O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciana Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34627
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
id UNB_1087221a15979c9fe909623c25290ff9
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/34627
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivasTeatro escolarTeatro de bonecosProfessores - formação continuadaProfessores pedagogosArtes cênicas - estudo e ensinoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.Esta pesquisa destina-se a compreender o alcance e os limites da abordagem cênica com dedoches/fantoches pelos professores atuantes na educação infantil e fundamental I. Para tanto, o papel do teatro nos anos iniciais e educação infantil busca uma forma de transformar a educação escolar, produzindo reflexões sobre a formação artístico-teatral e estética do professor pedagogo. Investiga-se como os professores pedagogos da Coordenação Regional de Ensino, Núcleo Bandeirante, atuam no ensino de teatro. Levantam-se os principais desafios do fazer pedagógico em relação ao ensino do teatro nas escolas-classe e explicita-se a importância do teatro nas salas de aula dos anos iniciais e educação infantil aos professores. O suporte teórico deste estudo sustenta-se em Ricardo Otoni Vaz Japiassu, Taís Ferreira, Ana Maria Amaral, Vera Lucia Bertoni dos Santos, Paulo Freire, Tizuko Morchida Kishimoto e Marina Marcondes Machado. Ademais, dialoga-se com a legislação educacional nacional e distrital, que orientam sobre o ensino de artes/teatro e enfatizam a formação continuada de professores. A metodologia pauta-se em uma abordagem qualitativa, com traços de pesquisa-ação, baseada na sistematização das experiências pessoais dos professores pedagogos. Propõe-se uma revisão de literatura e um estudo centrado na oficina de capacitação e construção de fantoches e dedoches, realizada exclusivamente para formar e coletar dados para esta pesquisa. Como resultados, aponta-se que a dimensão lúdico-educativa é capaz de favorecer a formação continuada de professores pedagogos no desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e das interações socioculturais, através do saber lúdico do teatro de bonecos com crianças, desde o ensino infantil.This study approaches how theatre can play a crucial role in the early years and early childhood education and can be also a tool for transforming school education by producing reflections on the artistic-theatrical and aesthetic formation of teachers. The research aims at understanding the scope and limits of the use of finger puppet/puppet theatre by preschool and elementary school teachers, analyzing how educators of the Regional Coordination of Education, Núcleo Bandeirante, act in theatre teaching. Furthermore, the main challenges of the pedagogical reality of theatre teaching in class schools are discussed as well as it is explained to teachers the importance of theatre may have to the early years and elementary school classrooms. Literature review is sustained by the theories of Ricardo Otoni Vaz Japiassu, Taís Ferreira, Ana Maria Amaral, Vera Lucia Bertoni dos Santos, Paulo Freire, Tizuko Morchida Kishimoto e Marina Marcondes Machado, and dialogues with the national and district educational legislation, which guide the teaching of arts/theatre and emphasize the continuous teachers’ training. The methodology is based on a qualitative approach and underpins on a research-action, with data collected through a finger puppet/puppet theatre workshop, held exclusively to further systematize educators’ personal experiences. Results point to the fact that ludic-educational dimension can help the continuing teachers’ training by developing their creativity, playfulness and socio-cultural interactions through the ludic knowledge puppet theatre with children bring to educators.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalSales, Jonas de LimaOliveira, Luciana Alves de2019-05-17T21:02:06Z2019-05-17T21:02:06Z2018-05-172018-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Luciana Alves de. O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I: desafios e perspectivas. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/34627info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:43Zoai:repositorio.unb.br:10482/34627Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:43Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
title O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
spellingShingle O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
Oliveira, Luciana Alves de
Teatro escolar
Teatro de bonecos
Professores - formação continuada
Professores pedagogos
Artes cênicas - estudo e ensino
title_short O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
title_full O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
title_fullStr O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
title_full_unstemmed O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
title_sort O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I : desafios e perspectivas
author Oliveira, Luciana Alves de
author_facet Oliveira, Luciana Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sales, Jonas de Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciana Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro escolar
Teatro de bonecos
Professores - formação continuada
Professores pedagogos
Artes cênicas - estudo e ensino
topic Teatro escolar
Teatro de bonecos
Professores - formação continuada
Professores pedagogos
Artes cênicas - estudo e ensino
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-17
2018-08-13
2019-05-17T21:02:06Z
2019-05-17T21:02:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Luciana Alves de. O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I: desafios e perspectivas. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34627
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luciana Alves de. O uso de fantoches e dedoches por professores da Educação Infantil e Fundamental I: desafios e perspectivas. 2018. 103 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/34627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580849694867456