Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21200
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2014.
id UNB_12b4ca39b63cac4cc6213c1359df11d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/21200
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GOReforma agráriaJuventude ruralEducação ruralDesenvolvimento sustentávelGoiás (Estado)Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2014.Desde a colonização do Brasil houve problemas com o uso e distribuição de terras e riquezas, acarretando desigualdades e problemas sociais, políticos, econômicos e ambientais, e estes, se fazem presentes até os dias atuais. A concentração de terras e riquezas nas mãos de poucas pessoas é um dos principais problemas de nossa sociedade. A Reforma Agrária vem acontecendo no país, mas visualiza-se a necessidade de um redirecionamento no conceito de desenvolvimento. Para um desenvolvimento sustentável averígua-se a importância de mais investimento e políticas públicas para o campo e para a agricultura familiar. Através da agricultura familiar vê-se a possibilidade de crescimento econômico no país e maior equidade. A precariedade no meio rural desestimula jovens a darem continuidade à vida no campo. Estudos já vêm sendo realizados sobre métodos educacionais que estimulem nos jovens rurais o fortalecimento de crenças e valores em relação a eles mesmos, ao campo e à vida. Assim, o presente estudo teve por objetivo analisar em que medida ações de educação promovidas com jovens rurais da Escola Municipal Boa Vista – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO contribuem para o fortalecimento de crenças e valores em relação a eles mesmos, ao campo e à vida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o método Pesquisa-ação e com as seguintes estratégias metodológicas: Roda de Conversa, Observação Participante, Diário de Campo, Entrevista Semiestruturada, Entrevista Estruturada e Oficinas Educacionais com métodos holísticos de ensino e sensibilização; e com os instrumentos metodológicos: Roteiros e Análise de Dados. Os sujeitos desta pesquisa foram jovens rurais de 14 a 16 anos de idade do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Boa Vista. Os resultados revelam que oficinas educacionais com métodos de ensino que valorize os potenciais dos jovens podem fortalecer crenças e valores em relação a eles mesmos, ao campo e à vida. Revelam também que ainda há muita carência de infraestrutura e necessidades básicas no assentamento e que maior investimento e políticas públicas para assentamentos, agricultura familiar e para a juventude rural se fazem necessários e urgentes para auxiliar a permanência dos jovens no campo. __________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTSince the colonization of Brazil there are problems with the use and distribution of land and wealth, leading to inequalities and social, political, economic and environmental problems. The concentration of land and wealth in the hands of a few people is a major problem in our society. Agrarian Reform is happening in the country, but some people believe in the need of reviweing the concept of development. Sustainable development requires more investment and care for public policies in the country areas and the farmers. Through farming there are possibilities of economic growth in the country, and greater equity. The precariousness in rural areas discourages young people to do continuity in the country life. Studies have already been conducted on educational methods that encourages the rural youth in strengthening beliefs and values in relation to the countryside, life and themselves. The present study aimed to analyze the extent to which actions promote education to the rural youth in the County School Boa Vista - Boa Vista Settlement. Padre Bernardo/GO contributes to stimulate this strengthning. To do such study, we did a qualitative research performing the following program: Action Research , Conversation time, Group Observation , Field Notes, informal interviews and Educational Activities using holistic approach to teach and achieve awareness. We also used methodological tools: Roadmaps and Data Analysis . The subjects were rural youth between 14-16 years old from the 1st year of high school of the County School Boa Vista. The results show that educational activities using teaching methods that values the potential of young people can strengthen beliefs and values in relation to themselves and the country life. It also confirms the lack of infrastructure and basic needs mentioned above to stimulate and keep the rural youth in the country areas proving the point of necessary and urgent help in this important matter.Faculdade UnB Planaltina (FUP)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMolina, Mônica CastagnaLayrargues, Philippe PomierHoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira2016-08-12T21:59:29Z2016-08-12T21:59:29Z2016-08-122014-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHOFFMANN, Larissa Moura e Silva Oliveira. Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO. 2014. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/21200A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-22T16:50:08Zoai:repositorio.unb.br:10482/21200Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-22T16:50:08Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
title Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
spellingShingle Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
Hoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira
Reforma agrária
Juventude rural
Educação rural
Desenvolvimento sustentável
Goiás (Estado)
title_short Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
title_full Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
title_fullStr Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
title_full_unstemmed Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
title_sort Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO
author Hoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira
author_facet Hoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Mônica Castagna
Layrargues, Philippe Pomier
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Larissa Moura e Silva Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma agrária
Juventude rural
Educação rural
Desenvolvimento sustentável
Goiás (Estado)
topic Reforma agrária
Juventude rural
Educação rural
Desenvolvimento sustentável
Goiás (Estado)
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-10
2016-08-12T21:59:29Z
2016-08-12T21:59:29Z
2016-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HOFFMANN, Larissa Moura e Silva Oliveira. Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO. 2014. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/21200
identifier_str_mv HOFFMANN, Larissa Moura e Silva Oliveira. Educação para fortalecimento de crenças e valores em relação a si mesmos, ao campo e à vida: um estudo com jovens rurais da escola municipal – Assentamento Boa Vista – Padre Bernardo/GO. 2014. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/21200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580812648677376