O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos : um diálogo com a teoria crítica
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/44238 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022. |
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O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos : um diálogo com a teoria críticaDireito à educaçãoPandemiaCovid-19Justiça socialDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2022.Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, linha de pesquisa Educação em e para Direitos Humanos e Cidadania, da Universidade de Brasília. A pesquisa tem como objetivo central analisar o direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos a partir de diálogos com estudiosos da chamada teoria crítica. Os objetivos da pesquisa são: a) identificar os elementos constitutivos do capitalismo contemporâneo e sua interface com a crise político-sanitária em curso; b) analisar, à luz da teoria crítica, os tensionamentos impostos pela pandemia da covid-19; c) compreender o direito à educação como uma imbricação dialética da categoria justiça social para rever as assimetrias educacionais deste tempo. A pandemia da covid-19 tornou-se o recorte temporal desta pesquisa para invocar as análises, as leituras e as compreensões que atingiram os sujeitos da educação, que também são sujeitos de direitos. Este trabalho foi realizado a partir de perspectivas metodológicas qualitativas, necessitando dos recursos de análises bibliográficas e documental, para, assim, traçar formulações filosófico-sociais para diagnosticar e analisar algumas das injustiças aprofundadas neste tempo. As leituras e análises estabelecidas nessa dissertação nos indicam que as assimetrias educacionais aprofundadas com a covid-19 reclamam pela urgência em articular o direito à educação e a justiça social (3Rs), para além das abstrações jurídicas, conectando-as com a vida e suas formas mercantilizadas e amalgamadas pelo capitalismo contemporâneo.Esta investigación está vinculada al Programa de Postgrado en Derechos Humanos y Ciudadanía, línea de investigación Educación en y para los Derechos Humanos y la Ciudadanía, de la Universidad de Brasilia. El estudio pretende analizar el derecho a la educación y la justicia social en tiempos de pandemia a partir de diálogos con estudiosos de la llamada teoría crítica. Los objetivos de la investigación son: a) identificar los elementos constitutivos del capitalismo contemporáneo y su interfaz con la crisis político-sanitaria en curso; b) analizar, a la luz de la teoría crítica, las tensiones impuestas por la pandemia del covid-19; c) entender el derecho a la educación como una imbricación dialéctica de la categoría de justicia social para revisar las asimetrías educativas de este tiempo. La pandemia del covid-19 se convirtió en el recorte temporal de esta investigación para invocar algunas análisis, lecturas y comprensiones que afectaron a los sujetos de la educación, que también son sujetos de derechos. Este trabajo se realizó desde perspectivas metodológicas cualitativas, necesitando los recursos del análisis bibliográfico y documental, para así esbozar formulaciones filosófico-sociales para diagnosticar y analizar algunas de las injusticias profundizadas en este tiempo. Las lecturas y análisis establecidos en esta disertación nos indican que las asimetrías educativas profundizadas con el covid-19 reclaman la urgencia en articular el derecho a la educación y la justicia social (3Rs), más allá de las abstracciones legales, conectándose con la vida y sus formas mercantilizadas y amalgamadas por el capitalismo contemporáneo.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e CidadaniaZardo, Sinara Pollommailto:gustavoornelas54@gmail.comOrnelas, Gustavo Cândido2022-07-14T17:40:11Z2022-07-14T17:40:11Z2022-07-142022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfORNELAS, Gustavo. O direito à educação e a justiça social em tempos pandêmicos: um diálogo com a teoria crítica. 2022. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/44238A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-12-05T21:31:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/44238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-12-05T21:31:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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