3º Encontro Poéticas do Inanimado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Dalmir Rogério (ed.)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.)
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45899
Resumo: APRESENTAÇÃO - A 3° edição do Encontro Poéticas do Inanimado teve com o tema Poéticas do Inanimado e suas formas de resistência, aconteceu de 13 a 19 de outubro de 2021, idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, do Programa de Pós-Graduação – PPG, do Instituto de Artes - IA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, coordenado pelo Professor Dr. Wagner Cintra. A organização e realização desta edição foi conjunta entre as instituições Universidade de Brasília - UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG através da parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA/UnB, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes – PPG-CEN/IdA/UnB; do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG; do Laboratório experimental de direção de arte – LEDA/UFG; da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG e do Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás – PPGAC/EMAC/UFG. A Edição aconteceu inteiramente de forma remota, via canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas1, e contou com uma participação ampla de professores, pesquisadores, artistas, mestres e mestras do Teatro do Inanimado. Na programação contamos com Palestras, Mesas temáticas, Encontros com Mestres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Encontro com Grupos Teatrais da América Latina, Seminário de Vídeo-Pesquisas e espetáculos online. A programação está no site do evento2. Aqui, neste E-book, encontramos cinco (5) artigos de pesquisas e três (3) artigos sobre projetos de extensão apresentados no 3º Encontro Poéticas do Inanimado – 2021, pelos quais falam da temática que perpassa esses anos de confinamento Vanessa dos Santos Dias aborda o processo de criação e pesquisa do projeto Objetos Capturados, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ao investigar os objetos de ex-alunos e professores, que remetem ao período de 1980 na UNIRIO, quando militares adentraram a antiga Escola de Teatro e Música e expulsaram a todos de forma arbitrária, não permitindo nem mesmo que as pessoas pudessem entrar no prédio para pegarem seus pertences: OBJETOS CAPTURADOS: Reminiscências da ditadura na Escola de Teatro da UNIRIO. Joana Vieira Viana no artigo BONECAS EM MODO ZOOM: a atuação das mulheres no teatro de animação reflete sobre o seu processo de pesquisa de Doutorado durante o período de 2019 a 2022, investigando a atuação das mulheres no teatro de animação brasileiro atual e fala sobre temas como gênero, identidade e sexualidade analisando o estado da arte num pequeno vídeo apresentado no Encontro. Rossana Della Costa e as estudantes Ana Emilia da Rosa Kessler e Taisa Lamparelli apresentam no artigo Tópicos para a adaptação de histórias da Literatura Infanto juvenil Contemporânea para o Teatro de Papel e a Linguagem do Vídeo tópicos sobre o processo de adaptação de histórias literárias infanto-juvenis para as linguagens do teatro de papel e de vídeo, simultaneamente. Experiências estas realizadas no ano de 2021 no Projeto Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente. Elisa Rossin em seu artigo IRREALIDADE MASCARADAS: Fragmentos poéticos de uma escrita visual, compartilha a pesquisa de “Irrealidades Mascaradas”, uma obra híbrida que integra diferentes linguagens, como teatro de animação, artes visuais, audiovisual e performance. É uma discussão sobre uma poética autoral que parte da escolha e da construção artesanal das materialidades cênicas e da noção de mascaramento expandido. Liliana Pérez Recio em JAVIER VILLAFAÑE: matriz poética decolonial escreve uma carta para seu professor, relatando parte do trabalho para explicar a apropriação e expansão da obra de Javier Villafañe no repertorio ativo de grupos de titereiros cubanos, observando o conjunto da obra do titereiro como matriz poética decolonial. Ismael Schaffler em Ações de Extensão em Teatro e Design Cênico na UTFPR apresenta diferentes ações de extensão em teatro e em design cênico realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba no TUT – grupo de Teatro da Universidade Tecnológica, fundado em 1972, e no Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia, iniciado em 2013. São realizadas pontuações sobre o teatro de bonecos em espetáculos do TUT e feitas considerações sobre projetos de desenhos de espetáculos teatrais. Dalmir Rogério Pereira apresenta no artigo LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE DIREÇÃO DE ARTE: o formato laboratorial como estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva uma reflexão acerca do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA-EMAC) problematizando o formato laboratorial como estratégia etnográfica no campo da representação ensaística audiovisual e performativa e ressalta especificidades e demandas respectivas ao imaginário social goiano e sudeste brasileiro em relação ao território nacional e latino- americano. Fabiana Lazzari de Oliveira e Kaise Helena Ribeiro apresentam no LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – LATA – UNB: 20 anos de memória um pouquinho dos vinte anos de memória da Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA-UnB, que hoje além de ser Projeto de Extensão de Ações Contínuas e ainda Grupo de Pesquisa pelo Diretório Acadêmico CNPq. Boa leitura a todes! Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Dalmir Rogério Pereira (UFG)
id UNB_1183a1c497f0f1a0b9cb776ab621fbc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45899
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling 3º Encontro Poéticas do InanimadoTeatroArtes cênicasAPRESENTAÇÃO - A 3° edição do Encontro Poéticas do Inanimado teve com o tema Poéticas do Inanimado e suas formas de resistência, aconteceu de 13 a 19 de outubro de 2021, idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, do Programa de Pós-Graduação – PPG, do Instituto de Artes - IA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, coordenado pelo Professor Dr. Wagner Cintra. A organização e realização desta edição foi conjunta entre as instituições Universidade de Brasília - UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG através da parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA/UnB, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes – PPG-CEN/IdA/UnB; do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG; do Laboratório experimental de direção de arte – LEDA/UFG; da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG e do Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás – PPGAC/EMAC/UFG. A Edição aconteceu inteiramente de forma remota, via canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas1, e contou com uma participação ampla de professores, pesquisadores, artistas, mestres e mestras do Teatro do Inanimado. Na programação contamos com Palestras, Mesas temáticas, Encontros com Mestres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Encontro com Grupos Teatrais da América Latina, Seminário de Vídeo-Pesquisas e espetáculos online. A programação está no site do evento2. Aqui, neste E-book, encontramos cinco (5) artigos de pesquisas e três (3) artigos sobre projetos de extensão apresentados no 3º Encontro Poéticas do Inanimado – 2021, pelos quais falam da temática que perpassa esses anos de confinamento Vanessa dos Santos Dias aborda o processo de criação e pesquisa do projeto Objetos Capturados, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ao investigar os objetos de ex-alunos e professores, que remetem ao período de 1980 na UNIRIO, quando militares adentraram a antiga Escola de Teatro e Música e expulsaram a todos de forma arbitrária, não permitindo nem mesmo que as pessoas pudessem entrar no prédio para pegarem seus pertences: OBJETOS CAPTURADOS: Reminiscências da ditadura na Escola de Teatro da UNIRIO. Joana Vieira Viana no artigo BONECAS EM MODO ZOOM: a atuação das mulheres no teatro de animação reflete sobre o seu processo de pesquisa de Doutorado durante o período de 2019 a 2022, investigando a atuação das mulheres no teatro de animação brasileiro atual e fala sobre temas como gênero, identidade e sexualidade analisando o estado da arte num pequeno vídeo apresentado no Encontro. Rossana Della Costa e as estudantes Ana Emilia da Rosa Kessler e Taisa Lamparelli apresentam no artigo Tópicos para a adaptação de histórias da Literatura Infanto juvenil Contemporânea para o Teatro de Papel e a Linguagem do Vídeo tópicos sobre o processo de adaptação de histórias literárias infanto-juvenis para as linguagens do teatro de papel e de vídeo, simultaneamente. Experiências estas realizadas no ano de 2021 no Projeto Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente. Elisa Rossin em seu artigo IRREALIDADE MASCARADAS: Fragmentos poéticos de uma escrita visual, compartilha a pesquisa de “Irrealidades Mascaradas”, uma obra híbrida que integra diferentes linguagens, como teatro de animação, artes visuais, audiovisual e performance. É uma discussão sobre uma poética autoral que parte da escolha e da construção artesanal das materialidades cênicas e da noção de mascaramento expandido. Liliana Pérez Recio em JAVIER VILLAFAÑE: matriz poética decolonial escreve uma carta para seu professor, relatando parte do trabalho para explicar a apropriação e expansão da obra de Javier Villafañe no repertorio ativo de grupos de titereiros cubanos, observando o conjunto da obra do titereiro como matriz poética decolonial. Ismael Schaffler em Ações de Extensão em Teatro e Design Cênico na UTFPR apresenta diferentes ações de extensão em teatro e em design cênico realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba no TUT – grupo de Teatro da Universidade Tecnológica, fundado em 1972, e no Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia, iniciado em 2013. São realizadas pontuações sobre o teatro de bonecos em espetáculos do TUT e feitas considerações sobre projetos de desenhos de espetáculos teatrais. Dalmir Rogério Pereira apresenta no artigo LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE DIREÇÃO DE ARTE: o formato laboratorial como estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva uma reflexão acerca do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA-EMAC) problematizando o formato laboratorial como estratégia etnográfica no campo da representação ensaística audiovisual e performativa e ressalta especificidades e demandas respectivas ao imaginário social goiano e sudeste brasileiro em relação ao território nacional e latino- americano. Fabiana Lazzari de Oliveira e Kaise Helena Ribeiro apresentam no LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – LATA – UNB: 20 anos de memória um pouquinho dos vinte anos de memória da Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA-UnB, que hoje além de ser Projeto de Extensão de Ações Contínuas e ainda Grupo de Pesquisa pelo Diretório Acadêmico CNPq. Boa leitura a todes! Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Dalmir Rogério Pereira (UFG)Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN)Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasUniversidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas2023-05-24T10:55:00Z2023-05-24T10:55:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfENCONTRO POÉTICAS DO INANIMADO, 3., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2023. 85 f., il. Tema: Poéticas do inanimado e suas formas de resistência.978-65-88507-04-9http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45899por© 2023 Grupo Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas. (CC BY NC ND)info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Dalmir Rogério (ed.)Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.)reponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T10:14:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/45899Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T10:14:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv 3º Encontro Poéticas do Inanimado
title 3º Encontro Poéticas do Inanimado
spellingShingle 3º Encontro Poéticas do Inanimado
Pereira, Dalmir Rogério (ed.)
Teatro
Artes cênicas
title_short 3º Encontro Poéticas do Inanimado
title_full 3º Encontro Poéticas do Inanimado
title_fullStr 3º Encontro Poéticas do Inanimado
title_full_unstemmed 3º Encontro Poéticas do Inanimado
title_sort 3º Encontro Poéticas do Inanimado
author Pereira, Dalmir Rogério (ed.)
author_facet Pereira, Dalmir Rogério (ed.)
Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.)
author_role author
author2 Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Dalmir Rogério (ed.)
Oliveira, Fabiana Lazzari de (ed.)
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Artes cênicas
topic Teatro
Artes cênicas
description APRESENTAÇÃO - A 3° edição do Encontro Poéticas do Inanimado teve com o tema Poéticas do Inanimado e suas formas de resistência, aconteceu de 13 a 19 de outubro de 2021, idealizado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: visuais e performativas, do Programa de Pós-Graduação – PPG, do Instituto de Artes - IA, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, coordenado pelo Professor Dr. Wagner Cintra. A organização e realização desta edição foi conjunta entre as instituições Universidade de Brasília - UnB e Universidade Federal de Goiás - UFG através da parceria entre o Grupo de Pesquisa CNPq Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA/UnB, do Departamento de Artes Cênicas - CEN, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes – PPG-CEN/IdA/UnB; do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE/UFG; do Laboratório experimental de direção de arte – LEDA/UFG; da Escola de Música e Artes Cênicas – EMAC/UFG e do Programa de Pós Graduação Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás – PPGAC/EMAC/UFG. A Edição aconteceu inteiramente de forma remota, via canal do Youtube do Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas1, e contou com uma participação ampla de professores, pesquisadores, artistas, mestres e mestras do Teatro do Inanimado. Na programação contamos com Palestras, Mesas temáticas, Encontros com Mestres do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Encontro com Grupos Teatrais da América Latina, Seminário de Vídeo-Pesquisas e espetáculos online. A programação está no site do evento2. Aqui, neste E-book, encontramos cinco (5) artigos de pesquisas e três (3) artigos sobre projetos de extensão apresentados no 3º Encontro Poéticas do Inanimado – 2021, pelos quais falam da temática que perpassa esses anos de confinamento Vanessa dos Santos Dias aborda o processo de criação e pesquisa do projeto Objetos Capturados, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, ao investigar os objetos de ex-alunos e professores, que remetem ao período de 1980 na UNIRIO, quando militares adentraram a antiga Escola de Teatro e Música e expulsaram a todos de forma arbitrária, não permitindo nem mesmo que as pessoas pudessem entrar no prédio para pegarem seus pertences: OBJETOS CAPTURADOS: Reminiscências da ditadura na Escola de Teatro da UNIRIO. Joana Vieira Viana no artigo BONECAS EM MODO ZOOM: a atuação das mulheres no teatro de animação reflete sobre o seu processo de pesquisa de Doutorado durante o período de 2019 a 2022, investigando a atuação das mulheres no teatro de animação brasileiro atual e fala sobre temas como gênero, identidade e sexualidade analisando o estado da arte num pequeno vídeo apresentado no Encontro. Rossana Della Costa e as estudantes Ana Emilia da Rosa Kessler e Taisa Lamparelli apresentam no artigo Tópicos para a adaptação de histórias da Literatura Infanto juvenil Contemporânea para o Teatro de Papel e a Linguagem do Vídeo tópicos sobre o processo de adaptação de histórias literárias infanto-juvenis para as linguagens do teatro de papel e de vídeo, simultaneamente. Experiências estas realizadas no ano de 2021 no Projeto Formas animadas e educação: o corpo como espaço na formação docente. Elisa Rossin em seu artigo IRREALIDADE MASCARADAS: Fragmentos poéticos de uma escrita visual, compartilha a pesquisa de “Irrealidades Mascaradas”, uma obra híbrida que integra diferentes linguagens, como teatro de animação, artes visuais, audiovisual e performance. É uma discussão sobre uma poética autoral que parte da escolha e da construção artesanal das materialidades cênicas e da noção de mascaramento expandido. Liliana Pérez Recio em JAVIER VILLAFAÑE: matriz poética decolonial escreve uma carta para seu professor, relatando parte do trabalho para explicar a apropriação e expansão da obra de Javier Villafañe no repertorio ativo de grupos de titereiros cubanos, observando o conjunto da obra do titereiro como matriz poética decolonial. Ismael Schaffler em Ações de Extensão em Teatro e Design Cênico na UTFPR apresenta diferentes ações de extensão em teatro e em design cênico realizadas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba no TUT – grupo de Teatro da Universidade Tecnológica, fundado em 1972, e no Projeto de Extensão Desenvolvimento da Cenografia, iniciado em 2013. São realizadas pontuações sobre o teatro de bonecos em espetáculos do TUT e feitas considerações sobre projetos de desenhos de espetáculos teatrais. Dalmir Rogério Pereira apresenta no artigo LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE DIREÇÃO DE ARTE: o formato laboratorial como estratégia de mapeamento etnográfico na prática extensiva uma reflexão acerca do Laboratório Experimental de Direção de Arte (LEDA-EMAC) problematizando o formato laboratorial como estratégia etnográfica no campo da representação ensaística audiovisual e performativa e ressalta especificidades e demandas respectivas ao imaginário social goiano e sudeste brasileiro em relação ao território nacional e latino- americano. Fabiana Lazzari de Oliveira e Kaise Helena Ribeiro apresentam no LABORATÓRIO DE TEATRO DE FORMAS ANIMADAS – LATA – UNB: 20 anos de memória um pouquinho dos vinte anos de memória da Laboratório de Teatro de Formas Animadas – LATA-UnB, que hoje além de ser Projeto de Extensão de Ações Contínuas e ainda Grupo de Pesquisa pelo Diretório Acadêmico CNPq. Boa leitura a todes! Fabiana Lazzari de Oliveira (UnB) e Dalmir Rogério Pereira (UFG)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24T10:55:00Z
2023-05-24T10:55:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ENCONTRO POÉTICAS DO INANIMADO, 3., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2023. 85 f., il. Tema: Poéticas do inanimado e suas formas de resistência.
978-65-88507-04-9
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45899
identifier_str_mv ENCONTRO POÉTICAS DO INANIMADO, 3., 2021, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, 2023. 85 f., il. Tema: Poéticas do inanimado e suas formas de resistência.
978-65-88507-04-9
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Grupo Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas. (CC BY NC ND)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Grupo Poéticas Cênicas: Visuais e Performativas. (CC BY NC ND)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508240526901248