Modi operandi da mídia brasileira : construções discursivas da representação parlamentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilhem, Ana Paula Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16600
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
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Assim, analisar-se-á, a partir de textos multimodais construídos nas quatro capas de revistas selecionadas para o corpus de pesquisa, como a mídia vem operando para construir a representação da imagem do político brasileiro. Para tanto, esse estudo recorreu à Análise de Discurso Crítica como teoria e método (FAIRCLOUGH, 1989, 1995, 2001, 2003; VAN DIJK, 2008, 2012), perpassando os conceitos de mídia e ideologia argumentados por Thompson (2011, 2012), bem como conceitos sobre discurso e poder. A Gramática Visual, de Kress & Van Leeuven (1996, 2001), ofereceu uma abordagem teórico-metodológica para a análise crítica dos textos multimodais do corpus, configurando-se a Teoria da Multimodalidade (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001, 2006) como guia para os caminhos a serem articulados na pesquisa. Além disso, a Teoria da Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997, 2005, 2008) embasou as análises por meio das suas categorias analíticas sobre a agência verbal. A teoria a respeito dos gêneros textuais obteve em Bakhtin (2002, 2011) e Marcuschi (2007, 2010) a fundamentação teórica necessária para o desenvolvimento desse aspecto textual. O presente estudo identificou dois modi operandi da mídia brasileira ao construir a imagem do político brasileiro por meio de elementos linguísticos e imagéticos que, conjugados expressivamente, representam esse ator social. _________________________________________________________________________ ABSTRACTThis master‟s dissertation investigates how the Brazilian media, particularly, magazines covers of wide national circulation (Veja, IstoÉ and CartaCapital), is building, through discourse, the representation of the Brazilian politician social actor. This is a qualitative research interpretive slant, which aims to reveal linguistic-discursive and imagistic elements that contribute to the construction of the image of the Brazilian parliamentarian in the media. Thus, it will be analyzed, from multimodal texts constructed in the four magazines covers selected for the research corpus, as the media has been operating to build the representation of the images of Brazilians politicians. To this end, this study resorted to Critical Discourse Analysis as theory and method (FAIRCLOUGH, 1989, 1995, 2001, 2003; VAN DIJK, 2008, 2012), traversing the concepts of media and ideology argued by Thompson (2011, 2012), well as concepts of discourse and power. The Visual Grammar of Kress & Van Leeuven (1996, 2001) offered a theoretical-methodological approach to critical analysis of multimodal texts in the corpus, accepting the Theory of Multimodality (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001, 2006) as a guide for the paths to be articulated in the research. Moreover, the Representation Theory of Social Actors (VAN LEEUWEN 1997, 2005, 2008) based the analysis through its analytical categories of verbal agency. The theory about the textual genres obtained in Bakhtin (2002, 2011) and Marcuschi (2007, 2010) a necessary theoretical basis for the development of this textual aspect. The present study identified two modi operandi2 of the Brazilian media to build the image of Brazilian politician through linguistic and pictorial elements which, combined expressively, represent this social actor.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaRamos, Ana Adelina LôpoGuilhem, Ana Paula Martins2014-10-22T13:11:09Z2014-10-22T13:11:09Z2014-10-222014-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUILHEM, Ana Paula Martins. Modi operandi da mídia brasileira: construções discursivas da representação parlamentar. 2014. 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16600A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T16:36:59Zoai:repositorio.unb.br:10482/16600Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T16:36:59Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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