História, historiografia e pesquisa em educação histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36401 https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035 |
Resumo: | O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo. |
id |
UNB_10c4b4b5943dff2db1e42f4175b9feb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/36401 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
História, historiografia e pesquisa em educação históricaHistory, historiography and research in historical educationHistória - estudo e ensinoHistoriografiaNarrativas históricasO pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo.Historical thought, whose articulation produces the historical consciousness, leads every rational human agent to produce about himself and his environment a historical narrative, factor of identity (own and social) and factor of culture. Historical culture, as an intellectual environment encompassing historical education, has been based, at least since the scientification of history from the mid-19th century, on two pillars: the historical narrative in general and the historiographical narrative in particular. The relevance to historical education research of the interaction and dialogue between these narratives and their interdependence is argued in this article.Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2020-01-24T10:30:40Z2020-01-24T10:30:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfMARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________MARTINS, Estevão C. de Rezende. History, historiography and research in historical education. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36401https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035poreng(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Estevão Chaves de Rezendereponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:36:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/36401Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:36:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica History, historiography and research in historical education |
title |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
spellingShingle |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica Martins, Estevão Chaves de Rezende História - estudo e ensino Historiografia Narrativas históricas |
title_short |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
title_full |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
title_fullStr |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
title_full_unstemmed |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
title_sort |
História, historiografia e pesquisa em educação histórica |
author |
Martins, Estevão Chaves de Rezende |
author_facet |
Martins, Estevão Chaves de Rezende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Estevão Chaves de Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História - estudo e ensino Historiografia Narrativas históricas |
topic |
História - estudo e ensino Historiografia Narrativas históricas |
description |
O pensamento histórico, cuja articulação produz a consciência histórica, conduz todo agente racional humano a produzir sobre si e sobre seu meio ambiente uma narrativa histórica, fator de identidade (própria e social) e feitora de cultura. A cultura histórica como meio ambiente intelectual envolvente da educação histórica esteia-se, ao menos desde a cientificização da História a partir de meados do século 19, em dois pilares: a narrativa histórica em geral e a narrativa historiográfica em particular. A relevância para a pesquisa em educação histórica da interação e do diálogo entre essas narrativas e de sua interdependência é argumentada neste artigo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T10:30:40Z 2020-01-24T10:30:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MARTINS, Estevão C. de Rezende. History, historiography and research in historical education. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36401 https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Estevão C. de Rezende. História, historiografia e pesquisa em educação histórica. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ MARTINS, Estevão C. de Rezende. History, historiography and research in historical education. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 17-33, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000200017. Acesso em: 03 jun. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36401 https://doi.org/10.1590/0104-4060.63035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
(CC BY) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
(CC BY) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1818900777337356288 |