Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, William Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40515
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
id UNB_14f76ac3a95d4edbdc305d5b928ed97e
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/40515
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéisCeilândia (DF)CordelIdentidade culturalIndivíduo práxicoPsicologia positivaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.Esta Dissertação de Mestrado pretende investigar através de uma ação pedagógica estética se é possível influenciar ou modificar a percepção dos estudantes do 3o Segmento da Educação de Jovens e Adultos do Centro Educacional 06 de Ceilândia, Distrito Federal, sobre o que eles pensam da cidade que vivem. Essa investigação ainda reflete sobre a possibilidade de valorização identitária da Região Administrativa de Ceilândia, bem como de seus espaços socioculturais através da literatura de cordel, por meio de um estudo de caso. Destarte, a metodologia utilizada foi a aplicação dos questionários sócio-histórico-culturais e os procedimentos das atividades relacionadas à produção do cordel, com as temáticas de Ceilândia e a produção de xilogravuras (em isopor), associadas aos seus espaços, que demonstram forte caráter simbólico, histórico e mnemônico apontados nos resultados das cartografias afetivas de mapas mentais elaboradas pelos estudantes colaboradores. As teorias centrais que fundamentam as discussões e as análises propostas nesta pesquisa são a utilização dos cordéis como ferramenta pedagógica, o estudo demográfico de Ceilândia e a psicologia positiva. Para tanto, foram utilizados os psicólogos Seligman, Vygotsky, Bruner e Csikszentmihalyi; os sociólogos Morin e Hall, o filósofo Bachelard, o pedagogo Paulo Freire, o psicopedagogo Herbart, os professores Puig e Teixeira Coelho e o psicólogo, filósofo, educador, cientista político e social, Dewey.This Master's Dissertation intends to verify through an aesthetic pedagogical action if it is possible to influence or modify the perception that the students of the 3rd Segment of Youth and Adult Education from the Educational Center 06 of Ceilândia, Distrito Federal, regarding what they think about the city they live. This investigation still reflects on a possibility of identity valorization of the Ceilândia Administrative Region, as well as its socio-cultural spaces via Cordel literature, through a case study. Thus, the methodology used was the application of the socio-historical-cultural questionnaires, the procedures of activities related to the production of the Cordel, with the themes of Ceilândia and the production of woodcuts with styrofoam, associated with its spaces, which demonstrate symbolic, historical and mnemonic, strong character pointed out in the results of affective cartographies of mental maps elaborated by the collaborating students. The central theories that underlie the discussions and analyzes proposed in this research are the use of cordel as a pedagogical tool, the ethnographic study of Ceilândia, and also positive psychology. To this end, psychologists Seligman, Vygotsky, Bruner, and Csikszentmihalyi were used; the sociologists Morin and Hall, the philosopher Bachelard, the pedagogue Paulo Freire, the psychopedagogue Herbart, the teachers Puig and Teixeira Coelho and the psychologist, philosopher, educator, political and social scientist, Dewey.Instituto de Artes (IdA)Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado ProfissionalCosta, Clarice da Silvawill01emb@gmail.comMesquita, William Marques2021-04-13T13:58:36Z2021-04-13T13:58:36Z2021-04-132020-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40515info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T19:21:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/40515Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T19:21:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
title Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
spellingShingle Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
Mesquita, William Marques
Ceilândia (DF)
Cordel
Identidade cultural
Indivíduo práxico
Psicologia positiva
title_short Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
title_full Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
title_fullStr Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
title_full_unstemmed Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
title_sort Ceilândia : uma práxis didática transformadora : fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis
author Mesquita, William Marques
author_facet Mesquita, William Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Clarice da Silva
will01emb@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, William Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ceilândia (DF)
Cordel
Identidade cultural
Indivíduo práxico
Psicologia positiva
topic Ceilândia (DF)
Cordel
Identidade cultural
Indivíduo práxico
Psicologia positiva
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-31
2021-04-13T13:58:36Z
2021-04-13T13:58:36Z
2021-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/40515
identifier_str_mv MESQUITA, William Marques. Ceilândia: uma práxis didática transformadora: fortalecimento e (re)significação da identidade cultural e social por experiências estéticas na criação de cordéis. 2020. 168 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/40515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580753162960896