Análise da relação entre a capacidade cognitiva e a ocorrência dos vieses cognitivos da representatividade no julgamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18232
http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.T.18232
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa Multi-Institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2015.
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Como resultado tem-se que 38,1% dos respondentes apresentam uma baixa capacidade cognitiva, 42,5% demonstram média capacidade cognitiva e 19,2% apresentam alta capacidade cognitiva. Quanto à sensibilidade dos participantes aos vieses cognitivos (quais sejam: insensibilidade à taxa base, insensibilidade ao tamanho da amostra, chance de equívocos, equívocos na regressão, ilusão de validade e insensibilidade à previsibilidade), identificou-se que, para mais de 60% da amostra, há incidência de todos esses vieses no processo de julgamento e tomada de decisão e que a capacidade cognitiva influencia apenas na incidência dos vieses insensibilidade à taxa base e ilusão de validade. Em se tratando da provável interferência decorrente dos diferentes níveis de instrução em que se situam os sujeitos pesquisados, atestou-se essa implicação pela variação de médias relativas aos vieses insensibilidade à taxa base e insensibilidade ao tamanho da amostra. Registro mais incisivo faz-se em relação à diferença de gênero, que, por si só, não impactou de maneira significativa apenas nas médias do viés insensibilidade à previsibilidade. A região do país influenciou diferentemente os vieses insensibilidade à taxa base e ilusão de validade. Foi encontrada diferença entre as médias do viés insensibilidade à taxa base e ilusão de validade nos grupos com baixa, média e alta capacidade cognitiva, indicando que quanto menor a capacidade cognitiva, maior a sensibilidade do respondente ao viés, corroborando o referencial teórico.This research has as objective to investigate the influence of the cognitive ability in the incidence of the cognitive biases generated by the heuristic of representativeness. To achieve it, a study of the survey type was conducted through a questionnaire with a total of 43 questions, which featured a valid sample of 1064 respondents, among undergraduate students in Accounting and accountants, of which 52.7 % male, 48.3% have an undergraduate degree, specialization, master’s or doctoral degree and 70% live in Northeastern Brazil. As a result it considers that 405 (38.1%) respondents have a low cognitive ability, 452 (42.5%) have average cognitive ability and 207 (19.2%) have high cognitive ability. As for the sensitivity of the participants to the cognitive biases insensitivity to base rate, insensitivity to sample size, misconceptions of chance, misconceptions of regression, illusion of validity and insensitivity to predictability, it was identified that for more than 60% of the sample, there is an incidence of all in the judgment and making process. The cognitive ability influence only in the incidence of biases insensitivity to base rate and illusion of validity. In terms of the different levels of education of the respondents, it was verified a difference of averages in biases insensitivity to base rate and insensitivity to sample size in the different levels of education. Gender didn’t impact significantly only in biases insensitivity to predictability. The region of the country influenced differently to biases insensitivity to base rate and illusion of validity. It was found a difference between the biases insensitivity to base rate and illusion of validity in the groups with low, average and high cognitive ability, indicating that the lower the cognitive ability, the greater the sensitivity of the bias respondent, confirming the theoretical framework.Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)Programa de Pós-Graduação em Ciências ContábeisPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisSilva, César Augusto TibúrcioLucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira2015-05-21T13:48:50Z2015-05-21T13:48:50Z2015-05-212015-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLUCENA, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira. Análise da relação entre a capacidade cognitiva e a ocorrência dos vieses cognitivos da representatividade no julgamento. 2015. 120 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/18232http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.T.18232A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-29T13:09:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/18232Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-29T13:09:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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