Child Psychotherapy in a cultural-historical perspective : the movement of subjectivity in Art Therapy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scalise, Lara Nassar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Anache, Alexandra Ayach, Rossato, Maristela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36357
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180033
http://orcid.org/0000-0003-1893-7929
http://orcid.org/0000-0002-7937-4448
http://orcid.org/0000-0001-6457-9005
Resumo: Este trabalho apresenta a psicoterapia infantil na perspectiva cultural e histórica. Tem por objetivo compreender o movimento dos processos e formações subjetivas, em contexto psicoterápico, por meio de ações e relações desenvolvidas em um ateliê de arteterapia. Trata-se da discussão teórico-metodológica de registros elaborados pela autora/terapeuta em atendimentos a uma menina de quatro anos. A análise e construção das informações inspiraram-se nos princípios da Epistemologia qualitativa propostos por González Rey, que discute a ênfase do singular, a relação dialógica e o caráter construtivo-interpretativo, reconhecendo, na psicoterapia, o fazer artístico como condutor de novos processos de subjetivação do indivíduo. A presente pesquisa evidencia que os novos sentidos subjetivos, produzidos a partir dos tensionamentos provocados, proporcionaram condições para a produção de outras e novas configurações subjetivas.
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