Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Heila Magali da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8325
Resumo: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
id UNB_1318812311a2ba267de3640037384af3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/8325
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociaisBehaviorismo (Psicologia)Criatividade nos negócios - trabalhadoresTese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.A variável critério deste estudo é o comportamento pró-ativo, o qual se refere a comportamentos em que o trabalhador ativamente busca por oportunidades de mudança com vista a beneficiar a organização. Os antecedentes incluídos no modelo de investigação foram: valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e norma social. Para teste do modelo, foi utilizada uma amostra não probabilística de conveniência de 435 trabalhadores de cinco organizações públicas e privadas do Distrito Federal. Os participantes responderam a uma medida de norma social para a pró-atividade, desenvolvida para o presente trabalho; à escala revalidada de comportamentos pró-ativos nas organizações; ao inventário de perfis de valores organizacionais (IPVO) e à medida de criatividade. O teste geral do modelo comprovou as relações hipotetizadas, sendo que estímulos e barreiras à criatividade foi a variável com maior poder de explicação. Os demais resultados são discutidos no trabalho e analisados à luz da teoria. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe dependent variable of this study is Personal Initiative, which refers to a behaviors one actively seeks opportunities to benefit the organization. The antecedent variables included in the research model were: organizational values, stimuli and barriers to organizational creativity, and social norm. To test this model, it was used a non-probabilistic sample of convenience of 435 workers from five private and public organizations of the Brazilian Federal District. Participants responded to an instrument to measure social norm, developed to the present research; the revalidated scale of Personal Initiative; the Organizational Values Profile Inventory (IPVO); and a scale of Organizational Creativity. The general model proposed was confirmed, with creativity being the variable that offers the higher prediction. Other results are discussed at the study and analyzed in the light of the theory.Instituto de Psicologia (IP)Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das OrganizaçõesFaria, Maria de Fátima Bruno deTorres, Cláudio VazVeiga, Heila Magali da Silva2011-06-10T22:30:15Z2011-06-10T22:30:15Z2011-06-102010-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVEIGA, Heila Magali da Silva. Comportamento pró-ativo: relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais. 2010. 249 f.,il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8325info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-28T19:55:33Zoai:repositorio.unb.br:10482/8325Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-28T19:55:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
title Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
spellingShingle Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
Veiga, Heila Magali da Silva
Behaviorismo (Psicologia)
Criatividade nos negócios - trabalhadores
title_short Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
title_full Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
title_fullStr Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
title_full_unstemmed Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
title_sort Comportamento pró-ativo : relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais
author Veiga, Heila Magali da Silva
author_facet Veiga, Heila Magali da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Maria de Fátima Bruno de
Torres, Cláudio Vaz
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Heila Magali da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Behaviorismo (Psicologia)
Criatividade nos negócios - trabalhadores
topic Behaviorismo (Psicologia)
Criatividade nos negócios - trabalhadores
description Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-23
2011-06-10T22:30:15Z
2011-06-10T22:30:15Z
2011-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VEIGA, Heila Magali da Silva. Comportamento pró-ativo: relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais. 2010. 249 f.,il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/8325
identifier_str_mv VEIGA, Heila Magali da Silva. Comportamento pró-ativo: relações com valores organizacionais, estímulos e barreiras à criatividade nas organizações e normas sociais. 2010. 249 f.,il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/8325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508286844600320