Criação de comunidade de prática como instrumento para o aprendizado organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Roberto Campos da Rocha
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Tarapanoff, Kira, Duarte, Gabriela Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6134
Resumo: A criação de Comunidades de Prática é uma realidade para as organizações que adotaram a Gestão do Conhecimento e incentivam a permuta de experiências e conhecimentos entre seus colaboradores. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de criação de Comunidades de Prática no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, a partir de sua concepção teórica, metodológica e operacional. A abordagem adotada na fase de implantação foi a aprendizagem situada (situated cognition), tendo como sustentação metodológica, em sua fase de sensibilização, a Investigação Apreciativa ( appreciative inquiry) e a Metodologia de Sistemas Flexíveis (Soft Systems Methodology). A dinâmica da criação das comunidades de prática fundamentou-se no treinamento intensivo em paralelo com a pesquisa--ação para a simultânea implantação das comunidades de prática idealizadas. O software adotado para o gerenciamento e comunicação das comunidades de prática foi o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle foi concebido em código aberto, tem linguagem de fácil desenvolvimento (PHP), que permite a adequação do ambiente às necessidades da organização e apresenta um conjunto de módulos que favorece a avaliação da participação dos integrantes das comunidades de prática. Como resultado, foram formadas comunidades de prática no Instituto, encontrando-se todas em operação e funcionando com grupos de 5 pessoas. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
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