Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula de Matos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza, Valdinei Costa, Sousa, José Vieira de, Tavares, Érica Pâmela Goulart
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/28947
https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007
Resumo: O artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.
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spelling Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira : percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito FederalEvaluation and regulation policy for higher education in Brazil : the perception of program coordinators in Distrito FederalSistema Nacional de Avaliação de Educação Superior (Brasil)Ensino superior - avaliaçãoRegulaçãoEnsino superiorO artigo analisa as percepções dos coordenadores acadêmicos dos cursos de licenciaturas ofertadas no Distrito Federal sobre o SINAES, na busca de desvelar como ocorre a prática da avaliação e de regulação no universo pesquisado, apontando aproximações e afastamentos entre as concepções e diretrizes de avaliação e regulação da educação superior do Brasil em relação ao cotidiano das instituições pesquisadas. Para tanto, discute a relação entre a avaliação e a regulação exercida pelo Estado na educação superior em âmbito mundial, bem como o desenvolvimento da política de avaliação da educação superior no país nas últimas duas décadas. Como resultado, aponta de que forma os processos avaliativos se revertem em emancipação ou submissão acadêmico-administrativa nas IES pesquisadas.This article analyzes the perception about SINAES of program coordinators in Distrito Federal. The objective is to understand how regulation happens through the evaluations of the Brazilian government in analyzing the programs, looking for proximities and distances between practice and theory. With that aim, it discusses the relationship between state evaluation and regulation around the world; besides it discusses the development of the government’s policy on evaluation in Brazil. At the end, it points out how the evaluation process is reflected on the perception of academic autonomy and administrative autonomy for the colleges and universities analyzed.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).2017-12-07T05:03:41Z2017-12-07T05:03:41Z2013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Ana Paula de Matos et al. Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito Federal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 629-655, nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28947https://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772013000300007Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/aval/a/VQ77WsjhVKwRXYfzvBWF5xn/?lang=pt. Acesso em: 19 mar. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ana Paula de MatosSouza, Valdinei CostaSousa, José Vieira deTavares, Érica Pâmela Goulartporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:29:10Zoai:repositorio.unb.br:10482/28947Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:29:10Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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