudança de crenças sobre a Geometria, sobre si próprio e sobre a aprendizagem de Geometria, decorrentes do desenvolvimento de competências didático-pedagógicas. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTSeveral scientific papers denounce the abandonment of the teaching of geometry in the elementary school and one of the reasons given is the unpreparedness of the teacher. This paper analyzes, in the context of initial training, the acquisition of skills in geometry, through the analysis of the participation and written production of students from the course of Pedagogy at UnB, in the subject Education in Mathematics II. The objective of the analysis was to identify the obstacles that were present in the construction and acquisition of geometric concepts, and the necessary conditions to overcome these obstacles. During the participatory research, the researcher introduced himself into the teaching environment and took over the subject. The didactic sequences were organized in eleven activities and included the contents of Space and Form and Greatness and Measures, recommended by the National Curricular Parameters (PCN) for the first and second cycles of elementary school. The methodology used for the acquisition of concepts was the proposition of problem-situations, whose solution led to the invariant operative (theorems-in-action and concepts-in-action) of the subject, following the Theory of Conceptual Fields, by Vergnaud (1990). Each activity proposed contained elements that allowed the elevation of the level of geometric thinking of students, based on the theory of van Hiele (1957). After analyzing the data collected, it was noticeable the contribution of the subject for the acquisition of knowledge of the subject, pedagogical knowledge of the subject and curricular knowledge, according to the classification of Shulman (1986). Another object of analysis was the change in beliefs about Geometry, on oneself and on the learning of Geometry, arising from the development of didacticpedagogical competences.Muniz, Cristiano AlbertoMoraes, Josaphat Morisson de2009-02-17T18:22:26Z2009-02-17T18:22:26Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Josaphat Morisson de. Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1267info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T13:22:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/1267Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T13:22:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Moraes, Josaphat Morisson de
Educação - matemática
Aprendizagem de geometria
Professores - formação
Ensino da matemática
Ensino fundamental
title_short Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Moraes, Josaphat Morisson de
author_facet Moraes, Josaphat Morisson de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz, Cristiano Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Josaphat Morisson de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - matemática
Aprendizagem de geometria
Professores - formação
Ensino da matemática
Ensino fundamental
topic Educação - matemática
Aprendizagem de geometria
Professores - formação
Ensino da matemática
Ensino fundamental
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2009-02-17T18:22:26Z
2009-02-17T18:22:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Josaphat Morisson de. Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1267
identifier_str_mv MORAES, Josaphat Morisson de. Construção dos conceitos geométricos num contexto de formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508356255088640