Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Roberto Campos da Rocha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tarapanoff, Kira, Duarte, Gabriela Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6134
Resumo: A criação de Comunidades de Prática é uma realidade para as organizações que adotaram a Gestão do Conhecimento e incentivam a permuta de experiências e conhecimentos entre seus colaboradores. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de Comunidades de Prática no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, a partir de sua concepção teórica, metodológica e operacional. A abordagem adotada na fase de implantação foi a aprendizagem situada (situated cognition), tendo como sustentação metodológica, em sua fase de sensibilização, a Investigação Apreciativa ( appreciative inquiry) e a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology). A dinâmica da criação das comunidades de prática fundamentou-se no treinamento intensivo em paralelo com a pesquisa--ação para a simultânea implantação das comunidades de prática idealizadas. O software adotado para o gerenciamento e comunicação das comunidades de prática foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle foi concebido em código aberto, tem linguagem de fácil desenvolvimento (PHP), que permite a adequação do ambiente às necessidades da organização e apresenta um conjunto de módulos que favorece a avaliação da participação dos integrantes das comunidades de prática. Como resultado, foram formadas comunidades de prática no Instituto, encontrando-se todas em operação e funcionando com grupos de 5 pessoas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
id UNB_15650199220aa0576714b2c4b8438e88
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6134
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacionalCreating communities of practice as a tool for organizational learningGestão do conhecimentoInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)Metodologia de pesquisaA criação de Comunidades de Prática é uma realidade para as organizações que adotaram a Gestão do Conhecimento e incentivam a permuta de experiências e conhecimentos entre seus colaboradores. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de Comunidades de Prática no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, a partir de sua concepção teórica, metodológica e operacional. A abordagem adotada na fase de implantação foi a aprendizagem situada (situated cognition), tendo como sustentação metodológica, em sua fase de sensibilização, a Investigação Apreciativa ( appreciative inquiry) e a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology). A dinâmica da criação das comunidades de prática fundamentou-se no treinamento intensivo em paralelo com a pesquisa--ação para a simultânea implantação das comunidades de prática idealizadas. O software adotado para o gerenciamento e comunicação das comunidades de prática foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle foi concebido em código aberto, tem linguagem de fácil desenvolvimento (PHP), que permite a adequação do ambiente às necessidades da organização e apresenta um conjunto de módulos que favorece a avaliação da participação dos integrantes das comunidades de prática. Como resultado, foram formadas comunidades de prática no Instituto, encontrando-se todas em operação e funcionando com grupos de 5 pessoas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe creation of communities of practice is a common practice for organizations that adopted Knowledge Management procedures which include exchange of experiences and knowledge among collaborators. This work has as its main objective to report the experience on the creation of communities of practice within the Brazilian Institute for Information in Science and Technology (IBICT). The theoretical orientation was based on the situated cog nition approach, and the chosen methodology was based on the appreciative inquiry and on the Soft Systems Methodology (SSM). The dynamics for the creation of communities of practice in the Institute was grounded on an intensive training and on action research for the immediate implementation of the idealized communities of practice. The adopted software for the administration of communication between the participants was Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Conceived as an open access code with an accessible language for development (PHP) it opens the possibility to align organizational requirements to the software’s environment and presents a group of modules which allows the participant’s evaluation. As result of this experience communities of practice were created in the Institute and are fully operational, each with a group of 5 people.Faculdade de Ciência da Informação (FCI)2010-12-09T18:35:58Z2010-12-09T18:35:58Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA,Roberto Campos da Rocha; TARAPANOFF, Kira; DUARTE, Gabriela Alves. Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional. Estratégia e Negócios, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 89-122, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/459/483>. Acesso em: 30 nov. 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6134Miranda, Roberto Campos da RochaTarapanoff, KiraDuarte, Gabriela Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-22T23:08:21Zoai:repositorio.unb.br:10482/6134Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-22T23:08:21Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
Creating communities of practice as a tool for organizational learning
title Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
spellingShingle Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
Miranda, Roberto Campos da Rocha
Gestão do conhecimento
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Metodologia de pesquisa
title_short Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
title_full Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
title_fullStr Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
title_full_unstemmed Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
title_sort Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional
author Miranda, Roberto Campos da Rocha
author_facet Miranda, Roberto Campos da Rocha
Tarapanoff, Kira
Duarte, Gabriela Alves
author_role author
author2 Tarapanoff, Kira
Duarte, Gabriela Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Roberto Campos da Rocha
Tarapanoff, Kira
Duarte, Gabriela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Metodologia de pesquisa
topic Gestão do conhecimento
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Metodologia de pesquisa
description A criação de Comunidades de Prática é uma realidade para as organizações que adotaram a Gestão do Conhecimento e incentivam a permuta de experiências e conhecimentos entre seus colaboradores. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de Comunidades de Prática no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, a partir de sua concepção teórica, metodológica e operacional. A abordagem adotada na fase de implantação foi a aprendizagem situada (situated cognition), tendo como sustentação metodológica, em sua fase de sensibilização, a Investigação Apreciativa ( appreciative inquiry) e a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology). A dinâmica da criação das comunidades de prática fundamentou-se no treinamento intensivo em paralelo com a pesquisa--ação para a simultânea implantação das comunidades de prática idealizadas. O software adotado para o gerenciamento e comunicação das comunidades de prática foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle foi concebido em código aberto, tem linguagem de fácil desenvolvimento (PHP), que permite a adequação do ambiente às necessidades da organização e apresenta um conjunto de módulos que favorece a avaliação da participação dos integrantes das comunidades de prática. Como resultado, foram formadas comunidades de prática no Instituto, encontrando-se todas em operação e funcionando com grupos de 5 pessoas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09T18:35:58Z
2010-12-09T18:35:58Z
2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA,Roberto Campos da Rocha; TARAPANOFF, Kira; DUARTE, Gabriela Alves. Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional. Estratégia e Negócios, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 89-122, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/459/483>. Acesso em: 30 nov. 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6134
identifier_str_mv MIRANDA,Roberto Campos da Rocha; TARAPANOFF, Kira; DUARTE, Gabriela Alves. Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional. Estratégia e Negócios, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 89-122, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/EeN/article/view/459/483>. Acesso em: 30 nov. 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580889581649920