O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/33701 http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047 |
Resumo: | Tomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação. Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação. |
id |
UNB_0f8d85e75c3e6e730bc869c192b24598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/33701 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educaçãoThe evidence of archives and the work of historians of educationEl testimonio de los archivos y el trabajo del historiador de la educaciónLe témoignage des archives et le travail de l’historien de l’éducationArquivosHistoriografiaEducação - históriaTomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação. Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação.Taking the archive as a physical and epistemological space, this study aims at a reflection on what it may evidence to the work of historians of education. Dialoguing with the historiography on the role of the archives in the writing of History, the first part reflects on the relations between Archive, Memory, and History. Then its two levels of evidence are discussed for the historical-educational research: intentional and unintentional evidence on education.Tomando el archivo como un lugar físico y epistemológico, el objetivo es reflexionar sobre lo que él puede testimoniar para el trabajo del historiador de la educación. Dialogando con la historiografía sobre el papel de los archivos en la escritura de la historia, en un primer momento se refleja sobre las relaciones entre Archivo, Memoria e Historia. A continuación, se discuten sus dos diferentes niveles de testimonio para la investigación histórico-educativa: el testimonio intencional y el no intencional sobre la educación.En prenant le archive comme un lieu physique et épistémologique, l'objectif est de réfléchir à ce qu'il peut témoigner pour le travail de l’historien de l’éducation. En dialoguant avec l'historiographie sur le rôle des archives dans l'écriture de l'histoire, au début, il réfléchit sur la relation entre les archives, la mémoire et l'histoire. Puis, se discute ses deux different niveaux de témoignage à la recherche historique-educative: le témoignage intentionnel et non intentionnel sur l'éducation.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação2019-01-02T13:57:03Z2019-01-02T13:57:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação. História da Educação, Santa Maria, v. 22, n. 55, p. 279-292, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200279&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33701http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047História da Educação - (CC BY) - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200279&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Juarez José Tuchinski dosporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:36:40Zoai:repositorio.unb.br:10482/33701Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:36:40Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação The evidence of archives and the work of historians of education El testimonio de los archivos y el trabajo del historiador de la educación Le témoignage des archives et le travail de l’historien de l’éducation |
title |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
spellingShingle |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação Anjos, Juarez José Tuchinski dos Arquivos Historiografia Educação - história |
title_short |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
title_full |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
title_fullStr |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
title_full_unstemmed |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
title_sort |
O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação |
author |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_facet |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquivos Historiografia Educação - história |
topic |
Arquivos Historiografia Educação - história |
description |
Tomando o arquivo como um lugar físico e epistemológico, o objetivo é refletir sobre o que ele pode testemunhar para o trabalho do historiador da educação. Dialogando com a historiografia sobre o papel dos arquivos na escrita da História, num primeiro momento reflete-se sobre as relações entre Arquivo, Memória e História. Em seguida, discutem-se seus dois diferentes níveis de testemunho para a pesquisa histórico-educacional: o testemunho intencional e o não intencional sobre a educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-01-02T13:57:03Z 2019-01-02T13:57:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação. História da Educação, Santa Maria, v. 22, n. 55, p. 279-292, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200279&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33701 http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. O testemunho dos arquivos e o trabalho do historiador da educação. História da Educação, Santa Maria, v. 22, n. 55, p. 279-292, ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592018000200279&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 08 fev. 2019. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33701 http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/75047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508339382452224 |